TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Thomas Edison E Nikola Tesla

Por:   •  18/5/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.375 Palavras (10 Páginas)  •  591 Visualizações

Página 1 de 10

INTRODUÇÃO

Dois grandes inventores do século XIX e XX tiveram papeis importantíssimos para a base da elétrica, física e mecânica dos tempos atuais.

Nikola Tesla, conhecido como o Mestre dos Raios, grande inventor da área de engenharia mecânica e eletrotécnica que revolucionou o eletromagnetismo para a posteridade, o homem que espalhou luz pelo mundo, usou forças da natureza para intensificar produção de energia, mas também com ideias equivocadas que o levaram a pagar um preço muito alto.

Thomas Alva Edison, conhecido como Feiticeiro de Menlo Park, inventor e empresário que fez fama ao apresentar seu invento de maior sucesso, a lâmpada incandescente, o qual incentivou vários outros inventores a segui-lo e trabalhar para ele. Fazendo com que sua empresas divulgassem mais e mais inventos, que ele patenteava em seu nome.

THOMAS ALVA EDISON

Thomas Alva Edison, nascido em 11 de fevereiro de 1847, de uma família de classe média, em Milan Ohio, EUA. Na escola Edison não ia tão bem, os professores diziam que ele perguntava demais e não aprendia nada. Então os seus pais decidem tomar partido da educação dele, e ele por sua vez decide aprender somente o que lhe interessa. Voltado mais para o lado da ciência, lê todos os livros do assunto que sua mãe tinha, e então monta um laboratório de química no sótão de sua casa.

[pic 1]

Thomas A. Edison

Edison registrou seu primeiro invento aos 21 anos, uma máquina de votar, mas ninguém se interessou por ela. Em 1869, quase sem dinheiro, chega a Nova Iorque e se estabelece como inventor independente, onde dois anos depois, inventa um indicador automático de cotações da bolsa de valores, seu invento foi vendido por quarenta mil dólares e ainda lhe rendeu um contrato com a Western Union.

Ele se casou com uma jovem empregada, Mary Stilwell de 16 anos, em 1871, tiveram 3 filhos, 12 anos depois Mary falece e Edison se casa mais uma vez, com Mina Miller e teve mais 3 filhos.

Em 1876, bastante reconhecido, construiu um grande centro de pesquisa, quase uma cidade industrial, em Menlo Park, com laboratórios, oficinas, assistentes e técnicos capacitados. A ambição de Edison era tamanha que ele se propôs a produzir uma nova invenção a cada dez dias. Não chegou a tanto, mas em um período de quatro anos, ele conseguiu patentear cerca de 300 novos inventos, uma criação a cada cinco dias.

Em 1877 inventou o fonógrafo, que tinha como objetivo principal a gravação e reprodução de sons através de um cilindro. Foi o primeiro aparelho capaz de gravar e de reproduzir sons.

No ano seguinte aos 31 anos, se desafiou a produzir luz através da eletricidade. Nernst e Swan, e mais alguns outros, já haviam tentado construir a lâmpada elétrica, mas a vida útil delas era bastante limitada. Após milhares de tentativas e investimentos para descobrir o filamento ideal, Thomas Edison finalmente encontrou, o fio de algodão parcialmente carbonizado instalado num tubo de vidro com vácuo, aquecia-se com a passagem da corrente elétrica até ficar incandescente, sem derreter rapidamente. Em 1879, uma lâmpada de Edison brilhou 48 horas seguidas, e no final do ano uma rua inteira foi iluminada para fazer uma demonstração publica, era um dos maiores espetáculos já vistos, proporcionados pela luz elétrica.

[pic 2] 

Thomas Edison segurando a lâmpada incandescente

Edison ainda aperfeiçoou o telefone, inventado por Antonio Meucci, com o microfone de grânulos de carvão, que é utilizado ate hoje, o fonógrafo e ainda muitas outras invenções.

Em 1888 a Edison General Eletric é fundada, um dos maiores centros industriais do planeta. Fabricando todo tipo de dispositivo elétrico, como motores, geradores e etc. Durante a Primeira Guerra Mundial a sua empresa tem grande papel na construção de navios e estaleiros americanos. Entrando até para o ramo da química industrial a General Electic aperfeiçoa os métodos de fabricação de produtos e substancias.

Edison teve papel determinante na indústria do cinema, pois muitos aparelhos foram inventados ou lançados por ele no mercado. O Cinematógrafo: maquina de filmar, Cinetoscópio: caixa com imagens filmadas vistas no seu interior, Cinofone: versão do cinestoscópio com som síncrono gerado por um fonógrafo e o Vitascópio: projetor de filmes em tela.

Com mais de mil patentes registrados em seu nome entre elas: um regulador de corrente para máquinas elétricas, um distribuidor subterrâneo de energia, uma válvula, que foi a precursora das válvulas de rádio, um acumulador de energia, mas nem todas foram criadas por ele mesmo, pois tudo o que os empregados da General Electric inventavam ele as registrava em seu nome, sendo conhecido por não compartilhar seus créditos.

Thomas Alva Edison morreu aos 84 anos, no dia 18 de outubro de 1931.

NIKOLA TESLA

Nikola Tesla, nascido em 10 de julho de 1896, filho de pais sérvios, na fronteira oriental do império austro húngaro, atual Croácia. Aos 21 anos, em 1877, ele viaja para Craz na Áustria, com o objetivo de se ingressar na faculdade, onde rapidamente se interessou pela eletricidade. Em 1880, Tesla se muda para Budapeste, onde começou a trabalhar no escritório central do telegrafo.

[pic 3]

Nikola Tesla

Em uma de suas caminhadas no parque após mais um de seus ataques ele começou a perceber o campo giratório de energia, e repentinamente ele notou que podia reproduzir esse campo giratório ao energizar os enrolamentos de bobinas de um motor em diferentes passos ou fazer como pistões de uma máquina, as forças magnéticas de atração e repulsão fariam girar o motor em seu eixo, o equivalente elétrico da roda, tudo isso com correntes alternadas.

A maior ambição de Tesla era ir a América e conhecer Thomas Edison, chegando em 6 de junho de 1884 a Nova York, ele foi para lá por não ter tido sucesso ao tentar produzir seu motor de corrente alternada na Alemanha e França, restado-lhe a esperança de encontrar com Thomas para que ele pudesse ajudar na construção do seu motor, a final Thomas Edison acabara de revolucionar o mundo com sua grande criação, a lâmpada incandescente.

Naquela época só existiam geradores de corrente contínua, onde só se podia gerar a energia com baixas voltagens, que era a necessária para ligar as lâmpadas de Edison e não queimá-las. Mas para se transmitir essa baixa voltagem em grandes distâncias eram necessários fios de cobre de grandes espessuras. O que forçau eles a terem uma estação de geradores elétricos a cada dois quilômetros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)   pdf (431.9 Kb)   docx (604.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com