TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Nikolas Tesla: O Cientista que Iluminou o Mundo

Por:   •  12/9/2018  •  Abstract  •  1.710 Palavras (7 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 7

Escola: Curumim[pic 1]

Aluno: Pedro Elias Santiago Mattar.

Projeto de Química e Física:

Nikolas Tesla: O cientista que iluminou o mundo.

Itabuna-Ba

09/06/2017

Projeto destinado ao professor Pedro Aracatibe Aliah Haila Guimaransilva nas disciplinas de química e física, com finalidade de obter créditos.

Itabuna-Ba

09/06/2017

INTRODUÇÃO:

       

             

         Nikolas Tesla foi um gênio visionário de sua época, que viveu entre os séculos XIX e XX, sua inteligência o levou a realizar a revolução elétrica no mundo, se não fosse por ele provavelmente nós não teríamos acesso a diversos aparelhos tecnológicos, que hoje fazem parte de nossa vida.

         Ele foi um inventor austríaco que passou boa parte de sua vida se dedicando na criação de tecnologias relacionadas a eletricidade e engenharia mecânica, isso o levou a criar diversos aparelhos e projetos que são utilizados até hoje, como o sistema de eletricidade por corrente alternada e entre outros.

        Este projeto irá expor a contribuição de Tesla para nossa sociedade, sua relação com Thomas Edison e outros inventores famosos, o que ele produziu ao longo de sua vida e sua biografia para que possamos perceber o quão importante ele é.

CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA:

         

          Nikolas Tesla viveu entre os séculos XIX e XX, de 1856 a 1943. Nesse período de tempo que ele viveu muitas coisas aconteceram, o mundo mudou, conflitos aconteceram, novos pensamentos, descobertas, invenções e é necessário ressaltar tudo que ocorreu nesse período de sua vida, como a guerra da Crimeia que se estendeu de 1853 a 1856.

          Tesla viveu entre a I e II revolução industrial, que foi basicamente dois períodos em que a humanidade avançou tecnologicamente, a ciência evoluiu e a forma de produção de mercadorias foi aprimorada, ou seja ele viveu em uma fase de transição tecnológica. Ele teve uma contribuição enorme para a II revolução industrial pois “espalhou a luz sobre a face da terra”.

           Viveu no período da I guerra mundial (1914-1918), foi um conflito que envolveu as grandes nações do mundo, as batalhas aconteciam em trincheiras e as condições de vida nesses campos de batalha eram precárias e ela resultou na dissolução do império austro-húngaro. Ocorreu também a revolução Russa que se caracterizou por impor o regime socialista e implantar a URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas).

           A II guerra mundial (1939-1945) também ocorreu, mas com novas tecnologias e estratégias, foi um conflito mais elaborado, porém Tesla morreu antes que ela terminasse.

          Sendo assim ele viveu em um período cheio de tensões mundiais, entre elas temos Guerra Civil Americana ou Guerra de Secessão (1861 - 1865),  Guerra contra Aguirre (1864), Guerra do Paraguai ou Guerra da Tríplice Aliança (1864 - 1870), Guerra franco-prussiana (1870 - 1871), Guerra do Pacífico (1879 - 1881), Primeira Guerra dos Bôeres (1880 – 1881), Guerra de Canudos (1893 - 1897), Primeira Guerra Sino-Japonesa (1894 - 1895), Guerra Hispano-Americana (1898) ,Segunda Guerra dos Bôeres (1899 - 1902), Guerra dos Boxers (1900 - 1901).

BIOGRAFIA:

         

         Este grande gênio, matemático, engenheiro elétrico e mecânico, nasceu em 10 de julho de 1856, durante uma tempestade, segundo a lenda, em uma cidade do extinto império Austro-Húngaro, região da atual Croácia. Seu pai, Milutin Tesla e sua mãe, Djuka Mandic, contribuíram bastante nas escolhas de Tesla pois o incentivavam a desenvolver o raciocínio logico, concentração e memória.

