TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Principio de Bernoulli

Por:   •  11/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.235 Palavras (5 Páginas)  •  1.403 Visualizações

Página 1 de 5

PUC Minas – Unidade Barreiro

Curso de Engenharia de Produção

Belo Horizonte/MG

RELATÓRIO IV

PRINCÍPIO DE BERNOULLI

Belo Horizonte

Março 2017

PUC Minas – Unidade Barreiro

Curso de Engenharia de Produção

RELATÓRIO IV

PRINCÍPIO DE BERNOULLI

Professora Natália

Laboratório de Física Geral II

PUC Barreiro

Belo Horizonte

Março 2017

SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO        4

2.OBJETIVOS        5

3.METODOLOGIA        5

4. RESULTADOS        6

5. ANÁLISE DOS RESULTADOS/CONCLUSÃO        7

6.REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        8

  1. INTRODUÇÃO

        A hidrodinâmica é o estudo dos fluídos (líquidos e gases) em movimento. Considere um fluido ideal (incompressível - todos os pontos tem sempre a mesma densidade - e não viscoso, ou seja, o atrito interno é nulo) escoando em regime estacionário (a velocidade do fluído em cada ponto é sempre a mesma), no interior de um tubo. Uma das maneiras de analisar a cinemática desse tipo de fluido é através da vazão ou descarga, que consiste no volume de líquido que atravessa uma determinada seção por unidade de tempo. Denotada pela seguinte equação:

         

                                                     [pic 1]

        No SI a unidade de vazão é m³/s. Para cálculos de velocidade realiza-se algumas substituições e encontra-se a seguinte equação:

                                           

                                                [pic 2]

        Outros dois princípios que devem ser analisados no estudo da hidrodinâmica são: “Equação da Continuidade” e a “Equação Bernoulli”.

        A Equação da Continuidade parte do príncipio de que se um líquido é incompressível, a vazão tanto em S1 quanto em S2 é constante.

                                                       [pic 3]

[pic 4]

        Já a Equação de Bernoulli também denominada Equação Fundamental da Hidrodinâmica, obedece uma relação entre a pressão, a velocidade e a altura em pontos de uma linha corrente, de acordo com a seguinte equação:

[pic 5]

                                               

        

Sabendo disso, em nossa quarta aula prática, teremos a oportunidade de utilizar as equações de continuidade e de bernoulli para prever qual seria a velocidade de escoamento de água por um furo em uma garrafa PET. Faremos medidas que nos permitirão medir essa velocidade  e assim verificar a validade dos cálculos feitos.

  1. OBJETIVOS

O objetivo dessa prática é calcular de três formas diferentes, a velocidade de escoamento da água, analisando a compatibilidade entre os resultados, e  determinar a vazão de água por um furo em uma garrafa PET, através dos valores de velocidade encontrados.

  1. METODOLOGIA
  • Equipamento: Paquímetro, régua e cronômetro.
  • Materiais: Um par de gominhas, uma garrafa pet e um recipiente para coletar a  água.

        A princípio colocou-se um par de gominhas em um PET. Com objetivo era de calcular a vazão de saída da água pelo furo, quando o nível de água da garrafa estivesse entre as gominhas.Em seguida, enchemos a garrafa, deixamos escorrer o fluido pelo furo e observamos.

        Então calculamos a velocidade do escoamento utilizando 2  métodos diferentes:

  • 1º Usando a equação de bernoulli

[pic 6]

Com a velocidade inicial igual a zero, e a densidade do líquido sendo constante, substituímos os valores da altura que a água cai e a aceleração da gravidade, e encontramos a velocidade de escoamento da água.

  • 2º Utilizando a equação do movimento de projétil.

No qual, medimos a altura que a água cai (∆y) , a partir do furo ate chegar no “chão”. Em seguida, tendo em vista que este movimento vertical da água é um movimento uniformemente acelerado com g= 9,8 m/s deduzimos que, ∆y=v0y.t+(1/2).g.t², e V0y=0 m/s. Substituímos os valores da altura que a água cai e a  aceleração da gravidade, e encontramos o tempo de escoamento da água. Em seguida medimos a distancia de alcance da água e encontramos a velocidade de escoamento através da relação: V= d/t .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (167 Kb)   docx (59.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com