TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O RESUMO: GESTÃO DA PRODUÇÃO

Por:   •  14/10/2021  •  Projeto de pesquisa  •  835 Palavras (4 Páginas)  •  103 Visualizações

Página 1 de 4

GESTÃO DA PRODUÇÃO

1 SISTEMA DE TRANSFORMAÇÃO

Foi abordado que o sistema de transformação são as atividades, recursos e materiais que serão utilizados para criação de produtos e/ou serviços, onde existe um processo com as entradas (inputs), onde a matéria-prima sofre um processo de transformação tendo como resultado a criação de produtos ou serviços que são as saídas (outputs).

2 CONCEITO DE GESTÃO DE PRODUÇÃO

É o gerenciamento dos recursos destinados para a produção de algum produto ou serviço. E também para atender às exigências dos clientes. Onde possui cinco objetivos de desempenho, que são: qualidade, velocidade, confiabilidade, flexibilidade e custo.

3 SISTEMA DE PRODUÇÃO

3.1 Produção em Linha

É onde os produtos fluem em uma esteira passando por todos as fases na produção, em uma sequência fixa. Assim, tornando padrão os produtos, mão de obra menos especializada, e favorecendo automação. Exemplo: montagem de veículos, eletrodomésticos e frigoríficos.

3.2 Produção por Lotes

São os lotes que passam por toda linha de produção em funções de diferentes sequências. Exemplo: oficinas de reparo, têxteis em pequena escala.

3.3 Produção de Projetos/Produtos Únicos

É o atendimento de uma necessidade específica do cliente, onde o processo se volta para sua execução, a capacidade de produção pode ser ilimitada. Exemplo: construção civil, fabricação de navios, aviões.

4 LOGÍSTICA E GESTÃO DE CADEIA DE SUPRIMENTOS E DISTRIBUIÇÃO

4.1 Logística

É a gestão de materiais utilizados nas operações corporativas, além de incluir a administração financeira. Contempla o plano da produção, bem como o transporte, o armazenamento e a distribuição dos recursos.

4.2 Cadeia de Suprimentos

Conhecido também como supply chain, é tudo que faz parte do ciclo de vida de um produto, desde a produção até a entrega ao consumidor. Quem faz parte desse procedimento são fabricantes, fornecedores, distribuidores, consumidores e varejistas.

4.3 Diferenças entre Logística e Cadeia de Suprimentos

A logística foca no transporte e no armazenamento de mercadorias, e a cadeia de suprimentos nos aspectos de aquisição e fornecimento de bens, que é responsável por tarefas operacionais relacionadas, de maneira direta ou indireta, ao produto, que é o caso de depósitos, compras, inventários, etc.

4.4 Vantagens em possuir a Gestão de Cadeia de Suprimentos

Para uma empresa que deseja possuir uma gestão de cadeia de suprimentos terá como vantagens competitivas: a diferenciação no mercado, redução de custo, aumento da eficiência, diminuição no nível de serviço, aumento da satisfação do cliente, melhorias no atendimento e manutenção da atividade da empresa no mercado.

5 GESTÃO DA MANUTENÇÃO

É o processo de supervisão do funcionamento regular dos recursos técnicos, e de recursos permanentes como máquinas, equipamentos, instalações e ferramentas.

5.1 Manutenção Planejada Preventiva

Permite reduzir/evitar falhas ou quedas no desempenho dos equipamentos. Nela, existem tarefas sistemáticas como: as inspeções, substituição de peças e reformas.

5.2 Manutenção Planejada Preditiva

Analisa através de dados e instrumentos específicos, as variáveis de desempenhos de um equipamento, como: temperatura, vibração, resistência e reações químicas, dentre outras, evitando erros e falhas durante a produção.

5.3 Manutenção Planejada Corretiva

Usada a partir do planejamento da equipe, segurança e da execução de melhorias dos serviços.

5.4

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (43.2 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com