TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Laboratório de Ensaios Químicos

Por:   •  14/9/2021  •  Relatório de pesquisa  •  973 Palavras (4 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU – FURB

PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA AMBIENTAL - PPGEA

GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS

AIMÊ CARDOZO

RELATÓRIO DE VISITA TÉCNICA AO LABORATÓRIO DE ENSAIOS QUÍMICOS DA FURB (LEQ - FURB)

Professora: D.ra Ivone Gohr Pinheiro

BLUMENAU/SC

2021


sumário

1        Desenvolvimento        2

REFERÊNCIAS        4

  1. Desenvolvimento

A visita ao LEG, objetivou conhecer as práticas que eram realizadas para a preparação e análise de resíduos sólidos enquanto o laboratório ainda atuava com a prestação de serviços ao público externo. O LEQ fica localizado na sala 401 do bloco I da FURB campus II,  rua São Paulo, n° 3250, bairro Itoupava Seca. A visita técnica ocorreu no dia 13 de agosto de 2021, foi acompanhada pela colaboradora Luana e durou cerca de 20 minutos.

O LEQ, instituído no ano de 2000, atuava com a prestação de serviços ao público externo realizando análises de águas, efluentes e também de classificação de resíduos sólidos. Eram recebidos pelo laboratório os mais diversos tipos de resíduos sólidos, sendo os mais comuns: areias de fundição, cinzas de caldeiras, lodo de indústria têxtil e resíduos de indústrias alimentícias. Para as análises de classificação de resíduos sólidos o laboratório possuía um protocolo de atendimento personalizado. O primeiro questionamento feito ao cliente, anterior a qualquer outra etapa, era se o resíduo sólido possuía patogenicidade, pois desta forma conseguiam direcionar melhor as análises e eliminar etapas para classificação do resíduo, pois o mesmo já era enquadrado como Classe I - resíduos perigosos. Para auxiliar na elaboração do orçamento, o laboratório enviava um questionário (Figura 1) com perguntas que objetivavam focar a análise e tornar o orçamento do cliente mais assertivo.

[pic 1]

Figura 1 - Questionário inicial para análise de classificação dos resíduos sólidos.

Após o recebimento do questionário preenchido, os técnicos conseguiam desenvolver o orçamento e enviar ao cliente. Caso o orçamento fosse aprovado, iniciavam-se os testes de classificação dos resíduos sólidos. Primeiramente era feita a análise do pH do resíduo, que é um parâmetro importante de classificação dos resíduos sólidos. Em uma mistura das amostras, se apresentassem resultados de pH iguais ou inferiores a 2 ou iguais ou superiores a 12,4 eram considerados corrosivos (de acordo com a NBR 10004/2004), sendo desta forma classificados como perigosos. As classificações dos resíduos sólidos realizadas pelo laboratório seguiam as normas NBR 10004/2004. A segunda etapa tratava-se da preparação do solubilizado (seguindo a ABNT NBR 10006:2004) e do lixiviado (seguindo a ABNT NBR 10005:2004). A lixiviação é um processo para determinação da capacidade de transferência de substâncias orgânicas e inorgânicas presentes no resíduo sólido, por meio de dissolução do meio extrator (NBR 10005/2004 da ABNT). Na Figura 2, é possível acompanhar o fluxograma de lixiviação que o LEQ seguia para realizar este processo, e na Figura 3, é apresentado o modelo de documento onde eram exibidos os dados da lixiviação e os resultados obtidos para diversos parâmetros realizados no extrato lixiviado.

[pic 2]

Figura 2 - Fluxograma de Lixiviação do LEQ.

[pic 3]

Figura 3 - Dados da lixiviação e ensaios no extrato lixiviado.

Se o resíduo era líquido, o mesmo passava por um filtro simples e era então analisado, entretanto, se fosse sólido, passava pelo processo de lixiviação. Quando o resíduo sólido continha partículas de diferentes tamanhos (conforme fluxograma), era necessária a filtração simples ou forçada para se obter uma solução mais homogênea para a análise.  Geralmente, os resíduos que eram recebidos pelo LEQ eram sólidos. Para realizar a lixiviação do resíduo, era pesado 5g de amostra para 96,5 ml de H2O, e então colocado no primeiro equipamento: agitador rotativo, onde permanecia agitando por cerca de 5 minutos (conforme item 5.1.3 da NBR 10005:2004).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (2.3 Mb)   docx (2.3 Mb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com