TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O MATERIALIZE: APOIANDO A REVOLUÇÃO DA IMPRESSÃO EM 3D

Por:   •  6/9/2020  •  Resenha  •  993 Palavras (4 Páginas)  •  116 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM ENGENHARIA BIOMÉDICA COM ÊNFASE EM ENG.CLÍNICA

Resenha Crítica de Caso

MATERIALISE: APOIANDO A REVOLUÇÃO DA IMPRESSÃO EM 3D

Cássio Willian Corrêa Tavares

Trabalho da disciplina

Introdução à Engenharia Biomédica e à Engenharia Clínica

                                               

Tutor: Prof. GISELE TEIXEIRA SALEIRO

Belém

2020


 MATERIALISE: APOIANDO A REVOLUÇÃO DA IMPRESSÃO EM 3D

Referências:

Como a impressão 3D revolucionou a prototipagem. Wishbox, 2020. Disponível em: . Acesso em: 10, de agosto de 2020.).

ZEIN, M. 2012, MATERIALISE: APOIANDO A REVOLUÇÃO DA IMPRESSÃO EM 3D.

A partir da década de 1990, o desenvolvimento da tecnologia de impressão 3D estava apenas dando os primeiros passos e Wilfried Vancraen tomou a decisão de investir nesse processo. Sofreu com esta decisão, inicialmente, pois o mercado pouco sabia deste novo produto e tão pouco sabia como utilizá-lo de forma mais assertiva, assim, fez-se necessário o desenvolvimento de novas técnicas e metodologias de trabalho, tal qual o aperfeiçoamento dos projetos tridimensionais e estudos de aplicações de impressões em 3D.

Talvez tenha sido uma decisão precipitada (o investimento em algo pouco conhecido), contudo, após 20 anos de experiencias, negativas e positivas, nesse mercado, a Materialise conseguiu desenvolver a Mammoth, a maior impressora 3D da área e a líder no mercado em software de impressão 3D, fatos estes que colocaram a empresa no coração de inúmeras inovações em aplicação 3D.

Em 2012, ocorreu um “boom” das técnicas de impressão 3D no mercado, possibilitando processos antes impossíveis e customizações com valores mais acessíveis e com precisão por demanda de cada cliente.

Vancrean foi um visionário na implementação da tecnologia 3D, buscando não apenas investimentos bancários, mas utilizando de suas habilidades de negócios para convencer fundos de incentivo privados. Assim, com muito entusiasmos e dedicação, elaborou seu primeiro plano de negócios para aquisição de sua primeira Impressora 3D, a qual foi instalada no centro de pesquisa onde trabalhara antes, dando origem, assim, a Materialise.

Uma das ferramentas da indústria de maior importância para desenvolver novos produtos sempre foi a prototipagem. Com ela, modelos físicos são criados em uma fatia de tempo mais rápida que a fabricação definitiva, para que as empresas possam transformar ideias em realidade, com a chance de testar e aprimorar o produto final. A prototipagem rápida, apoiada na impressão 3D, é uma tecnologia de manufatura aditiva, cujo processo se inicia com a criação de um design virtual em CAD (Design Assistido por Computador). Um software “fatiador” faz com que a máquina de impressão 3D leia os dados do projeto e deposite fatias ou camadas sucessivas de material, confeccionando o modelo físico a partir de uma série de seções transversais, combinadas automaticamente para chegar à forma final. (WISHBOX, 2020.)

Partindo do princípio supracitado, a Materialise passou a ter uma abordagem mais oportunista por volta dos anos de 1993 em seu crescimento, pois além de terem muito interesse em investir em métodos mais eficiente de prototipagem, passaram a desenvolver mais seus softwares para comercializá-los com seus concorrentes, aumentando ainda mais seu nicho de mercado, dando origem a linha de produtos Magics, empregando cerca de 250 desenvolvedores no ano de 2013.

Apesar da empresa apresentar setores muito bem desenvolvidos, tal qual o Materialise Dental focada no setor de ortodontia, após alguns anos de funcionamento, fez-se necessário um melhor direcionamento e reestruturação dos setores internos da indústria, para evitar que setores com dificuldades de crescimento independente fossem responsáveis pelo atraso, ou “fagocitose” como diz Vancraen, em setores mais desenvolvidos. Tal reestruturação dividiu a Materialise em seis unidades de negócios (UNs), fornecendo independência de ações e eram voltadas a um tipo específico de público alvo e foco de mercado, facilitando a interpretação e desenvolvimento frente ao mercado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (139 Kb)   docx (45.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com