TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Metropol Parasol é Uma Construção de Madeira na Praça La Encarnación

Por:   •  14/12/2015  •  Artigo  •  732 Palavras (3 Páginas)  •  450 Visualizações

Página 1 de 3

CENTRO UNIVERSIATÁRIO AUGUSTO MOTA

ENGENHARIA CIVIL

RODRIGO PEREIRA

GCIV1010

METROPOL PARASOL

Abeto Laminado (Picea Abies)

ELABORADO POR:

AGOSTO/2014

  1. INTRODUÇÃO

O Metropol Parasol é uma construção de madeira na Praça La Encarnación, na zona antiga de Sevilha, Espanha. Desenhado pelo arquiteto alemão Jürgen Mayer-Hermann e denominado por ele de Metropol Parasol – guarda-sol metropolitano é popularmente conhecido como os Cogumelos e é a maior estrutura de madeira do Mundo.

A nova Praça La Encarnación é considerada um marco, não só pela sua linguagem arquitetônica, mas também porque tira Sevilha da lista das cidades grandes espanholas sem um ícone arquitetônico contemporâneo no chamado casco histórico.

[pic 1]

Figura 1 – Maquete do projeto

[pic 2]

Figura 2 – Maquete do projeto

  1. DESCRIÇÃO

O arquiteto Jürgen Mayer, vencedor do concurso internacional realizado em 2004, criou uma gigantesca estrutura de madeira com treliças ortogonais de 1,5 x 1,5m, com 150 m de comprimento, 75m de largura e 28m de altura.

Inspirada nas cúpulas da catedral e na arborização da vizinha Plaza del Cristo de Burgos esta megaestrutura é ancorada por 6 (seis) troncos, com base de concreto aparente, onde se encontram os elevadores e escadas que dão acesso aos outros níveis.

Os seis cogumelos estão distribuídos em cinco níveis diferentes: no nível do solo se encontram lojas, lanchonetes e o novo Mercado Municipal, finalmente reinstalado. Sobre eles, a praça em si (Plaza Mayor), uma imensa laje com recantos, bares e restaurantes. Dentro do cogumelo central, a 22 metros de altura, se encontra um restaurante. O piso superior sobre os cogumelos abriga um mirante. No subsolo foi instalado um novo museu arqueológico (Museo Antiquarium de Sevilla), uma vez que com as escavações para a construção do estacionamento subterrâneo veio à tona a antiga urbe romana Hispalis, com ruínas de edificações e vielas e belos mosaicos que estavam sob as ruínas do convento. Clarabóias espalhadas pelo piso não só permitem passagem da luz, como também indicam a existência do museu no subsolo, além de estabelecerem a conexão entre o burburinho do mercado movimentado e a imobilidade das escavações arqueológicas.

[pic 3]

Figura 3 – Metropol Parasol

[pic 4]

Figura 4 – Metropol Parasol

[pic 5]

Figura 5 – Metropol Parasol – vista superior

[pic 6]

Figura 6 – Metropol Parasol

  1. MATERIAL CONSTRUTIVO

Nas seis colunas e no corpo dos cogumelos, foram utilizados cerca de 3.000 metros cúbicos madeira de abeto laminado (Picea abies), fixados com suportes de aço e unidos com um adesivo de alto desempenho, o que torna esta estrutura a maior estrutura de madeira do mundo, e a única mantida por adesivo.

Como medida de proteção contra as intempéries, todos os elementos foram revestidos com uma camada de poliuretano de cor creme, o que confere a esta gigante treliça um aspecto de continuidade e uniformidade, como se fosse feita de um único material.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (280.9 Kb)   docx (196.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com