TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Planejamento Em Micro E Pequenas Empresas Comerciais

Exames: O Planejamento Em Micro E Pequenas Empresas Comerciais. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2014  •  1.809 Palavras (8 Páginas)  •  776 Visualizações

Página 1 de 8

RESUMO

As micro e pequenas empresas representam 99% da nossa malha empresarial nacional. Com as constantes mudanças e aumentos na competitividade entre essas empresas, é cada vez mais necessário uma política especializada de gestão. E é por conseqüência dessas mudanças que surgiu a controladoria, representada pela figura do controller, que vem a cada dia que passa crescendo e ganhando mercado.

Muitos desses empresários não são preparados para isto. Dessa forma, o contador passa a ser mais procurado e tem de responder as questões e auxiliar cada vez mais estes empresários. A controladoria surgiu justamente em um momento de mudanças como este, por volta do século XX, durante a revolução industrial. Com o passar do tempo, a contabilidade deixou de ser utilizada apenas para regulamentação e registro de fatos passados e passou a ser utilizada como ferramenta de auxílio a administração das organizações.

Prova disso, são recentes pesquisas realizadas pelo Sistema Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, SEBRAE, que comprovaram que sete em cada dez empresas brasileiras encerram suas atividades antes dos cinco anos de vida, e o principal motivo a levá-las a isto é a falta de planejamento por parte de seus administradores, os quais não dão a devida importância merecida ao tal.

Com esse quadro, o sebrae realizou uma parceria com o Conselho Federal de Contabilidade, e proporcionaram um programa de atualização e reciclagem da classe contábil no Brasil, afim de melhor prepará-los para poder ajudar estas empresas a enfrentar e vencer estas dificuldades. Sendo assim, através da controladoria poderemos utilizarmo-nos de algumas ferramentas essenciais, como o fluxo de caixa e o orçamento, baseados em fontes de dados da contabilidade e da administração da própria empresa, planejando, executando e mantendo o controle de suas atividades, evitando assim determinadas surpresas indesejadas.

Palavras Chave: Controladoria; Planejamento; Micro e Pequena Empresa.

1. INTRODUÇÃO

1.1. Considerações Iniciais

A cada dia que passa, o fluxo de informações dentro de uma empresa fica maior e mais complexo, exigindo cada vez mais um número maior de dados para auxiliar à tomada de decisões. E essa complexa malha organizacional exige uma demanda cada vez maior de profissionais que consigam ter uma visão ampla.

A Controladoria proporciona ao profissional atuar na área econômica e financeira através do desenvolvimento de um sistema de informações gerenciais que proporcione essa visão ampla, com base de dados da contabilidade, que facilite o posicionamento dos executivos numa empresa, desde o aspecto operacional até o estratégico.

No Brasil, nove em cada dez empresas são classificadas como micro ou pequena empresa de acordo com o Sebrae (Sistema Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), as quais absorvem maior contingente de mão de obra em relação as grandes. O problema é que muitas dessas empresas não suportam as pressões normais do cotidiano e acabam encerando suas atividades com pouco tempo de vida. Cerca de 71% das micro e pequenas empresas abertas anualmente no Brasil fecham antes de completar cinco anos, de acordo com dados do Sebrae.

Muitos empresários defendem que o principal motivo para o fechamento de suas empresas seria a instabilidade econômica; dificuldade para aquisição de financiamentos, juros altos, queda do poder aquisitivo, etc.

Sem dúvidas esse é um motivo de bastante relevância neste ciclo de encerramento das atividades das empresas, más não é o principal. Em recentes pesquisas realizadas pelo Sebrae, constatou-se que o principal motivo para o encerramento das atividades das micro e pequenas empresas no Brasil é a falta de planejamento, tanto financeiro como estratégico.

Sendo assim, poderemos nos utilizar dos conhecimentos da controladoria como ferramenta para solucionar este problema. Ela servirá como fonte teórica para a realização desse planejamento. Na controladoria, trabalham-se os dados e informações fornecidas pela contabilidade e pela administração, visando sempre mostrar aos administradores, através da figura do controller, os pontos de estrangulamento presentes e futuros que podem colocar em risco ou reduzirem a rentabilidade da empresa.

A tarefa da Controladoria requer a aplicação de princípios sadios, os quais abrangem todas as atividades empresarias, desde o planejamento inicial até a obtenção do resultado final.

Segundo Ivanildo Guimarães Mendes1 (2002):

"O Controller é um 'almoxarife' da base de dados da empresa, onde se encontram, além dos dados, os critérios de mensuração e de valoração e as regras de decisão, entre outras informações. Essa base de dados controla todas as vertentes de decisão da empresa, sejam elas operacionais, econômicas ou financeiras".

Sendo assim, veremos como podem ser aplicados ao planejamento os conhecimentos da controladoria e como o controller pode contribuir para tal.

_____________

1 - Mestre e Doutor em Controladoria e Finanças, com MBA Executivo em Harvard, Especialista em Finanças e Professor da FAE Business School.

1.2. Objetivos

1.2.1. Objetivos Gerais

Este trabalho tem como objetivo geral o aprofundamento no estudo do planejamento, tanto no estratégico como no financeiro e operacional, nas micro e pequenas empresas do setor comercial, na tentativa de trazer soluções viáveis para esta problemática através de conhecimentos da controladoria, procurando detalhar a melhor maneira possível para os empresários realizarem este planejamento, visando auxiliá-los a solucionar problemas decorrentes da falta dele.

1.2.2. Objetivos Específicos

Evidenciar a importância do planejamento nas micro e pequenas empresas;

Estudar a melhor maneira de aplicar as técnicas da Controladoria em grandes empresas nas micro e pequenas empresas do setor comercial; e

Pesquisar a forma mais viável de criar, aplicar e manter este planejamento auxiliando os gestores dessas empresas;

1.3. Problemática

De acordo com dados estatísticos do Sebrae, nove em cada dez empresas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com