TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Mercado Financeiro e enumere os principais benefícios

Por:   •  20/2/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.086 Palavras (13 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 13

Curso: Pós Graduação Controladoria e Finanças.

1. Defina o que é o Mercado Financeiro e enumere os principais benefícios de um mercado financeiro desenvolvido.

É um conjunto de instituições e instrumentos financeiros destinados a possibilitar a transferência de recursos dos ofertadores para os tomadores de recursos, criando condições de liquidez no mercado. Onde o mercado fornece alternativas de aplicação de recursos para os poupadores e de captação para os tomadores, transferindo recursos de um para o outro.

Os principais benefícios de um mercado financeiro desenvolvido: Menor risco de inadimplência negociação com vários poupadores/tomadores, Especialização, possibilitando a execução de operações mais complexas e a alocação de recursos em investimentos mais produtivos, Diversificação de Instrumentos Financeiros: volumes, taxas, riscos, prazos, maior Liquidez – rapidez nas operações, disponibilização de recursos p/ financiamento de projetos de alto risco (venture capital).

2. Descreva as duas principais subdivisões do Sistema Financeiro Nacional – SFN, exemplificando pelo menos uma instituição pertencente a cada uma.

O Sistema Financeiro Nacional se divide em dois grandes subsistemas, o normativo e o operativo (intermediação).

Normativo: É formado pelos órgãos que irão normatizar e supervisionar, o Sistema Financeiro Nacional, são instituições públicas de regulação e fiscalização do mercado financeiro, além de fixadoras de diretrizes desse mercado. Exemplos: Comissão de Valores Mobiliários, Conselho Monetário Nacional, Susep, Bacen e etc.

Operativo (intermediação): Instituições que operam no sistema, autorizadas a funcionar no mercado financeiro pelos órgãos normativos. É composto por instituições financeiras bancárias ou não. Exemplos: Bancos Cooperativos, Sociedades de Crédito Imobiliário, Sociedades Corretoras, Bancos de investimentos e etc.

3. Quais os principais objetivos da regulação no mercado financeiro?

Proteger a poupança popular, evitar Riscos Sistêmicos entraves ao crescimento econômico, fomentar o desenvolvimento do mercado, alocação de investimento de maneira eficiente.

4. Qual é a principal missão do Banco Central do Brasil?

Assegurar a estabilidade do poder de compra da moeda e a solidez do sistema financeiro nacional.

5. Quais são as principais características do Banco Comercial e do Banco de Investimento?

Banco Comercial: São bancos múltiplos com carteira comercial, caixas econômicas e cooperativas de crédito, recebem depósitos a vista de pessoas físicas possibilitando a criação de moeda escritural. Têm como objetivo principal suprir os recursos necessários ao financiamento, a curto e médio prazo, do comércio, da indústria, das empresas prestadoras de serviços e pessoas físicas. Exemplo de operações: Capital de giro, desconto de duplicatas, cheque especial, pagamento de cheques, cobranças e etc.

Banco de Investimento: São bancos múltiplos sem carteira comercial, são bancos de desenvolvimento, suas principais características são prover créditos de médio e longo prazo, securitização de recebíveis, processo de emissão, subscrição para revenda e distribuição de títulos e valores mobiliários (ações, debêntures e etc), reorganização e reestruturação de sociedades e conglomerados e etc.

6. O que é o COPOM – Comitê de Política Monetária?

O Comitê de Política Monetária (Copom) é o órgão decisório da política monetária do Banco Central do Brasil (BCB), tem como objetivo implementar a política monetária, definir a meta da taxa Selic e seu eventual viés, e analisar o 'Relatório de Inflação”.

A taxa de juros estabelecida na reunião do Copom (meta para a Taxa Selic) é fixada em função das expectativas sobre a evolução de variáveis econômicas, como a inflação.

7. Quais são os principais componentes do spread bancário?

O spread bancário é composto por: Impostos, inadimplência, custos administrativos, depósitos compulsórios sobre depósitos à vista, a prazo e poupança e lucro.

8. O que são os Títulos Públicos? Como os títulos públicos são utilizados pelo Bacen, como instrumento de política monetária? 

São papéis emitidos pelos governos: federal, estadual e municipal com a finalidade de captar recursos no mercado financeiro, visando suprir suas necessidades de recursos de custeio e investimento.

Os títulos públicos federais podem ser usados como instrumento de política monetária, que se fundamenta na compra e venda de títulos da dívida pública no mercado, processadas pelo Bacen na qualidade de agente monetário do governo. Para aumentar os meios de pagamento, o governo resgata títulos públicos, injetando dinheiro na economia e para reduzir os meios de pagamento e aumentar a taxa de juros, o governo emite e coloca novos títulos da dívida em circulação.

9. Com relação à remuneração dos títulos públicos federais, caracterize os seguintes títulos: Letra Financeira do Tesouro – LFT (Tesouro Selic), Letra do Tesouro Nacional – LTN (Tesouro Prefixado) e Nota do Tesouro Nacional Série B – NTN-B (Tesouro IPCA).

Letra Financeira do Tesouro (LFT): Títulos de rentabilidade diária vinculada à taxa de juros básica da economia (SELIC), é um título pós-fixado (rentabilidade varia até a data do vencimento), pagamento do principal e dos juros em uma única parcela na data do vencimento do título e fluxo simples (uma aplicação e um resgate) e com taxa flutuante.

Letra do Tesouro Nacional (LTN): Possui remuneração pré-fixada, taxa anual (considerando 252 dias úteis), não há pagamento de juros intermediários, negociado com deságio sobre o valor nominal de vencimento, fluxo simples (uma aplicação e um resgate), pagamento do principal (total investido) e dos juros é realizado em uma única parcela (na data do vencimento do título), o investidor sabe exatamente a rentabilidade a ser recebida até a data de vencimento, maior disponibilidade de vencimentos para a negociação no Tesouro Direto e etc.

Nota do Tesouro Nacional série B: Proporciona rentabilidade real, utiliza como índice o IPCA (índice de preços), indicado para o investidor que deseja obter um fluxo de rendimentos periódicos (cupons semestrais), rentabilidade pós-fixada e período de médio/longo prazo.

10. Sabendo que a taxa Selic é uma taxa apurada diariamente (dia útil) e divulgada na forma anual (252 dias úteis), responda:

a) Qual é a taxa Selic diária, sabendo que a taxa anual é 7,00 %? .

[(1 + 0,07)^(1/252)] = 1,07^0,003968 = 1,000269 – 1= 0,000269 x 100 = 0,02685% ou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.4 Kb)   pdf (181.5 Kb)   docx (19.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com