TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Laboratório de Física Básica

Por:   •  8/11/2021  •  Relatório de pesquisa  •  3.290 Palavras (14 Páginas)  •  70 Visualizações

Página 1 de 14

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

INSTITUTO DE TECNOLOGIA

CURSO DE ENGENHARIA QUÍMICA

GUSTAVO BRANDÃO MARQUES

EXPERIMENTOS COMPROVANDO A LEI DE FARADAY E LENZ

BELÉM

2021

CURSO DE ENGENHARIA QUÍMICA

GUSTAVO BRANDÃO MARQUES

EXPERIMENTOS COMPROVANDO A LEI DE FARADAY E LENZ

Relatório avaliativo com o objetivo de

complementar        a        nota        da        disciplina        de

laboratório de física básica 2 do curso de

Engenharia        Química        do        Instituto        de

Tecnologia  da  Universidade  Federal  do

Pará.

Prof. Dr. Victor Façanha Serra

BELÉM

2021

1-Objetivos

Esse trabalho tem como objetivo apresentar as leis de Faraday e Lenz e comprova-las por meio de 3 experimentos que são eles: experiencia de indução magnética em bobina por meio de imãs, experiencia de Oersted e experiencia de indução elétrica em bobina.

2-Resumo

Neste relatório discutiremos a respeito de 3 experimentos que envolvem a lei de Faraday e de Lenz sobre a indução eletromagnética, no primeiro experimento tentamos mostrar que um imã em movimento se afastando e se aproximando de uma bobina provocando uma variação no fluxo do campo magnético é capaz de induzir um fluxo magnético na bobina, e isso ficou provado no experimento quando ocorreu uma variação na posição do ponteiro do miliamperímetro.

O segundo experimento foi o experimento de Oersted, onde tentamos mostrar que quando provocamos um campo magnético induzido em um circuito, esse campo magnético irá criar uma alteração no campo magnético de uma agulha imantada fazendo com que ela mude sua direção assim como funcionar uma bússola.

No terceiro experimento reforçamos a ideia de que um circuito elétrico e capaz de gerar um campo magnético, para isso utilizamos duas bobinas onde uma delas estaria separada do circuito (Não conectada), porém próxima da bobina que estaria no circuito, dessa forma quando fechamos abrimos e fechamos a chave seletora provocando uma variação do fluxo de corrente um campo magnético é gerado e esse campo provocara uma corrente induzida na bobina que está separa, e isso foi notado através do movimento do ponteiro do aparelho de medição de corrente.

Dessa maneira, conseguimos provar as leis de Faraday e Lenz e mostrar de maneira didática como funciona os campos magnéticos e o processo de indução eletromagnética.

3-Introdução

A lei de indução eletromagnética enuncia que quando houver variação do fluxo magnético através de um circuito, surgirá nele uma força eletromotriz induzida.

Essa lei foi estabelecida por Michael Faraday, em 1831, a partir da descoberta do fenômeno da indução eletromagnética. Faraday fez diversos experimentos para chegar até a lei fundamental do eletromagnetismo e foi a partir desse ponto que foi possível a construção dos dínamos e sua aplicação na produção de energia elétrica em larga escala.

A relação entre o sentido da corrente elétrica induzida em um circuito fechado e o campo magnético variável que a induziu foi estabelecida pelo físico russo-estoniano Heinrich Lenz. Ele observou que a corrente elétrica induzida produzia efeitos opostos a suas causas. Mais especificamente, Lenz estabeleceu que o sentido da corrente elétrica induzida é tal que o campo magnético criado por ela se opõe à variação do campo magnético que a produziu. Em outras palavras, para gerar uma corrente induzida, é necessário gastar energia.

Utilizando as Leis desses dois físicos pudemos realizar os 3 experimentos que serão vistos nesse relatório, a partir dessas leis e experimentos produzidos por Lenz e Faraday foi possível ter coisas hoje em dia que antes pensava-se ser impossível como por exemplo o trem Maglev, a produção de energia elétrica em larga escala o fogão por indução e os geradores elétricos, coisas que hoje são consideradas indispensáveis para a sociedade.

4-Materiais e métodos para os experimentos 1,2 e 3:

-Materiais para os 3 experimentos:

Cabos de conexão:

[pic 1]

Fonte: Google Imagens

Fonte de Tensão:

[pic 2]

Fonte: Google Imagens

Chave seletora:

[pic 3]

Fonte: Google Imagens

Bobinas:

[pic 4]

Fonte: Google Imagens

Imãs de Neodímio:

[pic 5]

Fonte: Google Imagens

Base de Sustentação com agulha imantada:

[pic 6]

Fonte: Material disponibilizado pelo professor

Miliamperímetro:

[pic 7]

Fonte: Google Imagens

-Métodos para experimento 1: no primeiro experimento foram utilizados cabos de conexão, miliamperímetro, bobina de 1200 espiras e um imã de neodímio de formato cilíndrico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.6 Kb)   pdf (1.5 Mb)   docx (2.1 Mb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com