TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Mercado De Trabalho E A Tecnologia Da Informação

Trabalho Escolar: O Mercado De Trabalho E A Tecnologia Da Informação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2014  •  1.509 Palavras (7 Páginas)  •  365 Visualizações

Página 1 de 7

O MERCADO DE TRABALHO EA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Gestão da Tecnologia da Informação(GTI-0099)

02/06/2014

RESUMO

Com o avanço da tecnologia, as grandes máquinas começaram a ceder espaço para equipamentos menores e as aplicações para Tecnologia da Informação (TI) são muitas e estão diretamente ligadas às mais diversas áreas, o que torna muito difícil que se tenha uma única definição. Com o nítido avanço da informatização e o desenvolvimento de novas tecnologias informacionais, tem-se um significativo crescimento do mercado de trabalho de tecnologia o que torna importante uma avaliação deste mercado em relação ao seu desenvolvimento e o desenvolvimento de seus profissionais. Portanto, realizar uma pesquisa com este tema permite refletir sobre as dificuldades que os trabalhadores encontram neste mercado de trabalho: dificuldades de inserção no mercado, diferenças de qualificação em relação às exigências e dificuldades geradas pela diferença existente entre as projeções de novas vagas na área e a dificuldade que muitasempresas têm de encontrar estes profissionais.

Palavras-Chaves: Mercado de trabalho. Tecnologia da informação.Profissionais

1 INTRODUÇÃO

Parte-se do ponto em que se vive em uma sociedade que apresenta mudanças contínuas em vários cenários em nível mundial. É aceitável que essas transformações acabam naturalmente traçando novas linhas no mapa social, exigindo das instituições novas posturas, relacionadas ao mercado de trabalho.

O homem é um ser social e se insere na sociedade historicamente construída por ele e por outros homens, cria mecanismo e instituições que possibilitam sua manutenção. Modela-a, ainda, em conjunto com seus pares conforme as necessidades e demandas impostas pelas próprias condições de vida e, neste processo, é também influenciado por esta mesma sociedade que, ao longo da história colaborou para construir e manter.

Portanto, o mercado de trabalho deve torna-se um espaço de debate e negociação de concepções e representações da realidade, um espaço de conhecimento compartilhado no qual osindivíduos sejam vistos como sujeitos capazes de construir, modificar e interagir tendo elas a oportunidade de se integrar com outros, com objetos e situações que exijam envolvimento e dispondo de tempo para pensar e refletir acerca de seus procedimentos e aprendizagens.(BAUMGARTEN, 2006)

A presente pesquisa reforça a importância da qualificação na área de TI. Existe uma grande preocupação dos profissionais em acompanhar estas mudanças, e quando não conseguem deixam de ser competitivos, deixam de participar das oportunidades de trabalho que surgem nas grandes empresas.

2. TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO – TI

Tecnologia compreende conjuntos de conhecimentos e informações utilizados na produção de bens e serviços, provenientes de fontes diversas, como descobertas científicas e invenções, obtidas por meio de distintos métodos, a partir de objetivos definidos e com finalidades práticas. “A tecnologia está articulada com a inovação, que é indissociavelmente técnica e social”. (BAUMGARTEN, 2006, p.288)

Para Castells (1999) tecnologia de informação é “o uso de conhecimentos científicos para especificar as vias de fazerem as coisas de maneira reproduzível”. Entre estas tecnologias estão “o conjunto convergente de tecnologias em microeletrônica, computação (hardware e software), telecomunicação/radio fusão e optoeletrônica”.

Tecnologia da Informação (TI) envolve em sua definição, os conceitos detecnologia e informação e a interação citada acima entre humano e tecnológico. As diversas áreas da sociedade lidam diariamente com a informação e esta informação agora está sendoreferida como um bem, como algo que deve ser preservado e disseminado na sociedade, como aquilo que permite o desenvolvimento da sociedade e das pessoas, assim como a interação entre as diversas áreas do saber e entre os diversos campos de atuação da ciência. Esta informação também está associada, nas organizações e em toda a sociedade, ao “poder”.(BAUMGARTEN, 2006, p. 8)

As empresas que detêm o controle de informações e conhecimentos sobre a ciência, política, tendências econômicas e tecnológicas, etc., estão atualizadas em relação ao mercado, o que as colocam em posições de vantagem em aspectos mercadológicos.

2.1 MERCADOS DE TRABALHO

“O mercado de trabalho é um arranjo institucional no qual são realizadas transações entre compradores e vendedores de trabalho” (HORN, 2006, p.179). Ao analisarmos o termo mercado de trabalho precisamos ter em mente que além do cumprimento das funções primárias de fornecimento de força de trabalhoé necessário estar aberto para aprender, utilizar e dominar as novas tecnologias, que vão além do trabalho braçal.

A cada ano mais trabalhadores entram no mercado de trabalho e a busca pelo emprego se acentua em todas as áreas e classes sociais.

Segundo Neves (1998) a expressão “Profissional da Informação” surge na literatura, a partir do final da década de 80 e início da década de 90, para atender a uma necessidade das unidades de informação, que trabalham, principalmente, com a realidade das novas tecnologias.

A rapidez na circulação das informações e a agilidade com que mudam as tendências de tecnologia neste mercado exigem um profissional capaz de acompanhar este processo e preparado para estas mudanças.

Um mercado diferenciado, com uma dinâmica própria e permeado por constantes mudanças e desenvolvimento. Este é, de forma simplificada, o perfil do mercado de TI. Este perfil dinâmico que tanto contribui para o seu crescimento e para o surgimento de novas empresas de Tecnologia também traz consigo uma grande dificuldade: a de encontrar

profissionais qualificados que deem conta da demanda de trabalho gerada como consequência

deste crescimento.

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS

A presente pesquisa, sobre o mercado de trabalho de Tecnologia da Informaçãopermitiu observar que há diversas oportunidades para os profissionais que buscam estar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com