TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O RESUMO DE GEODÉSIA

Por:   •  14/1/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.155 Palavras (9 Páginas)  •  101 Visualizações

Página 1 de 9

C&T ESCOLA TÉCNICA

CURSO TÉCNICO EM AGRIMENSURA

FABIO CESAR CONCEIÇÃO TEIXEIRA

GEODÉSIA

Belém-PA, 15 de janeiro de 2021

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO........................................................................................................03

2 DESENVOLVIMENTO TEÓRICO ...........................................................................04

2.1 APLICAÇÃO DA GEODÉSIA... ...........................................................................04

2.2 SISTEMA GEODÉSICO GLOBAL E BRASILEIRO ............................................06

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS ....................................................................................08

REFERÊNCIAS .........................................................................................................09

1 – INTRODUÇÃO         

A geodesia tem o seu surgimento a partir das culturas do Médio Oriente, a partir do momento em que esta civilização se viu com a necessidade de conhecer o mundo que os rodeava e, consequentemente, a forma e dimensão da terra, objetivando-se assim o levantamento e a divisão por partes das propriedades.

A expressão geodésia foi utilizada primeiramente por Aristóteles nos anos 384-322 antes de Cristo, e pode ser caracterizada como ‘divisões da terra’ bem como ‘dividir a terra’. A mesma poderá ser considerada tanto um ramo da Engenharia como também da Geociência. Cuja a sua finalidade principal esta ligada ao levantamento e reprodução do formato da superfície terrestre com as suas fisionomias naturais e artificiais. De acordo com Helmert (1880), a geodésia consiste no ramo da ciência responsável por realizar a medição e a representação de toda a superfície terrestre.

Sendo assim, de acordo com a conceituação dada pelo dicionário Webster, geodésia pode ser caracterizada como:  “o ramo da matemática aplicada que se preocupa com a determinação do tamanho e da forma da Terra, com a exata posição de pontos sobre a sua superfície e com a descrição das variações do seu campo de gravidade”. Entretanto, vale ressaltar que a geodésia, nos dias atuais, supera está conceituação, não sendo considerada tão somente uma matemática aplicada e tão menos está voltada basicamente para a pratica de averiguações.  

Os primeiros objetivos que consistiam a geodésia eram compostos pela investigação, completamente no que tange nos dias atuais. Sendo assim nota-se dois períodos bem distintos acerca da geodésia, o primeiro sendo chamado de Geodesia Clássica que consistia em realizar levantamentos a partir de partes de terra com o intuito de que fossem representados cartograficamente, por meio de trabalhos de campo. Logo em seguida, por volta da década de 70, surgiu o período da Geodésia Espacial, modificando, assim sendo, as metodologias de trabalho realizados antes.

No final do Século XX com a crescente evolução dos aparelhos eletromagnéticos, sistemas computacionais, assim como, a Engenharia Espacial com a colocação dos primeiros satélites espaciais em órbita, vieram a facilitar o ajustamento e medição das redes globais de Triangulação. Foi então quando surgiram os primeiros sistemas geodésicos de referência (WGS84 – World Geodesic System 1984), que permitiam uma localização precisa em qualquer ponto do globo terrestre, obtendo para tal uma distorção mínima. Resultante desta constante evolução até aos tempos de hoje, surgem diversas aplicações que servem de apoio em diversas áreas tais como, a Agricultura, a Agrimensura, a Navegação, entre outras.

De acordo com os ensinamentos de Torge (1991, p. 416), a Geodésia poderá ser classificada em três segmentos distintos, sendo eles a Geodésia Global incumbida de realizar a demarcação da Terra como também o seu campo gravitacional externo. Tem-se também a Geodésia Local cuja a sua função principal é determinar as bases do espaço terrestre e da área gravitacional de um determinado ponto da terra, como por exemplo uma cidade. Sendo assim, serão implantados um elevado número de pontos que irão funcionar como comandos, possibilitando assim a formação das redes geodésicas e gravimétricas pelas quais terão como intuito principal servir de suporte para os levantamentos topográficos.

