TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Homem e ambiente social

Seminário: Homem e ambiente social. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/2/2014  •  Seminário  •  1.770 Palavras (8 Páginas)  •  395 Visualizações

Página 1 de 8

O ser humano e o meio social

Nós seres humanos vivemos num mundo e suas grandes realidades. Cada um no seu mundo com cores raças e crenças diferentes umas das outras, e cabe a todos respeitar ao próximo seja ele qual for. Somos racionais com idéias percepção aprende, ensina, possuímos uma grande inteligência de transformar sem esquecer-se de que necessita de seus semelhantes para sobreviver, comunicar-se, criar símbolos e formas de expressão cultural perpetuar a espécie e se realizar plenamente como indivíduo. Vivendo na sociedade interagir-se, dialogar e respeitando as regras. E a finalidade é para que vivamos melhor uns com os outros sem faltar com respeito.

E com todos esses conhecimentos desenvolvermos idéias e pôr em pratica fazendo testes e mais testes para obtermos um ótimo resultado. Portanto o conhecimento é a essência da vida. Também como seres humanos temos direitos e deveres, direito de ir e vir. Ter uma certidão de nascimento e possuir documentos como CPF, identidade, título de eleitor e ter o direito de escolher seus governantes. Sem esquecer que as condições de vida são como termômetro é imprevisível ou seja nossa vida em relação as coisas materiais e saúde. Exemplo: uma família pai e mãe e três filhos. A mãe é dona de casa e cuida dos seus três filhos menores de idade e o pai trabalha para sustentar a família, um certo dia o pai perde o emprego que situação essa família vai ficar? É uma situação muito triste da qual está família precisa se alimentar, vestir-se, calçar e se alimentar e outras coisas mais. Assim vive milhões de brasileiros. Milhões e milhões de pessoas nesse mundo de realidades.

Cada um vai atrás de seus objetivos ou seja melhoras, muitos não tem oportunidades. Mas o bem estar e a qualidade de vida é o direito de todo cidadão. Encaramos todos os dias também todos os tipos de preconceitos, nesses dias o que mais se vê na televisão, redes sociais é sobre a aceitação do casamento homossexual. Respeito como ser humano, todos somos livres para escolhermos o que quisermos, não é vidas que estamos acostumados de ver juntos e casados. Mas que aceitamos as pessoas assim como elas são com suas escolhas. Com direitos e valores.

Entretanto como é difícil entender cada um, mas com diálogo resolvemos tudo, percorremos com idéias e explicações umas mais diferentes das outras, caminhos diferentes, mas trilhando para achar um único caminho, ou seja, uma solução. Ouvir cada pessoa, suas angustias, alegrias e suas frustrações, com historias diferentes mais com os mesmos sentimentos. Se déssemos mais ouvidos as pessoas e suas idéias certamente haveria um mundo melhor. Nos dias atuais sinto o ser humano cada vez mais frio, não se importando mais com o próximo. Temos que permanecer e ver a razão e o sentimento juntos lado a lado. Viver em sociedade tem os nossos direitos, deveres, obrigações e compromisso. A vida é uma só, vamos nos abraçarmos para termos um mundo melhor, nos unirmos. Sem violência, preconceito e preconceito. Penso que nos pais e no mundo, pessoas se calam em sofrimento e opressão. Vamos dar ouvidos à vida!

O ser humano e o meio social

O homem é um ser vivo, que consiste em princípios éticas, na qual ele vive num meio social e cada um exerce a sua capacidade, de realizar a sua história, constante nas leis que estabelece o convívio na vida social e política. São questões que afetam direta ou indiretamente um conjunto das expressões da desigualdades da sociedade capitalista. As questões sociais estão relacionadas com a estrutura da comunidade na onde encontramos a pobreza, violência, injustiça, supressão dos direitos humanos entre outras desigualdades.

Vivemos em um pais democrático, com uma constituição federal muito linda porem somente na teoria pois na pratica a realidade é outra. O brasil já viveu uma profunda desigualdade social que foi o tempo da escravidão e com muita luta o povo venceu, embora ainda termos muitas pessoas, famílias passando fome onde a classe média alta acaba de uma certa forma sendo mais favorecida que a classe média baixa onde algumas famílias vivem em uma verdadeira miséria.

E povo brasileiro foi para as ruas, estão protestando estão se manifestando pois querem um brasil mas humanizado, e com mesmas desigualdade social. Sendo assim, vivemos no mundo marginalizado com uma sociedade hipócrita e egoísta. No entanto a dialética é concepção filosófica que está presente nas pratica humanas atualmente, pois a dialética é a perspectiva histórica social, é o momento de afirmação da dialética, como negação, resgate e superação da metafisica e da ciência, é rearticulação da relação sujeito e objeto.

O ser humano e o meio social

Cidadania é o conjunto de direitos e deveres ao qual um indivíduo está sujeito em relação à sociedade em que vive, é também a qualidade do ser humano desfrutar de seus direitos civis e políticos de um Estado, ou realizar seu desempenho com o mesmo.

O conceito de cidadania sempre esteve fortemente "ligado" à noção de direitos, especialmente os direitos políticos, que permitem ao indivíduo intervir na direção dos negócios públicos do Estado, participando de modo direto ou indireto na formação do governo e na sua administração, seja ao votar (indireto), seja ao concorrer a um cargo público (direto).

Podemos citar alguns direitos do cidadão:

Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. Todo cidadão que trabalha tem direito a uma remuneração justa. Todo ser humano tem direito a alimentação, vestuário, habitação e cuidados médicos. Todo ser humano tem direito a vida, a liberdade e a segurança pessoal. Todo ser humano tem direito ao trabalho e a livre escolha de emprego.

Pode-se entender, portanto, que a cidadania brasileira é a soma de conquistas do dia a dia, de reparações a injustiças sociais, civis e políticas, no percurso de sua história e, em contrapartida, a prática efetiva e consciente, o exercício diário destas conquistas com o objetivo exemplar de ampliar estes direitos na sociedade. Neste sentido, para exercer a cidadania brasileira em sua plenitude torna-se absolutamente necessário a percepção da dimensão histórica destas conquistas no percurso entre passado, presente e futuro da nação.

A ética é o caráter da pessoa, e nos mostra sua origem costumes e comportamento perante a sociedade, se designa mais especificamente a disciplina filosófica que investiga o que é a moral como ela se fundamenta e se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com