TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento em micro e pequenas empresas

Projeto de pesquisa: Planejamento em micro e pequenas empresas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  434 Palavras (2 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 2

1.

2. 1.2. Objetivos

1.2.1. Objetivos Gerais

Este trabalho tem como objetivo geral o aprofundamento no estudo do planejamento, tanto no estratégico como no financeiro e operacional, nas micro e pequenas empresas do setor comercial, na tentativa de trazer soluções viáveis para esta problemática através de conhecimentos da controladoria, procurando detalhar a melhor maneira possível para os empresários realizarem este planejamento, visando auxiliá-los a solucionar problemas decorrentes da falta dele.

3. 1.2.2. Objetivos Específicos

• Evidenciar a importância do planejamento nas micro e pequenas empresas;

• Estudar a melhor maneira de aplicar as técnicas da Controladoria em grandes empresas nas micro e pequenas empresas do setor comercial; e

• Pesquisar a forma mais viável de criar, aplicar e manter este planejamento auxiliando os gestores dessas empresas;

1. 1.3. Problemática

De acordo com dados estatísticos do Sebrae, nove em cada dez empresas no Brasil se classificam como micro ou pequena empresa. Estas absorvem um maior contingente de mão de obra em relação às de grande porte. A cada ano, sete em cada dez empresas abertas acabam por encerrar as suas atividade com menos de cinco anos de existência.

Existe esse grande problema porquê essas organizações muitas vezes não suportam as pressões normais do cotidiano e acabam encerrando suas atividades. São postos de serviços fechados, produtos ou serviços que deixam de ser oferecidos à sociedade, enfim um verdadeiro desperdício dos recursos que compõem as organizações.

Muitos empresários defendem que a instabilidade econômica seria a maior razão para o fechamento de suas empresas; dificuldades para aquisição de financiamentos, juros altos, queda do poder aquisitivo, etc. Realmente estes fatores ocorrem e têm grande peso na administração das micro e pequenas empresas, mas não são os principais fatores causadores de tantos problemas.

1. O Sebrae há algum tempo iniciou um trabalho de desenvolvimento empresarial junto aos pequenos empresários, no sentido de formar nestes empreendedores uma cultura de gestão, isto é, capacitação administrativa. Estes cursos foram oferecidos em todo o país. O que mais chamou a atenção dos organizadores é um assunto que os profissionais da gestão empresarial vêem com freqüência e ora comprovar-se-ia; do total de empresários que compunham estas turmas, de 60% a 70%, no início dos trabalhos, reportavam aos organizadores sua urgente necessidade de investimentos externos, mais dinheiro, mais crédito.

2. O que é mais importante e interessante neste assunto é que ao final do curso de capacitação, apenas uma pequena parte ainda pensava da mesma forma. Ferramentas de controle de custos, otimização de resultados, planejamento e outras, foram ministradas nestes cursos, transformando assim, a visão destes empresários. Deixando assim evidente que o grande problema dessas empresas era a falta de planejamento por parte de seus administradores, que, unido com esses problemas citados, torna-se fatais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com