         Em 1873 começou a estudar Realschule, instituto politécnico em Graz, na Áustria e na Universidade de Praga quando ficou fascinado pela eletricidade. A partir daí, iniciou sua carreira como engenheiro eletricista. Depois de um certo tempo Thomas Edison o convidou para trabalhar com ele em Nova York e Tesla aceitou. Thomas Edison contratou Tesla para resolver problemas que ele estava tendo com corrente contínua em geradores e motores. Ele iria receber em torno de 50 mil dólares para resolver o problema, porém essa quantia nunca foi paga. Tesla não parou por aí, ele começou a melhorar a linha de dínamos de Edison e foi ai que as divergências de opiniões começaram, corrente contínua contra corrente alternada, essas divergências foram tão grandes que Tesla não quis dividir o prêmio Nobel com Edison em 1912.

       A empresa Westinghouse decidiu comprar sua invenção e patenteá-la, Tesla recebeu milhões por isso e mais $2,50 por royalties gerados por suas invenções, mas por conta do mal planejamento essa empresa ficou à beira da falência e ele decidiu cortar o contrato de royalties com ela, para que as pessoas não ficassem sem emprego. Seu sistema de correntes recebeu forte crítica de Edison, pois ele estavam perdendo lucro e foi ai que começou a guerra das correntes e a guerra elétrica, onde Edison entrou em uma disputa com o dono da Westinghouse. Edison tentou de diversas maneiras negativar o sistema de Tesla porém não deu muito certo e hoje esse sistema é utilizado por diversos países.

      Suspeitava-se que Tesla sofria de transtorno obsessivo-compulsivo, apresentava várias manias, não gostava de sujeira e germes, gostava de pombos, possuía memória fotográfica não dormia em quartos de hotéis em que o número pudesse ser dividido por três, mas ele tinha uma boa memória podia se lembrar de grandes detalhes, ele se preocupava com o meio ambiente, defendia o uso de combustíveis renováveis e não dormia direito talvez porque ele se forçasse a isso. Muitos acreditam que algumas invenções de Tesla estão em posse do governo dos estados unidos. Ele foi um gênio mal reconhecido pelo mundo e injustiçado.

PRINCIPAIS OBRAS:

         

           Nikolas Tesla escreveu diversas obras ao longo de sua carreira, ele gostava de registrar o que fazia com uma riqueza de detalhes, o seu livro mais famoso é “Minhas invenções: A Autobiografia de Nikolas Tesla”, nele é abordado a sua trajetória desde criança até a sua chegada e conquistas nos Estados Unidos, sem contar que ele lista diversas de suas invenções e como ele chegou na ideia de produzi-las. Claro, existem outras obras que não necessariamente foram escritas por ele, mas é em base de seu trabalho. Algumas obras: The True Wireless 1919, The Tesla Papers 2000, On Light and Other High Frequency Phenomena, My Inventions and Other Writings, Experiments with Alternate Currents of High Potential and High Frequency 1892, Very Truly Yours, Nikola Tesla  2007, The Nikola Tesla Treasury 2007, The Illustrated Tesla 2007, High Frequency Oscillators for Electro-Therapeutic and Other Purposes, Famous Scientific Illusions 1919, Tesla said, Electrical Oscillators 1919, The Strange Life of Nikola Tesla, On Electricity, X-Ray Vision 2007, A New System of Alternating Current Motors and Transformers, Lecture Before the New York Academy of Sciences: The Streams of Lenard and Roentgen and Novel Apparatus for Their Production, April 6, 1897, Reconstructed, How Cosmic Forces Shape Our Destinies 1915, The Essential Tesla 2007, The Tesla Coil 1991, The Fantastic Inventions of Nikola Tesla, The Problem of Increasing Human Energy 1900.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (150.6 Kb)   docx (32.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com