TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Laboratório de Electromagnetismo

Por:   •  7/6/2015  •  Projeto de pesquisa  •  377 Palavras (2 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 2

ENSAIO 1

        Primeiramente foi colocado o pó de ferro sobre uma folha branca, em seguida foi posicionado dois imãs, de forma com que eles se atraíssem sem se tocar, após o posicionamento foi colocado a folha com o pó espalhado sobre os imãs e foi notado que o pó se alinha em linhas que ligam os dois imãs, e linhas em volta dos imãs.

        Ao observar as linhas, foi realinhado os imãs de forma oposta, de modo em que se repeliam colocando novamente a folha com o pó sobre os imãs. Foi notado o alinhamento de linhas se chocando, como se cada imã emitisse linhas que chocam com as linhas do imã ao lado, como se repelissem.

ENSAIO 2

        No segundo experimento foi aproximado o conjunto de imãs na solenoide e utilizado um multímetro na escala micro ampere para a leitura da corrente que circula na bobina. Ao aproximar o imã resulta em um valor positivo aproximadamente 5 micro ampères.

         Foi substituído por um imã maior com formato circular e faces de cores diferentes, foi notado o mesmo comportamento quanto as polaridades das correntes, porém com valores maiores que 8 micro amperes e também que os valores se inverteram ao mudar a cor da face do imã. OBS: Notado que só existe corrente no movimento do imã (quando existe diferença no campo).

ENSAIO 3

        No terceiro experimento foi colocado a solenoide do experimento anterior sob corrente elétrica. Utilizando 2 baterias de 1,5v cada e uma bússola próxima a solenoide. Ao ligar a penas uma bateria é gerado uma corrente de 600 mA e desorientado totalmente a bússola, a qual ficava realizando movimentos circulares. Ao ligar duas baterias é formado uma corrente de 700 mA, (possivelmente uma das baterias estão enfraquecidas), o movimento desenfreado da bússola ficou ainda mais intenso, e ao desligar o experimento ela logo se estabiliza.  

        

FACULDADES ANHANGUERA DE LIMEIRA

ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO

[pic 1]

RELATÓRIO DE LABORATÓRIO

PROFESSOR
DISCIPLINA ELETROMAGNETISMO

LIMEIRA

8 de Abril

2015

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (64.9 Kb)   docx (25.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com