TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PORTFÓLIO DESENVOLVIMENTO DE UMA PRENSA HIDRÁULICA AUTOMATIZADA

Por:   •  17/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.713 Palavras (11 Páginas)  •  67 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1][pic 2]

Sistema de Ensino CONECTADO

ENGENHARIA MECÂNICA

NOME DOS ALUNOS

DESENVOLVIMENTO DE UMA PRENSA HIDRÁULICA AUTOMATIZADA

CIDADE- ESTADO

2022 

NOME DOS ALUNOS

DESENVOLVIMENTO DE UMA PRENSA HIDRÁULICA AUTOMATIZADA

Trabalho Interdisciplinar das disciplinas de Controle e automação de processos industriais; Manufatura mecânica: com formação dos metais; Termodinâmica; Sistemas hidráulicos e pneumáticos; Resistencia dos materiais; Seminário Interdisciplinar VII apresentado a Universidade Norte do Paraná – Polo de Parauapebas, como requisito parcial de avaliação do 7º semestre da Graduação em Engenharia Mecânica.

Professores: Katielly Tavares dos Santos, Giancarlo Michelino Gaeta Lopes, Renan Otavio Kanashiro.

PARAUAPEBAS - PA

2022

SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        1

2        DESENVOLVIMENTO        2

2.1        TAREFA 1:        2

2.2        TAREFA 2:        4

2.3 TAREFA 3:                                                                                                             7

2.4 TAREFA 4:                                                                                                             9

2.5 TAREFA 5:                                                                                                            9

CONSIDERAÇÕES FINAIS        11

REFERÊNCIAS        1

2

1 INTRODUÇÃO

É perceptível hoje uma grande busca pela qualidade. As grandes empresas não vêem mais a qualidade como um diferencial e sim como algo que deve preexistir em seus produtos ou equipamento utilizado no dia a dia.

Os equipamentos são extremamente importantes para o desenvolvimento de uma empresa ou cooperativa. Além disso, a qualidade e nível de capacidade dos equipamentos como prensa hidráulica de uma determinada empresa ou cooperativa são indicativos para apontar o grau de desenvolvimento da mesma. Empresas e cooperativas com maiores rendas geralmente dispõem de maior poder de desempenho.

No Brasil não é diferente: à medida que o país foi se modernizando, as empresas e cooperativas brasileiras foram se desenvolvendo. O principal equipamento, das cooperativas de reciclagem atualmente e a PRENSA HIDRAULICA AUTOMATIZADA.

Por isso foi solicitado a nossa equipe o desenvolvimento deste equipamento que será mostrado nas etapas seguintes.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 TAREFA 1:

 

Dentro da cooperativa, a compactação do alumínio é algo primordial e até então a prensa hidráulica era acionada de forma totalmente manual, porém, era passível de alguns problemas que afetavam a sua segurança. Para sanar esse problema, a automação da prensa foi sugerida. Assim, responda qual é o melhor tipo de controlador que pode ser utilizado para a automação da prensa e justifique a sua escolha. Considere que o controlador será utilizado para controlar a automação somente da prensa.

 Além disso, analisando a prensa hidráulica que realiza a prensagem do alumínio, você verificou que por motivos de segurança ao operador a forma de controle para malha fechada é mais recomendada que a em malha aberta. Nesse contexto, também explique e apresente a diferença entre os sistemas de controle em malha aberta e malha fechada. Discuta também porque em processos produtivos que requerem uma determinada precisão nas ações, a preferência é utilizar um sistema de controle em malha fechada.

Imagem 1: SIMATIC S7-1500 e ET 200MP

[pic 3]

Fonte: INDUSTRY MAIL SIEMENS

Imagem 2: SIMATIC S7-1500-MCS

[pic 4]

Fonte: MCS OTAMASYON


Para controlar uma planta industrial, seja a mais simples ou complexa, necessitamos de um sistema de controle, obviamente que quanto mais complexa mais se exige deste controle. Porém, a ideia do sistema de controle é bastante simples e pode ser dividida em três partes:

  • Entradas, que são responsáveis pela coleta de informações;
  • dispositivo controlador, que manipula as informações através de um software previamente embutido; e
  • Saídas que são responsáveis pela ação.

Controle em Malha Fechada No controle em malha fechada, informações sobre como a saída de controle está evoluindo são utilizadas para determinar o sinal de controle que deve ser aplicado ao processo em um instante específico. Isto é feito a partir de uma realimentação da saída para a entrada. Em geral, a fim de tornar o sistema mais preciso e de fazer com que ele reaja a perturbações externas, o sinal de saída é comparado com um sinal de referência (chamado no vernáculo industrial de setpoint) e o desvio (erro) entre estes dois sinais são utilizados para determinar o sinal de controle que deve efetivamente ser aplicado ao processo.

Assim, o sinal de controle é determinado de forma a corrigir este desvio entre a saída e o sinal de referência. O dispositivo que utiliza o sinal de erro para determinar ou calcular o sinal de controle a ser aplicado à planta é chamado de controlador ou compensador. O diagrama básico de um sistema de controle em malha-fechada é mostrado na Figura 1.

Figura 1: Controle em malha fechada.

[pic 5]

Fonte: xxxxx

2.2 TAREFA 2:

1) Selecione uma sequência de acionamento dos pistões de acordo com as possibilidades para os atuadores A e B. Utilize a simbologia composta pelo nome do pistão seguido de + ou – para indicar o movimento (Ex: A+: Cilindro A avança, A-: Cilindro A retorna).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.6 Kb)   pdf (701.2 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com