Vale ressaltar que a topografia consiste na parte integrante da geodésia, principalmente quando se trata de projeções topográficas acerca de plano horizontal, possibilitando assim uma maior facilidade no seu manuseio.  

O Brasil, atualmente, ainda se vem, por parte dos profissionais do ramo topográfico, utilizando-se da defasada conceituação dada antigamente, pelas quais tinha como base a diferenciação da topografia com a geodésia simplesmente devido a primeira não levar em conta a curvatura da terra e na geodésia está curvatura será considerada. Entretanto está conceituação dada não se pode mais ser levada em consideração, principalmente a partir do momento em que se necessita de um levantamento topográfico georreferenciado. Sendo assim, pode-se afirmar que a diferença principal existente entre a topografia e a geodésia consiste na extensão da área a ser analisada.  

2 – DESENVOLVIMENTO TEÓRICO

2.1 – APLICAÇÃO DA GEODÉSIA

A geodésia consiste na ciência que investiga o formato e as dimensões do planeta Terra, bem como a determinação do campo gravitacional e da superfície oceânica. A geodésia utiliza-se de procedimentos geométricos sobre o território terrestre, aplicando medições angulares e de espaços, pelos quais serão correlacionadas com as especificações astronômicas. Proporciona também mensurações gravimétricas com o intuito de especificar o espaço de gravidade da área terrestre, possibilitando assim praticar o rastreio do território terrestre utilizando-se satélites artificiais.  

Sendo assim, de acordo com a Peter Vanicek, a geodésia poderá ser utilizada na:

  • Produção de Mapas: Sendo aplicada na disposição e na fixação de pontos que funcionarão como controles, tanto nas direções horizontais como também verticais, na superfície da terra, proporcionando assim a formação de uma base de pontos georeferenciais que funcionarão como estruturas de apoio para o exercício de mapeamento realizado cartograficamente;
  • Planejamento Urbano: No que diz respeito ao planejamento urbano a geodésia possui papel fundamental, pois a mesma possibilita o desenvolvimento dos meios urbanos por meio de seus pontos de controle geodésico pelas quais serão usados na identificação e localização de vias urbanas;
  • Projetos de Obras de Engenharia: A geodésia possui uma grande importância para as obras de engenharia. A construção de barragens, pontes e edifícios de grande porte necessitam, antes de mais nada, de plantas georeferenciais para que a obra seja perfeitamente projetada e instalada;
  • Ecologia: A geodésia realiza constantes monitoramentos em relação aos movimentos da terra, no que diz respeito a extração do petróleo, ou seja, analisa a ação do homem na natureza e as consequências deixadas pelos mesmos;
  • Hidrologia: As características fundamentais das bacias hidráulicas, como o seu posicionamento serão informados pela geodésia.

Vale ressaltar que a Geodésia subdivide em dois distintos grupos, sendo eles: a geodésia geral que tem a função de determinar a forma e as dimensões da Terra; e a geodésia aplicada tendo como principal objetivo a determinação, de forma absoluta, de posições de pontos encontrados na superfície terrestre, com o intuito de que seja realizado mapeamentos, dentre outras.

2.2 SISTEMA GEODÉSICO GLOBAL E BRASILEIRO

O processo geodésico se particulariza pela caracterização do elipsoide referencial, por meio de um datum e, também, pelo desvio da vertical do lugar, que consiste em um modelo matemático pelo qual é representado a terra, superfície esférica em uma carta, superfície planificável, ficando caracterizado pelos preceitos iniciais, consistindo assim nas coordenadas geodésicas a partir de uma marcação devidamente georeferenciada, uma base geodésica, como também pelo azimute da referida base. As coordenadas firmam o ponto no elipsoide referencial. A base, no que lhe diz respeito, viabiliza a escala, ao mesmo tempo que o azimute direciona o sistema. Vale ressaltar que a vertical estipulada pelo sentido do fio de prumo sobre o território físico da Terra pode não ajustar-se em relação a normal do elipsoide. Ocorrendo assim o surgimento do desvio vertical.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)   pdf (110.7 Kb)   docx (15.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com