TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Homem Como Degradador Ambiental

Por:   •  4/12/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.807 Palavras (8 Páginas)  •  151 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2]

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

CENTRO DE TECNOLOGIA

CURSO ENGENHARIA AMBIENTAL

O HOMEM COMO DEGRADADOR DO MEIO AMBIENTE

GHEIZON RAUNNY SILVA

JOSÉ KAIO DA SILVA DE FREITAS

MICHEL MAGNO DA SILVA SOUZA

LUCAS ARAÚJO DE AZEVEDO

João Pessoa

2021

INTRODUÇÃO

A todo momento o meio está suscetível a mudanças devido a diversas ações externas, seja através da ocorrência de eventos naturais, a presença de animais, e ao próprio ser humano que desde os primórdios promove mudanças no ambiente. Ao longo da evolução da humanidade essas transformações vão se tornando cada vez mais revolucionárias e agressivas, tornando o homem um potencial degradador.

        A primeira grande revolução a modificar o ambiente, foi a agrícola. Em meados de 2.000 anos a.c. começa a domesticação das plantas, o homem busca migrar do sistema de caça e coleta para agricultura, e nesse mesmo período o fogo também é descoberto possibilitando o início de controle de técnicas para dominar a produção de alimentos. Esses fatores adicionados a domesticação de animais permitiram a fixação dessa população em um local, visto que antes eram nômades. (BAILEY, 2001).

        Mais a frente acontece uma outra grande revolução, a científica, esta ocorreu a cerca de 500 anos atrás. A Revolução Científica iniciou no século XV, com um conhecimento mais estruturado e prático, desenvolvendo formas empíricas de se constatar os fatos. Os conhecimentos só eram considerados corretos depois de confirmados pela experiência e razão, surgindo assim o método experimental ou científico. A partir desse período, a Ciência, que até então estava atrelada à Teologia, separa-se desta e passa a ser um conhecimento mais estruturado e prático. Esse período marcou uma ruptura com as práticas ditas científicas da Idade Média, fase em que a Igreja Católica ditava o conhecimento de acordo com os preceitos religiosos. Embora na época tenha havido grande movimentação com a divulgação de novos conhecimentos e novas abordagens sobre a natureza e o mundo, o termo Revolução Científica só foi criado em 1939 por Alexandre Koyré. 

A Revolução Industrial, é um outro período bem importante para os avanços da sociedade, e no desenvolvimento tecnológico que foi iniciado na Inglaterra a partir da segunda metade do século XVIII, ela foi a transição para novos processos de manufatura no período entre 1760 a algum momento entre 1820 e 1840. Esta transformação incluiu a transição de métodos de produção artesanais para a produção por máquinas, a fabricação de novos produtos químicos, novos processos de produção de ferro, maior eficiência da energia da água, o uso crescente da energia a vapor e o desenvolvimento das máquinas-ferramentas, além da substituição da madeira e de outros biocombustíveis pelo carvão.

A vida nas cidades se tornou mais importante que a vida no campo e isso trouxe muitas consequências: nas cidades os habitantes e trabalhadores moravam em condições precárias e conviviam diariamente com a falta de higiene, isso sem contar com o constante medo do desemprego e da miséria. No início da Revolução Industrial, os operários viviam em péssimas condições de vida e trabalho. O ambiente das fábricas era insalubre, assim como os cortiços onde muitos trabalhadores viviam.

jornadas de trabalho chegava a 80 horas semanais, e os salários variavam em torno de 2,5 vezes o nível de subsistência. Para mulheres e crianças, submetidos ao mesmo número de horas e às mesmas condições de trabalho, os salários eram ainda mais baixos. Por um outro lado, a Revolução Industrial estimulou os pesquisadores, engenheiros e inventores a aperfeiçoar a indústria. Isso fez com que surgisse novas tecnologias: locomotivas a vapor, barcos a vapor, telégrafo e a fotografia.

        Atualmente no Brasil, boa parte dos brasileiros moram na área urbana, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) 2015 84,72% vivem nas cidades. Frente a esta realidade, muitas vezes por falta de uma gestão eficaz e políticas públicas direcionadas a inclusão social e ao meio ambiente, permite com que a maioria da população pobre viva em áreas ambientalmente vulneráveis. Nos centros urbanos, em especial nos subúrbios, estas pessoas vivem em lugares inadequados para a construção de moradias, próximas a córregos, esgotos, locais que alagam facilmente ou em morros (SILVA, 1994).

        A constituição brasileira de 1988 é uma das mais modernas e preocupada com as questões ambientais do mundo. O Art. 25 traz a preocupação com as questões ambientais atreladas a sadia qualidade de vida das pessoas, desta e das futuras gerações. Porém a realidade do saneamento básico no país é muito alarmante e desigual, se levado em consideração que a população mais pobre é a mais afetada por esta ausência.

ESGOTAMENTO SANITÁRIO

        Segundo o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS 2018) apenas 46% dos esgotos do país são tratados, ao regionalizar-se verifica-se que as regiões Norte e Nordeste são as mais deficitárias com 21,70% e 36,24% de seus esgotos tratados respectivamente.

        Os rios, principalmente os urbanos, sofrem bastante com a eutrofização, devido à presença de esgoto in natura. Essa contaminação é advinda, seja pela presença de fossas vazadas nas moradias da população que não possuem coleta de esgoto, contaminando assim o lençol freático, seja pelo lançamento do esgoto para a rua, que pelo sistema de drenagem pluvial irá seguir o caminho até os rios, sem nenhum tratamento prévio eficaz.

“A coleta de dados referentes a esgotamento sanitário englobou 4.226 municípios, que reúnem 165,4 milhões de habitantes, ou seja, 89,9% da população do país. Ao fim de 2019, essas cidades contavam com 354,3 mil quilômetros de redes coletoras de esgoto. No ano anterior, foram registrados 325,6 mil quilômetros”. (Brasil, 2020)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)   pdf (128.8 Kb)   docx (34 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com