TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que é Linux

Ensaio: O Que é Linux. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2013  •  Ensaio  •  511 Palavras (3 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 3

O que é Linux?

O Linux é um sistema operacional derivado do Unix, feito para rodar em computadores pessoais .

O Linux faz tudo o que você poderia esperar de um Unix moderno e completo . Suporta multitarefa real , memória virtual , bibliotecas dinâmicas , redes TCP/IP, nomes de arquivos com até 255 caracteres e proteção entre processos (crash protection), além de muitas outras funcionalidades que deixariam esta lista extensa demais .

Um grande atrativo que o Linux oferece é o fato de poder trabalhar tanto como servidor de aplicações quanto como estação de trabalho .

E o melhor de tudo : É GRATUITO .

O que é uma Distribuição Linux?

Pelo fato de o Linux ser um software de livre distribuição , muitas pessoas e até mesmo empresas se empenham em organizar o kernel e mais uma série de aplicativos e manuais para que o sistema fique cada vez mais amigável .

A esse conjunto de aplicativos mais o kernel dá-se o nome de distribuição Linux. Algumas distribuições Linux são maiores que outras, dependendo da quantidade de aplicativos e a finalidade a que se propõem. Existem desde distribuições que cabem num disquete de 1.44Mb até distribuições que ocupam vários CDs.

Entre as " grandes " distribuições pode-se citar : Kurumin (Brasileira), Conectiva , SuSE, Debian, Ubuntu e Red Hat.

O kernel do Linux

Embora o kernel seja uma parte importante do Linux, ele sozinho não constitui o sistema GNU /Linux. O kernel é o “ núcleo ” do sistema e é responsável pelas funções de mais baixo nível , como o gerenciamento de memória , gerenciamento de processos e da CPU. O kernel também é o responsável pelo suporte aos sistemas de arquivos , dispositivos e periféricos conectados ao computador , como placas SCSI, placas de rede , de som , portas seriais , etc. É chamado Linux o conjunto do kernel e demais programas , como shells, compiladores , bibliotecas de funções , etc.

O ambiente gráfico

No Linux a responsabilidade pelo ambiente gráfico não é do kernel e sim de um programa especial , o XFree86. No entanto , este programa provê apenas as funções de desenho de elementos gráficos e interação com a placa de vídeo . A interação final do usuário com a interface gráfica se dá através de programas gerenciadores de janelas, como o KDE, o WindowMaker e o GNOME, e são eles os responsáveis pela " aparência " do seu Linux.

A separação do ambiente gráfico do resto do sistema apresenta muitas vantagens . Como o ambiente gráfico consome recursos do sistema , é possível desativá-lo, principalmente em servidores , resultando assim em um melhor desempenho de outras aplicações , uma vez que a quantidade de processamento da CPU que seria utilizado para o XFree86, poderá ser utilizado para essas aplicações .

O Linux também pode funcionar em modo texto . Nesse caso a interação com o usuário se dá por meio de um Shell (interpretador de comandos ), como o Bash, que é capaz de interpretar e executar comandos digitados pelo usuário.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com