TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O QUE É ÉTICA

Por:   •  14/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.274 Palavras (10 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 10

Universidade Federal Rural do Semiárido

Marcelo Ferreira Mota Júnior

Ciência e Tecnologia

VALLS, Álvaro L. M. O QUE É ÉTICA. 9. ed. São Paulo: Brasiliense, 2005. (Coleção primeiros passos, 177)

        

        O livro “O que é ética” do autor Álvaro Valls, trata-se da ética, como sendo um estudo que contém aspectos de reflexão, te        or científico, filosóficos, teológicos, ações humanas e inclusive, a própria vida do homem possuindo práticas racionais em seu comportamento. Cientificamente falando, apesar do ser humano ser considerado racional, este possui muitos do seus atos irracionais como: problema de liberdade, problema de consciência moral e sobretudo, da lei, entre outros.

        Na ética, os problemas teóricos são classificados em problemas gerais e fundamentais. O primeiro, dedica-se a liberdade, consciência, bem, lei e outros. Já o segundo, são os problemas de ética profissional, ética política, ética sexual, etc.  Enfatizo que este é um procedimento de cunho didático ou científico, uma vez que, na vida real eles não são separados dessa maneira.

        Os assuntos tratados de ética aparece em nossos dia a dia corriqueiramente. Por exemplo, ao subordinar um funcionário, isso devota-se somente num aspecto econômico? Ou existem outros aspectos? No entanto, o ser humano por possuir características irracionais, acata existindo o problema de consciência, ou seja, quando bate o sentimento de culpa, levando-o a pensar o sentimento de culpa.

Na arte, o poder da sedução podendo influenciar o comportamento das pessoas é um problema relacionado com a ética. No mandamento evangélico, o fato de amar os inimigos obrigatoriamente, pode ser também outro problema. Os problemas citados provocam relações com disciplinas teóricas e práticas, mas todos são problemas específicos da ética. É claro que a ética possui função descritiva, partindo-se de estudos já realizados sobre diferente épocas e lugares diferentes.

Vale ressaltar, a sociedade hoje, apresentam diferentes costumes, ideias próprias e sabedoria da sociedade milênios atrás. Em algumas sociedades, como as do antigo Egito, era comum a prática do incesto, sexo entre parentes, por aspectos como alianças político-militares, paz social, questões de honra, da religião, herança como forma de perpetuar a linhagem real, entre outras. Hoje, a maioria das sociedades modernas contém leis sobre o incesto, tornando-o como ilegal.

        Ao fazer uma análise mais aprofundada sobre costumes, verificam-se outros, bem como as alianças político-militares, a paz social, as questões de honra, da religião ou de herança. No entanto, quando equiparamos com a atualidade, época marcada pelo capitalismo avançado ou mesmo selvagem, onde a grande maioria se sustenta ou empobrece graças exclusivamente ao seu trabalho pessoal, à sua força de trabalho, independente de linhagem e de herança. No passado, verificou-se que em alguns períodos a pobreza e castidade foram os valores mais altos da escala ético-religiosa. Permitindo assim, a compreensão do homem cristão glorificar cada vez mais o burguês culto, casado, família grande, rico, cultor da vida urbana e social.

        Quando referirmos em grandes pensadores que buscavam métodos de esclarecedoras sobre igualdade de gênero humanos, a partir de princípios universais, devemos citar Sócrates e Kant. Sócrates utilizando a técnica de maiêutica, isto é, interrogar o interlocutor até que este chegue por si mesmo à verdade. Também denominado de “fundador da moral”, pois a sua ética não se baseava apenas em leis exteriores e costume do povo e de seus antepassados, mas pela convicção pessoal, alcançada pelo processo de consulta ao seu demônio interior, na tentativa de compreender a justiça das leis.

        Por outro lado, Kant procurava a ética de validade universal, apoiando-se na ideia de igualdade fundamental entre homens. Tendo a sua filosofia voltada para o homem, denominada de filosofia transcendental, porque busca encontrar no homem as condições de possibilidade do conhecimento verdadeiro e do agir livre. No centro das questões éticas, aparece o dever, ou obrigação moral, uma necessidade diferente da natural, ou da matemática, pois necessidade para uma liberdade. O dever obriga moralmente a consciência moral livre, a vontade verdadeiramente boa deve agir sempre conforme o dever e por respeito ao dever.

        No mundo dos filósofos, outros grandes nomes devem serem citados como Platão, Aristóteles, Santo Agostinho e Santo Tomás de Aquino, Maquiavel e Spinoza, Hegel e Kierkegaard, Marx e Sartre, a cada dia enfrentamos problemas teóricos e práticos, éticos, morais ou de qualquer outra natureza, onde tentamos soluciona-los, baseando-se em ideias, hipóteses ou teorias, com a ajuda daqueles que mais pensaram em sua época, sobre questões do nosso cotidiano.

Na Grécia Antiga, sabe-se que inúmeras ideias, definições e teorias apareceram e estas permanecem até hoje. Sócrates, Platão e Aristóteles, são considerados pelos estudiosos os principais pensadores pela concentração de saber. O pensamento grego surgiu a partir de um estudo feito sobre a natureza do bem moral, buscando assim, o princípio absoluto da conduta. Platão foi um grande discípulo de Sócrates, partindo-se da ideia em que todos os homens buscam a felicidade no centro de preocupações éticas. Ou seja, durante a sua vida, os homens deveriam procurar a ideia mais importante da ideia do Ser e do Bem.

A partir deste Bem superior, o homem precisa buscar descobrir uma proporcionalidade da bens, que o ajudem a chegar ao ser absoluto. Sendo o sábio o ser que assemelhar-se ao Deus, tanto quanto lhe é possível humanamente. Segundo o diálogo das Leis, afirma que "Deus é a medida de todas as coisas". Contendo assim, uma ideia própria de Bem, uma ideia perfeita e subsistente.

Em outra pesquisas feita por Platão, ele verificou um outro quadro geral de virtudes diferentes, são elas: Justiça, prudência ou sabedoria, fortaleza ou valor e temperatura. Assim, o que mais caracteriza a ética platônica é a ideia do Sumo Bem, da vida divina, da equivalência de contemplação filosófica e virtude, e da virtude como ordem a harmonia universal. A maioria de seus escritos tem a forma de diálogos, que são lidos com muito prazer e interesse intelectual e moral. Já o seu discípulo Aristóteles, filósofo da mesma estatura de seu mestre, tem um outro estilo em seus escritos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)   pdf (118.5 Kb)   docx (16 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com