TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Paquímetro Universal

Por:   •  19/6/2018  •  Dissertação  •  644 Palavras (3 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 3

           Metrologia

Nome: Paulo Henrique Castro de Holanda Cavalcante

Turma: 1° Mecatrônica – Noturno

RGM: 31181600189

 

                                  Mogi das Cruzes

                                         2018

Paquímetro universal:  É o paquímetro mais utilizado nas medições internas, externas, ressaltos e profundidade.

[pic 1]

Paquímetro de profundidade: Serve para medir a profundidade de furos não vazados, rasgos, rebaixos, etc.[pic 2]

Paquímetro com bico móvel (basculante): Empregado para medir peças cônicas ou peças com rebaixos de diâmetros diferentes.[pic 3]

Fonte: https://www.cursosguru.com.br/como-sao-os-paquimetros-utilizados-no-sistema-metrico/

Micrômetro de profundidade: Conforme a profundidade a ser medida utilizam-se as hastes de extensão, que são fornecidas juntamente com o micrômetro.

[pic 4]

Com discos nas hastes: Utilizado para medir dentes de engrenagens, além de medir papel, cartolina, couro, devido a uma maior área de contato proveniente do disco.

[pic 5]

PARA MEDIR PAREDE DE TUBOS

Este micrômetro é dotado de arco especial e possui o contato a 90º com a haste móvel, o que permite a introdução do contato fixo no furo do tubo.

[pic 6]

Fonte: http://www.blogdoprofissional.com.br/micrometros/ 

                      Questionário

  1. Qual é o principio de funcionamento do Micrômetro?

O princípio de funcionamento do micrômetro assemelha-se ao do sistema parafuso e porca. Utilizando-se uma porca fixa e um parafuso móvel, que ao completar uma volta completa, deslocou a medida correspondente ao seu passo.

  1.  Micrômetro para medir laterais de tubos possui contato a quantos graus e pra que? O micrômetro usado para medir parede de furos possui 90° para contato, com a haste móvel que permite a introdução de contato fixo no tubo.
  2. Qual é a diferença entre paquímetro e Micrômetro?  O micrômetro tem maior precisão de medida e consegue medir milésimos o Paquímetro mede até centésimo, isso se for convencional, se for digital a precisão deles aumenta uma casa decimal cada.
  3. Como evitar o erro de paralaxe? Para evitar o erro de paralaxe você deve alinhar seu campo de visão perpendicularmente com a peça e o instrumento de medida, assim evitando um erro visual.
  4. Quem é o responsável pelo certificado de calibração de um paquímetro e micrômetro? O responsável pelo certificado de calibração é O Instituto Nacional de Metrologia – Inmetro.
  5.  Um mecânico preciso medir um bloco do motor, Para ser mais exato a camisa aonde o pistão se encaixa precisa descobrir se existe folga entre o pistão e a camisa. Deve ser utilizado micrometro ou paquímetro e qual modelo? Neste caso podemos utilizar os dois modelos, Paquímetro universal para medir o pistão e o Micrômetro de medir parede de tubos para medir a camisa, assim sabendo a diferença que a entre uma peça e outra.
  6. Realize a leitura do Micrômetro abaixo:

[pic 7] 

Leitura: 6,33mm

  1.  Realize a leitura do Paquímetro abaixo:

            [pic 8]

  1.  Leitura 4,00mm                              B)  Leitura 24,50mm

  1. Quais componentes constitui o paquímetro?

Em um paquímetro temos, Orelha fixa, Orelha móvel, Nônio ou vernier *(polegada), Parafuso e trava, Cursor, Escala fixa, Bico fixo, Encosto fixo, Encosto móvel, Bico móvel, Nônio ou vernier (milímetro), Impulsor, Escala fixa de milímetros e Haste de profundidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (284.1 Kb)   docx (146.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com