TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Protocolo de Experimento

Por:   •  17/4/2019  •  Ensaio  •  1.332 Palavras (6 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 6

Identificação de interfaces físicas, equipamentos de rede, testes de

cabeamento (UTP) e montagem de Mini LAN.

 

Lucas Kenichi                                                                        RA: 21506968

Vitor de Andrade                                                                                                               RA: 21502520

OBJETIVOS

  1. Conhecer os equipamentos e componentes do laboratório. Cada um dos grupos deverá verificar e identificar os tipos de equipamentos no laboratório - Hub, switch, roteador, placas, interfaces, tomadas e cabos.
  2. Criar e testar segmentos de cabos par trançado, seguindo a norma EIA/TIA 568A (ou B), conforme as instruções do protocolo. Identificar as diferenças entre cabo direto e cabo crossover.
  3. Montar e testar Mini LAN.

INTRODUÇÃO TEÓRICA

A montagem de uma LAN (Local Area Network) é uma forma de conexão entre vários computadores. Quando se conecta um computador a outro, tem-se a formação de uma LAN, uma rede doméstica que abrange áreas pequenas como por exemplo uma residência, ou um andar em um prédio comercial. Caracteriza-se como sendo uma rede que permite a interconexão de equipamentos de comunicação de dados numa pequena região, entre 10 m a 10 Km [STALLING, 1997]. Outras características típicas de redes locais são as altas taxas de transmissão (10 Mbps, 100 Mbps e 1 Gbps) e baixas taxas de erro [SOARES, 1997].

Existem diferentes formas de se estabelecer a conexão entre dois ou mais computadores. Um cabo crossover conecta dois computadores sem a necessidade de um Hub ou Switch. Na elaboração de um cabo crossover, uma ponta do cabo deve ter a norma EIA/TIA 568A e a outra ponta do cabo deve seguir a configuração da norma EIA/TIA 568B como ilustrado na figura abaixo.

        [pic 1]

                                Cabo Crossover.

        Também pode-se conectar vários computadores por meio de um cabo direto, que funciona de forma semelhante, porém ele serve apenas para conectar um computador a um Hub ou Switch. Esse tipo de cabo possui as duas pontas do cabo seguindo a norma EIA/TIA 568A ou as duas pontas de acordo com a norma EIA/TIA568B de acordo com a ilustração abaixo.

[pic 2]

                                        Cabo Direto.

PASSOS EXPERIMENTAIS E RESULTADOS:

  • Equipamentos e Componentes do Laboratório:

  • Cabos UTP Cat 5
  • Conectores RJ-45
  • Descascador de fios
  • Alicate de corte
  • Climpador
  • Punchdown
  • Tomadas
  • Painel de passagem
  • Testador de cabos
  • Equipamentos do laboratório ( Switch, Roteador, placas de rede, tomadas, patch, panel, cabos e conectores)
  1. Testador de cabo básico (LAN Tester).

O testador de cabos tem a função de verificar se algum fio de um cabo está com defeito e também identificar que tipo de cabo está sendo testado (direto ou crossover). Ao se conectar as duas pontas no testador e iniciar o teste, acende-se um LED para cada um dos 8 fios que compõem o cabo, assim como acende um LED identificando se o cabo é direto ou crossover, ou se o cabo não está obtendo conexão. Caso algum destes 8 LEDs dos fios do cabo não acenda, deve-se reiniciar o processo de montagem do cabo, pois o mesmo encontra-se com defeito.

  1. Elaboração de cabo direto

        Para a elaboração de ambos os cabos, a dupla utilizou aproximadamente 3 metros de cabo. Para o cabo direto foram utilizados 1,5 metros de cabo, dois conectores RJ45, um alicate para descascar o cabo e crimpar os fios nos conectores.

        A dupla seguiu o esquema de cores do EIA/TIA 568A em ambas as extremidades do cabo após descascá-lo e expor os fios para conectá-los e crimpar no alicate. A escolha das cores é usada para facilitar a manutenção. Após crimpado, utilizou-se o testador de cabo e foi constatado que o cabo estava perfeito, com as 8 luzes acesas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (330.1 Kb)   docx (114.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com