TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Adoção Do Planejamento Estratégico Nas Micro E Pequenas Empresas

Monografias: A Adoção Do Planejamento Estratégico Nas Micro E Pequenas Empresas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/10/2014  •  1.385 Palavras (6 Páginas)  •  520 Visualizações

Página 1 de 6

Instituto de Ciências Econômicas e Gerenciais

Curso de Administração

A adoção do Planejamento Estratégico nas Micro e Pequenas Empresas

Belo Horizonte

25 novembro 2013

A adoção do Planejamento Estratégico nas Micro e Pequenas Empresas

Projeto de pesquisa apresentado ao Curso de Administração do Instituto de Ciências Econômicas e Gerenciais da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Orientador:

Área: Administração Geral

Belo Horizonte

25 novembro 2013

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO

O Planejamento Estratégico é o processo de elaboração da estratégia, na qual se definiria a relação entre a organização e o ambiente interno e externo, bem como os objetivos organizacionais e com a definição das estratégias alternativas.

A adoção do Planejamento Estratégico faz com que gestores identifiquem maiores condições para as tomadas de decisões que interferem diretamente os objetivos das organizações, trazendo assim, maior embasamento e consistências das informações em situações que demandem ações rápidas e apropriadas.

Existe a necessidade de se ter um planejamento estratégico melhor elaborado e não somente focado nos resultados, mas também os meios e processos pelos quais as empresas deveriam se preocupar e trabalhar isso

de uma forma mais consciente, o que, na verdade não ocorre devido justamente ao foco em somente resultados.

2 PROBLEMÁTICA

No contexto atual nem todas as empresas realizam sequer algum planejamento, algumas pessoas abrem empresas diante da situação de não querer mais ser empregado e passam a pensar a ter seu próprio negócio e empreendimento, porém não imaginam a importância de uma pesquisa de mercado, conhecer seus clientes a fundo, a estrutura, um planejamento financeiro e de custos e, de um planejamento.

Nessa pesquisa, será considerada a importância do desenvolvimento das MPE’s após a implantação do Planejamento Estratégico. Parte-se da premissa de que após a implantação do mesmo, os resultados obtidos são mais favoráveis àquelas que o adotaram do que as empresas que não tiveram sequer algum planejamento.

Dados recolhidos do SEBRAE apontam que 40% das empresas sobrevivem somente até no primeiro ano e 8% no segundo ano, resultando em um valor de que praticamente pouco mais da metade sobrevive após dois anos de funcionamento.

Outro dado importante é o principal fator que contribui á sobrevivência da empresa, sendo o apontado como o principal fator o Planejamento, contabilizando 32% seguido de políticas de apoio, com 26%.

Entretanto, não houve, por parte da pesquisa, o objetivo de aprofundar-se sobre o tema falta de planejamento, gerando a oportunidade de elaboração de pesquisas complementares a respeito do

motivo desse não planejamento estratégico nessas empresas.

Uma das lacunas existentes refere-se aos fatores que levam a não adoção desse planejamento. Contudo, podemos considerar que esses fatores da não adoção do Planejamento Estratégico que levam ao fechamento desses quase 50% de empresas nos dois primeiros anos seriam os mesmos fatores que levam esses mesmos tipos de empresas que adotam o Planejamento estratégico ao crescimento mais rápido e organizado?

3 JUSTIFICATIVA

O Planejamento Estratégico é essencial para formulação de objetivos, para a seleção de programas de ação e para sua execução, levando em conta as condições internas e externas à empresa e sua evolução esperada.

Vários autores se preocupam em estudar tal fenômeno, estudando as grandes empresas que adotam o Planejamento Estratégico e sua importância. Entretanto não foi dada a devida atenção ao Planejamento Estratégico nas Micro e Pequenas Empresas, e nem o motivo pela não adoção do Planejamento pelas Micro e Pequenas empresas.

Diante de tal precariedade de falta de estudos sobre o Planejamento estratégico combinado ao alto índice de mortalidade em empresas com menos de dois anos, decidiu-se realizar este estudo.

4 OBJETIVOS

Diante o diagnóstico e adoções propostas às organizações, espera-se que com o Planejamento Estratégico implantado seus Gestores possam ter maiores parâmetros e artefatos em suas tomadas de decisões e ações de interesse das

referidas organizações.

Em um mundo cada vez mais competitivo é fundamental ter o Planejamento Estratégicos estruturados e integrados com demais ações das organizações, fornecendo aos Gestores condições de conduzir as organizações para uma evolução e crescimento esperado.

5 REFERENCIAL TEÓRICO

Neste estudo considerou a fundamentação teórica como alicerce, baseado na coleta de dados secundários sobre planejamento estratégico à pequenas e médias empresas.

5.1 Planejamento Estratégico

Planejamento estratégico é um assunto abordado em vários estudos acadêmicos, sendo definido por Oliveira (1998) como uma metodologia administrativa utilizada para estabelecer a melhor direção estratégica da organização, em consonância com seu ambiente.

Para Fischman e Almeida:

“O planejamento estratégico é uma técnica que pode direcionar estrategicamente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com