TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Impacto Ambiental

Por:   •  7/10/2019  •  Relatório de pesquisa  •  1.696 Palavras (7 Páginas)  •  135 Visualizações

Página 1 de 7

Disciplina: Indicadores de Impacto Ambiental

INTRODUÇÃO

A utilização mais imediata da água doce é torná-la potável. Uma importante propriedade da água é a turbidez, a qual está diretamente relacionada à sua qualidade como água doce e potável. A turbidez representa a propriedade óptica de absorção e reflexão da luz, e serve como um importante parâmetro das condições adequadas para consumo da água.

A turbidez é causada por partículas sólidas em suspensão, como argila e matéria orgânica, que formam coloides e interferem na propagação da luz pela água. Entretanto, não se pode relacionar unicamente a turbidez à sujeira da água, pois são numerosos os fatores que interferem na absorção e na reflexão da luz, como o tamanho das partículas, sua forma geométrica dispersiva da luz e sua coloração.

A água para o consumo humano deve atender diversos parâmetros que são indicadores de qualidade de água, de modo a não causar nenhum dano à saúde dos consumidores. Existem padrões de potabilidade, que são características essenciais para considerar uma água potável, essa sendo classificada como ideal para este fim.

Para expor de uma maneira mais simplificada sobre a potabilidade e qualidade de água quando é destinada ao uso humano, estabeleceu-se o Índice de Qualidade das Águas (IQA). Esse índice é usado por onze estados brasileiros, entre os quais o Paraná. (CETESB, 2010). Em conformidade com a Resolução 357/05 do CONAMA, a CETESB aponta que tais parâmetros são “considerados relevantes para a avaliação da qualidade das águas, tendo como determinante principal a utilização das mesmas para abastecimento público”. (BRASIL, 2005).

Além dos padrões de potabilidade estabelecidos, devemos também levar em consideração os critérios de qualidade dos mananciais de água destinada ao abastecimento humano. É chamada de Água Potabilizável, aquela a que se pode tornar potável, após tratamento convencional.

O medidor de turbidez de água utiliza o princípio Nefelométrico com 3 detectores que é especialmente indicado para empresas de saneamento, serviços de análises de águas, indústrias alimentícias, farmacêuticas e química. Para medir com qualidade e exatidão o medidor de turbidez de água faz avaliações através do princípio nefelométrico de medição em 90º de dispersão de luz.

Uma das medições, é da condutividade elétrica que é a unidade que especifica o potencial elétrico de um determinado material. Por meio da medição desta unidade, é possível identificar a capacidade que o material em analise possui de conduzir correntes elétricas. Para obter a medida desta capacidade, o aparelho para laboratório utilizado é o condutivímetro ou medidor de condutividade. Este procedimento é utilizado por exemplo, na análise de qualidade da agua, já que é possível relacionar a presença de minerais na agua através da condutividade que a mesma apresenta.

Os sólidos totais dissolvidos (STD) é caracterizado como um importante parâmetro a ser analisado, pois está diretamente relacionado com a presença de detritos na água (BUZELLI; CUNHA-SANTINO, 2013).

OBJETIVOS

Analisar a qualidade de três tipos de água: deionizada, para consumo humano e turva.

MATERIAIS E MÉTODOS

Foram analisadas amostras de águas deionizada, para consumo humano e turva (composta por detritos de solo).

Todas as amostras foram analisadas conforme orientações indicadas pelo Standart Methods of Examination of Water and Wastewater de 2012 (AWWA, 2012).

As variáveis Condutividade, Sólidos Totais Dissolvidos (STD), Temperatura (T) e Turbidez foram aferidas em triplicata, com a determinação dos valores médios.

Na determinação da condutividade, STD e T, utilizou-se um condutivímetro, modelo Sension5®. A turbidez foi aferida com o auxílio de um turbidímetro portátil, modelo2100P.

RESULTADOS E DISCUSSÕES

TURBIDEZ

É um parâmetro físico utilizado para medição da qualidade da água. A turbidez representa o grau de interferência com a passagem da luz através da água, conferindo uma aparência turva à mesma. Sólidos em suspensão são os constituintes responsáveis.

 A turbidez pode ser de origem natural: (partículas de rocha, argila e silte, entre outros) ou de origem antropogênica: (despejos domésticos, despejos industriais, microrganismos, e erosão).  Utilização mais frequente do parâmetro: *Caracterização de águas de abastecimento brutas e tratadas; *Controle da operação das estações de tratamento de água; (VON SPERLING, Marcos. 2005, p.28).

Tipos de água

     Valores calculados da Turbidez (uT)

Média

Água com solo

703

661

637

667

Água deionizada

0,58

0,47

0,79

0,61

Água da torneira

0,41

0,26

0,30

0,32

       Conforme resultados obtidos da pesquisa, água com solo apresentam uma maior turbidez, comparadas com a água deionizada e a água da torneira. A explicação para este resultado é que a água com solo apresenta uma maior concentração de partículas suspensas presente. Quanto maior a quantidade de partículas na solução, maior será a turbidez.

Á água da torneira é uma água que no início estava no estado bruto e foi conduzida até a Estação de Tratamento de Água- ETA, passando por uma série de processos que têm como objetivos removerem as suas impurezas, de forma a assegurar a sua qualidade e chegar até as edificações. Por estes fatores de que a água passa por uma série de tratamentos, ela apresenta uma menor turbidez.

Á água deionizada é uma água pura. É uma água que sai da torneira e passa por um equipamento chamado de deionizador. Este equipamento tem como finalidade remover totalmente a presença de sais e minerais que estão presentes naturalmente na água.  

         No Brasil, os padrões de potabilidade foram definidos pelo Ministério da Saúde, através de portaria nº 518 de 25 de março de 2004. Esta portaria estabeleceu os procedimentos e responsabilidades relativos ao controle e vigilância da qualidade da água para o consumo humano e seu padrão de potabilidade. A resolução n° 357 do CONAMA impõe limites de turbidez de 40 UNT para águas doces classe 1 e de 100 UNT para as classes 2 e 3.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (139 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com