TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROJETO INTEGRADOR EM ENGENHARIA DO PRODUTO

Por:   •  5/12/2022  •  Projeto de pesquisa  •  3.486 Palavras (14 Páginas)  •  86 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1][pic 2]

FABRICAÇÃO DE RESISTÊNCIAS ELÉTRICAS

Antônio Von Dentz de Farias Eudes Hortencio Marques da Silva Gabriel Calazans Ribas Magdaloni Henry Bueno de Lima

Marcelo Antonio dos Santos Nilson Jorge Marques Otoniel Domíngos Da Costa Rômulo Cortes de Matos

Antônio Von Dentz de Farias - RA 1418200177 Eudes Hortencio Marques da Silva - RA 2514100535 Gabriel Calazans Ribas Magdaloni - RA 2520100572 Henry Bueno de Lima - RA 3120101432

Marcelo Antonio dos Santos - RA 1418203571 Nilson Jorge Marques - RA 1419105436 Otoniel Domíngos Da Costa - RA 1418200518 Rômulo Cortes de Matos - RA 1418200310

Relatório técnico apresentado como requisito parcial para obtenção de aprovação do módulo “ENGENHARIA DO PRODUTO”, no Curso de

Engenharia de Produção, na Universidade Nove de Julho.

RESUMO

A finalidade deste trabalho gira em torno de um estudo de caso que possibilita a fabricação de resistências elétricas, com foco em seu desenvolvimento industrial. Baseado nisso, é coerente a validação dos processos e demonstrações necessários para um processo de fabricação de resistências elétricas. Evidenciando os estudos das principais etapas do processo de fabricação, como estampagem, trefilagem, crimpagem e layout de projeto de fábrica.

Palavras chaves: resistências elétricas; processo de fabricação.

ABSTRACT

The purpose of this work revolves around a case study that enables the manufacture of electrical resistances, focusing on their industrial development. Based on this, the validation of processes and demonstrations necessary for a manufacturing process of electrical resistances is coherent. Evidencing the studies of the main stages of the manufacturing process, such as stamping, drawing, crimping and factory design layout.

Keywords: electrical resistances; manufacturing process.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        5

OBJETIVO        6

PROCESSO DE FABRICAÇÃO        7

  1. CONDUÇÃO ELÉTRICA: Resistências e resistividade elétricas        7
  2. RESISTIVIDADE ELÉTRICA DOS METAIS        8
  3. CHUVEIROS ELÉTRICOS        9
  4. OPERAÇÕES DE CONFORMAÇÃO        9
  5. CONFORMAÇÃO A FRIO        10
  1. TREFILAÇÃO        10
  2. PRENSAGEM PARA A UNIÃO DOS ARAMES COM OS TERMINAIS        11
  3. ESTAMPAGEM DOS TERMINAIS        11
  1. INJEÇÃO DE RESINA PLÁSTICA        12

MÁQUINAS UTILIZADAS        13

  1. Máquina de enrolar fio resistência RX01        13

MATERIAL UTILIZADO NA ESTRUTURA DA MÁQUINA        14

DESCRIÇÃO DAS MÁQUINAS        14

MATERIAIS UTILIZADOS        15

DIMENSÕES DO PRODUTO        15

CARACTERÍSTICAS DO PRODUTO        15

  1. Liga de Ferro cromo alumínio (FeCrAl 145)        15
  2. Especificações        15
  3. Bobineira MGB RS2        16

CAPACIDADE PRODUTIVA        17

ESTUDO DE TEMPOS        19

CONCLUSÃO        22

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        23

INTRODUÇÃO

As resistências elétricas estão presentes na maioria dos equipamentos utilizados em nosso cotidiano, seja nos chuveiros elétricos com a função de fornecer calor à água, ou na composição de outros circuitos elétricos.

O aparecimento das resistências teve um grande marco na história e abriu um novo mundo para as fábricas. Atualmente existem todos os tipos de fábricas, desde pequeno porte até grandes fábricas metalúrgicas e a grande competitividade no mercado, mas devido à grande aplicação dos resistores, existe cliente para todos.

OBJETIVOS

Desenvolver um projeto relacionado aos sistemas mecânicos e aplicar os conceitos básicos assimilados no decorrer das aulas

PROCESSO DE FABRICAÇÃO

  1. CONDUÇÃO ELÉTRICA: Resistências e resistividade elétricas

Resistência elétrica é caracterizada como a capacidade de um condutor de resistir à passagem de corrente elétrica mesmo quando existe uma diferença de potencial sendo aplicada. Este fenômeno é derivado por meio de resistores que transformam a energia elétrica em energia térmica. Quando uma corrente elétrica é estabelecida em um condutor metálico, um número muito elevado de elétrons livres passa a se deslocar nesse condutor. Nesse movimento, os elétrons colidem entre si e também contra os átomos que constituem o metal, devido a este fenômeno se tem a capacidade de um condutor de resistir à passagem de corrente elétrica.

Uma das características elétricas mais importantes de um material sólido é a facilidade com que ele transmite uma corrente elétrica (é a resistência elétrica do material). A lei de Ohm relaciona a corrente I -ou taxa de passagem de cargas ao longo do tempo - à voltagem aplicada V da seguinte maneira:

V= I.R

Portanto, é possível notar que a resistência elétrica também pode sofrer variação conforme a variação da tensão e da corrente elétrica de um condutor.

Aplicação da Lei de Ohm

[pic 3]

Fonte: Eletronpi, 2017

Assim, quanto maior a intensidade da corrente elétrica (i), menor a resistência. A diferença de potencial V entre as extremidades de um condutor é proporcional à corrente que o atravessa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.5 Kb)   pdf (896.7 Kb)   docx (814.1 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com