TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O HIDROGÊNIO EM MOTORES A COMBUSTÃO INTERNO.

Por:   •  11/5/2016  •  Projeto de pesquisa  •  5.080 Palavras (21 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 21

UNIVERSIDADE ANHANGUERA - OSASCO

ENGENHARIA ELÉTRICA

 GUILHERME PIOLLI DA LUZ.  RA: 4207797137

LUCIANO COUTINHO LANZONI.  RA: 3776752198

RICARDO FELIPE DE MATTOS SALVADOR. RA: 4201781929

O HIDROGÊNIO EM MOTORES A COMBUSTÃO INTERNO.

OSASCO

SÃO PAULO - BRASIL

2016

[pic 1]                                                                              [pic 2]


GUILHERME PIOLLI DA LUZ.  RA: 4207797137[pic 3]

LUCIANO COUTINHO LANZONI.  RA: 3776752198

RICARDO FELIPE DE MATTOS SALVADOR. RA: 4201781929

[pic 4]

O HIDROGÊNIO EM MOTORES DE COMBUSTÃO INTERNA.

Projeto apresentado ao departamento de Engenharia Elétrica da Instituição Universidade Anhanguera - Osasco como parte dos requisitos necessários para o título de bacharel.

Orientador: Erik Aparecido Pescare.


OSASCO

SÃO PAULO - BRASIL

2016

Dedicamos esse projeto a todos os nossos amigos e familiares que nos apoiaram e se sacrificaram para que pudéssemos desenvolver o tema com o máximo de esmero.    

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        

        1.1 PROBLEMA        

2.        OBJETIVOS        

        2.1 OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO        

        2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS        

3.        JUSTIFICATIVA        

4.        FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        

5.        METODOLOGIA        

6.        CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO        

7.        REFERÊNCIAS        

APÊNDICE        

ANEXO        

        

  1. INTRODUÇÃO

Apresentaremos neste projeto através do conhecimento obtido durante esses anos estudando engenharia elétrica, o desenvolvimento de um gerador elétrico movido a gasolina com aproveitamento de um gerador de hidrogênio (gás), tendo como base a eletrolise da água, para uso em motores a combustão, aumentando o rendimento e diminuindo o gasto de combustíveis fósseis e emissões de CO2 ao mínimo possível cooperando com a meio ambiente e a sustentabilidade global.

  1. PROBLEMA

Com o crescimento da população mundial no planeta, vem se caracterizando na sociedade diversos problemas ambientais no planeta. Um dos problemas mais agravantes nas últimas décadas, tema de muitos debates pelas nações mais industrializadas da Terra e também maiores causadores da poluição no planeta. São gerados pela queima de combustíveis fósseis derivados do petróleo (gasolina, diesel e querosene para aviação, etc.). Uma grande quantidade de CO e CO2 (gás carbônico) na atmosfera. Estes dois combustíveis são os grandes responsáveis pela poluição do planeta e catástrofes ambientais em contrapartida são responsáveis pela geração de energia que alimenta os setores industriais, elétrico e de transportes de grande parte das economias do planeta que consumem uma alta demanda energia gerada do Carbono (C). Dessa maneira acreditamos que novas formas de gerar energia são necessárias, de forma que essas novas maneiras se harmonizem melhor com o meio-ambiente.

Por tais motivos apostamos no hidrogênio como uma possível fonte renovável de energia, mas ele é mesmo uma possível solução para o problema energético?

  1. OBJETIVOS
  1.  OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO

O objetivo do projeto é relatar o processo de desenvolvimento de um gerador de gás hidrogênio e o aproveitamento do gás junto a gasolina ou diesel e sua aplicação nos vários processos de consumo de energia gerado por combustíveis fósseis derivados do petróleo, principalmente na indústria automotiva e de geração de energia elétrica com motores a combustão interno.

  1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS

Como objetivos específicos desse projeto temos:

  •      Adaptar um motor de combustão interna a gasolina comum em geradores de energia elétrica de pequeno porte com aproveitamento do gás hidrogênio, ajudando na diminuição de CO2 e SO2 na atmosfera e redução de gastos mecânicos, financeiros e ambientais.

  •      Demonstrar o potencial energético do hidrogênio como fonte de energia sustentável.

  •      Implementar no processo de geração de energia elétrica com motores a combustão interna o aproveitamento do gás hidrogênio junto a combustíveis fosseis derivados do petróleo em diversos dispositivos na indústria energética.
  1. JUSTIFICATIvas

Em termos de sustentabilidade o cenário sócio econômico e desastres ambientais aumentados exponencialmente durante a revolução industrial moderna motivam diversos cientistas a redescobrir formas de gerar energia cada vez mais sustentáveis com mínimos impactos ao meio ambiente, a crescente demanda por energia e a escassez cada vez maior das fontes de energia finitas como os petróleos altamente prejudiciais ao meio ambiente e a saúde, desastres ambientais relacionados à geração de energia elétrica e seus resíduos, casos como Chernobyl em 26 de abril de 1986 (então na República Socialista Soviética Ucraniana) e a Central Nuclear de Fukushima 11 de março de 2011, causado pelo derretimento de três dos seis reatores nucleares da usina devido a um terremoto de 9,0 graus de magnitude seguido de um tsunami, e na extração, transporte, refino e consumo de petróleo fonte fóssil extraída das rochas subterrâneas do planeta e maior gerador da poluição global, destruição da camada de ozônio que funciona como "escudo protetor" para o planeta Terra, pois absorve cerca de 98% da radiação ultravioleta de alta frequência emitida pelo Sol, e possível causador de anomalias climáticas devido as emissões de CO2 em larga escala na atmosfera, são algumas dificuldades que implicam no aumento do desenvolvimento de formas alternativas de geração de energia limpa, ou seja, gerar energia sem liberar resíduos ou gases poluentes na atmosfera durante seu processo de produção ou consumo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.7 Kb)   pdf (281.3 Kb)   docx (42.5 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com