TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Questionário Avaliação – Concreto

Por:   •  3/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.370 Palavras (6 Páginas)  •  127 Visualizações

Página 1 de 6

Questionário Avaliação – Concreto

1) Cimento + água + areia + brita + aditivo.

Agregados: resistem à compressão; resistir à brasão; colaborar na plasticidade (% de granulometria).

Aglomerante (cimento): uni os grãos de agregados; resiste à tração; impermeabilizam; plastificam a mistura quando fresca.

Água: propicia as reações químicas do CP; dá plasticidade à mistura fresca; é um determinante para a resistência mecânica e durabilidade do concreto.

Aditivos: cada aditivo tem sua função. Ex: retardar pega, incorporar ar, acelerar pega, etc.

2) Estruturas: vigas, lajes, pilares, fundações, muros. Blocos para: alvenaria, pavimentação, lajes pré-moldadas.

Pisos; piscinas; telhas; tubos; pavimentação de estradas.

3) 30 m³, 35 Mpa, Abatimento 100 mm, 25 mm.

4) O traço em massa é medido em Kg, já o traço em volume é dado em m³. O traço em massa costuma ser mais preciso. O traço em massa é usado em laboratório e o em volume usado na produção de argamassas e concretos em obras.

5) É a relação entre a quantidade de água (em massa, kg ou volume (L, dm³) ) e a quantidade de aglomerante (cimento) em massa (kg). No concreto fresco influência principalmente na segregação, na plasticidade, na fluidez e na trabalhabilidade. Já no concreto a relação a/c afeta a resistência a compressão, a permeabilidade e a durabilidade do concreto (quanto menor a relação mais durável as estruturas).

6) Manual: 1º espalha a areia (camada de 15 cm); 2º sobre a areia derrama o cimento; 3º mexer os dois até ficar uma mistura uniforme; 4º espalhar essa mistura; 5º colocar a pedra sobre a camada e misturar tudo; 6º fazer um monte com um buraco no meio; 7º adicionar água aos pouco.

Betoneira: 1º Coloca a pedra na betoneira; 2º Adiciona metade da água e misture por um minuto; 3º Ponha o cimento; 4º Por último ponha a areia e o resto da água.

7) Deve ser efeito imediatamente após o lançamento do concreto; evitar tripidação da moldura para não formar vazios; cuidar com o excesso de vibrações.

8) Para execução do ensaio dos corpos de prova de concreto, é necessário que as superfícies onde se aplicam as cargas sejam planas, paralelas e lisas de modo que o carregamento seja uniforme e garantindo ortogonalidade em relação ao eixo longitudinal do corpo de prova. O capeamento serve para diminuir as possíveis irregularidades nas extremidades com o capeamento com argamassa de enxofre.

9)  A cura é um conjunto de medidas tomadas para evitar a evaporação da água de amassamento utilizada na dosagem do concreto aplicado. O objetivo da cura é manter o concreto saturado, ou o mais possível de saturado até que os espaços da pasta de cimento fresca, inicialmente preenchida com água, tenham sido preenchidos pelos produtos da hidratação do cimento até a condição desejada. Ex: Cura úmida: consiste em manter a superfície do concreto úmida por meio de aplicação de água; Cura química: neste caso, utiliza-se um produto que forma uma película que impede a evaporação da água; Cura térmica: este processo é considerado o mais eficiente por utilizar câmaras aquecidas e otimizar o ganho de resistência do concreto.

10) Ensaio de abatimento do tronco de cone (Slump Test): é realizado para verificar a trabalhabilidade do concreto em seu estado plástico, buscando medir sua consistência e avaliar se está adequado para o uso a que se destina. Slump ou Abatimento deve ser maior que 70 mm, sendo o mais recomendável, valores entre 80 e 100 mm (Slump = 90 +/- 10 mm )

Como funciona: Neste ensaio, colocamos uma massa de concreto dentro de uma forma tronco-cônica, em três camadas igualmente adensadas, cada uma com 25 golpes. Retiramos o molde lentamente, levantando-o verticalmente e medimos a diferença entre a altura do molde e a altura da massa de concreto depois de assentada 

11) Trabalhabilidade: Conceito que identifica a menor ou maior aptidão do concreto ser empregado sem perda de homogeneidade. Determina a facilidade com a qual os concretos podem ser misturados, lançados, adensados e acabados.

Consistência: está relacionado a características inerentes ao próprio concreto e está mais relacionado com a mobilidade da massa e a coesão entre seus componentes.

12) Traço do concreto; granulometria e traço do agregado; aditivos; adensamento.

13) Resistência à tração: É a resistência à força de tensão, uma força que age para estica-la. A resistência à tração é medida como a quantidade de força necessária para quebrar uma substância por estiramento.

Resistência à compressão: Consiste na capacidade das peças de concreto em absorver as tensões da compressão axial. Há fatores que influenciam na resistência como a relação água/cimento, grau de hidratação, adições e aditivos somados ao transporte, lançamento, adensamento e cura do concreto.

14) Quantidade; resistência; consistência; dimensão máxima do agregado graúdo.

15) A primeira verificação a ser feita é a conferência do lacre do caminhão com o código da nota, além desse código constam na nota fiscal outras informações referentes à resistência, ao abatimento e sua tolerância e traço, assim como o uso de aditivos. Após a checagem desses documentos, o concreto está liberado para ser testado (Slump Test).

16) Impermeabilizante: atuam nos poros dos concretos, absorvendo a água.

Aceleradores de pega: aumentar a velocidade de hidratação do cimento, diminuindo assim o tempo do início de pega;

Incorporadores de ar: Produzem misturas mais coesivas; Reduzem segregação; Reduzem a exsudação; Permitem o uso de agregados mal graduados; Aumentam a trabalhabilidade do concreto.

17) Pasta: Material resultante da mistura de aglomerante e água. Tem a consistência da “pasta dedente”.

Nata: É uma pasta onde há excesso de água. Tem a consistência de uma “lama”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (99.7 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com