TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Nikola Tesla

Por:   •  1/9/2022  •  Trabalho acadêmico  •  772 Palavras (4 Páginas)  •  124 Visualizações

Página 1 de 4

Nikola Tesla nasceu no dia 10 de Julho de 1856 no Império Austro-Húngaro, sendo descendente de Sérvios. Sua capacidade inventiva foi inspirada pela sua mãe e desde cedo teve contato com a área da eletricidade no ensino de física e com a matemática.

 Em 1875, Tesla entrou no curso de Engenharia no Instituto Politécnico Austríaco em Graz (Áustria) e continuou a ter contato com a teoria de princípios físicos, demonstrando um enorme interesse por aqueles envolvendo eletromagnetismo. Foi no estudo da engenharia que Tesla começou a pensar sobre o que hoje é conhecido como corrente alternada, suas ideias foram desenvolvidas a partir de um dispositivo chamado Dínamo de Gramme, que atuava como um gerador/motor de corrente contínua pulsante; ao perceber que se retirasse uma peça de tal dispositivo, a corrente gerada por ele variava de modo ondulatório. Apesar de seus esforços, seu professor descartou a ideia por pensar que seria inviável.

Em 1878, Nikola Tesla teve de abandonar seus estudos na faculdade pois o financiamento estatal da sua bolsa de estudos foi cortado. Mesmo ao tentar se manter no instituto, Tesla teve que abandonar a engenharia no último semestre. Em 1881, ele foi para Budapeste (Hungria) e trabalhou por meses como desenhista no escritório de telégrafos do governo húngaro. Em 1882, em Paris (França), foi contratado pela empresa de Thomas Edison, o estudioso mais influente na área da eletricidade da época; foi onde voltou a ter contato com a eletricidade e adquiriu bastante experiência trabalhando na instalação de sistemas de luzes incandescentes. Tesla retomou suas idealizações sobre o motor de corrente alternada e pensou sobre a utilização de ímãs e princípios eletromagnéticos na construção de geradores polifásicos. Com a criação de seu projeto, Tesla buscou apresentá-lo para membros da aristocracia parisiense, porém, não foi bem concebido pelo fato de que o circuito polifásico envolvia o uso de muitos condutores, o que tornaria sua aplicação bastante cara pelo uso do cobre. Embora desmoralizado, seu projeto, bem como seu conhecimento e engenhosidade foram elogiados pelos seus colegas de trabalho na empresa de Edison.

Em julho de 1884, ele foi transferido de Paris para trabalhar na empresa de máquinas do Edison em Nova Iorque (EUA) e recebeu uma proposta milionária de seu chefe, onde ele tinha o objetivo de fazer melhorias em seus dínamos. Tesla fez o total de 24 melhorias, mas não recebeu o dinheiro que lhe foi proposto. Após ter sido enganado, ele se demitiu após 6 meses de trabalho, em 1885. Em março do mesmo ano, decidiu criar sua própria empresa adjunto de dois empresários, a Tesla Electric Light Manufacturing, que instalava sistemas de iluminação de arcos elétricos em corrente contínua. Pensando que havia finalmente a liberdade de instaurar a utilização da corrente alternada nos projetos de sua empresa, os sócios de Tesla acabaram por negar tal novidade e em 1886 abandonaram o empreendimento e o deixaram no semiciclo negativo de lucro. Foi nesse período de fracasso que Tesla se tornou mais convicto a aderir a tão negligenciada corrente alternada. Então em 1887, surgiram novos investidores dispostos a financiar as ideias de Tesla, que coincidentemente estavam em busca de desenvolver novos tipos de motores e geradores elétricos.

Logo surgiu a Tesla Electric Company e Tesla construiu o seu motor de corrente alternada, tendo bastante sucesso na empreitada, formulando circuitos bifásicos e trifásicos, conseguindo várias patentes e realizando o aumento e abaixamento de altos níveis de tensão com pouquíssimas perdas, feitos que nem mesmo Edison tinha conquistado. Tesla também se interessou pela aplicação da Lei de Lenz, ou seja, na criação de uma corrente induzida através da variação de fluxo magnético. Em 1888, Tesla descobriu como utilizar corrente alternada em circuitos monofásicos após cobranças de seus sócios, pois eles estavam competindo com a corrente contínua, que utilizava somente dois fios. No mesmo ano, Tesla vendeu suas patentes para George Westinghouse e foi contratado pelo mesmo, como consultor. A partir de então, ocorreu uma disputa chamada de Guerra das Correntes, tinha como pauta a utilização da corrente contínua para distribuição de eletricidade, defendida por Thomas Edison, em contraposição à corrente alternada, defendida por George Westinghouse e Nikola Tesla.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (43.3 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com