TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Núcleo de Educação a Distância

Por:   •  22/3/2023  •  Trabalho acadêmico  •  729 Palavras (3 Páginas)  •  116 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Universidade Iguaçu

Vice-Reitoria

Núcleo de Educação a Distância

Plano de Ensino do NEaD

ROTEIRO DE ATIVIDADE PRÁTICA

Tema Gerador: ENGENHARIA E POLÍTICA AMBIENTAL

Curso: Engenharia de Produção

Módulo: 01

Carga Horária Prática: 70

Semestre/Ano: 2.2022

Nome da Atividade Prática: Políticas e Boas Práticas Ambientais na Produção

Descrição da Atividade:

A questão Ambiental é uma temática que deve ser discutida em todos os setores da empresa. A adoção de políticas para aperfeiçoamento da qualidade ambiental, pode ser um diferencial competitivo para empresa.[pic 2]

Entretanto, podemos observar que existem vários locais, espalhados pelo País, em que a ocupação popular se mostra de forma irregular e sem planejamento, principalmente para aspectos relacionadas ao saneamento básico. Este aspecto potencializa a contaminação dos solos, e rios que atravessam os centros urbanos, e pode ter como agente de contribuição do cenário, além das ocupações irregulares, indústrias que não dedicam atenção e suficiência aos preceitos da Política Ambiental.

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) é o órgão responsável para elaboração do estudo de impacto ambiental e do desenvolvimento do relatório de impacto de meio ambiente.

Tarefa 1: Pesquise (na internet), quais são os tipos de poluição mais comuns que afetam nossa sociedade, apontando e elencando os agentes poluidores, justificando sua priorização.

Tarefa 2: Relacione quais Políticas Públicas Ambientais estão desenvolvidas para cada uma das poluições apontadas na atividade 1.

Tarefa 3: Realize uma apreciação crítica sobre a Política Pública Ambiental no Brasil, apontando algumas medidas simples que poderiam auxiliar na solução de problemas ambientais no país.

Tarefa 04 – Atividade in loco no entorno do Polo – Levantar empresas do ramo alimentício localizadas no entorno do Polo.

Tarefa 05 – Desenvolver um roteiro de conversa para mapear quais estratégias estão sendo praticadas para o descarte dos resíduos.

Tarefa 06 – Escolher uma das empresas para atuar na intervenção, justificando os critérios de escolha e realizar visita técnica de intervenção.

Tarefa 07 – Apresentar inadequações ou Boas Práticas encontradas no descarte de resíduos pela empresa.

Tarefa 08 – Apresentar proposição de melhorias para o descarte dos resíduos.

Tarefa 09 – Confeccionar procedimento (mapa de processos ou instrucional de cartilha) instrutiva para descarte seguro dos resíduos, destacando as normativas envolvidas no processo e Boas Práticas/Proposições de Melhoria.

Tarefa 10 – Seminário de apresentação do produto e dos resultados da intervenção.

Observação.

  1. A resposta deverá ser realizada nos respectivos itens do Campo de Resposta do Aluno e encaminhada via Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) para considerações do professor-tutor;
  2. O formato deverá ser na extensão de arquivo .PDF;
  3. Deverá ser informado na bibliografia, leis, decretos, documentos etc. utilizados. (Conforme normas ABNT).

Responda nos espaços abaixo e envie para seu tutor.

Campo de Resposta do Aluno

Resposta da atividade 1

Decorrente de um levantamento de empresas alimentícias na cidade de nova Iguaçu, foi identificado o grupo Granfino. O grupo Granfino e suas divisões Granfino Alimentos e Gran – Nutrição Animal, possuem juntos um mix de mais de 100 produtos diferentes, todos com a mesma qualidade que faz a marca um referencial. Por ser uma empresa que produz uma diversidade de produtos, a importância de uma análise técnica e da implantação de RIMA (relatório de impacto no meio ambiente) e um EIA (estudo do impacto ambiental) é necessário para honrar com a Lei 6.938.
O EIA/RIMA é uma sigla para Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental, respectivamente. Ambos são documentos direcionados à sustentabilidade, visando avaliar e precisar a intensidade e dimensão do impacto no meio 

Resposta da atividade 2

Com as perguntas elaboradas sobre a estratégia do grupo sobre a preservação do meio ambiente, obteve-se o devido resultado. As Indústrias Granfino S.A. buscam a implantação de uma gestão socialmente responsável no relacionamento com os seus públicos envolvidos e partes interessadas. Neste processo, a Granfino procura se colocar de forma corresponsável no desenvolvimento econômico integrado à preservação ambiental e ao compromisso ético-social. Focando tanto em ações relacionadas em seus clientes tanto dos seus colaboradores.
Contudo, tem foco em preservar é contribuir para um meio ambiente equilibrado de acordo com lei 6.9638/1998 que institui que a importância da proteção ambiental, referente à um meio ambiente equilibrado. No entanto, é aplicado um estudo e relatório de impacto ambiental onde foi implantado PCS programa de coleta seletiva, aonde os resíduos são descartados de maneira eficiente separando-os de acordo com a composição e propriedades. Segundo Granfino "programa de coleta e comercialização dos resíduos gerados pelos processos produtivos e consumo dos colaboradores vão para organizações de reciclagem."

Resposta da atividade n

Considerações

Professor – Tutor: Raphael Pacheco

Considerações:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (142.6 Kb)   docx (320.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com