TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O RESUMO PRODUÇÃO MAIS LIMPA E ECOEFICIÊNCIA

Por:   •  30/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  671 Palavras (3 Páginas)  •  108 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

FACULDADE REDENTOR

CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

BRENO ALVES MELLO

 PRODUÇÃO MAIS LIMPA E ECOEFICIÊNCIA

Paraíba do Sul

2021

[pic 2]

BRENO ALVES MELLO

 PRODUÇÃO MAIS LIMPA E ECOEFICIÊNCIA

[pic 3]

Professor: Italo Coutinho

Paraíba do Sul

2021

Na atmosfera capitalista em que vivemos hoje, percebe-se um grande sofrimento de todo o nosso ecossistema por causa do simples fato da produção desenfreada, reduz a vida do produto, não importa como seja produzido, cada vez mais resíduos são gerados ou até mais desperdício do que o próprio produto. Há pesquisas constantes de soluções para minimizar os problemas ambientais e permitir que os gestores adotem ferramentas para ajudar organizações em todo o mundo a tomar iniciativas sobre questões relacionadas à gestão de recursos naturais (VAN BERKEL, 2000).

A produção mais limpa e a ecoeficiência estão começando a trabalhar essa questão na indústria, a ideia é reduzir os danos que causamos ao meio ambiente ao longo dos anos. Hoje em um mundo globalizado esse tipo de problema está sendo cada vez mais levantado em discussões importantes e necessárias, para cada vez mais produzirmos mais com menos e gerar menos resíduos. De acordo com o Worldwatch Institute (2000), “As economias não serão suportáveis por muito tempo a menos que o ambiente natural que as sustenta o seja”.

É de suma importância uma nova versão que reconstrua conceitos e vise aplicar tecnologias mais limpas nos processos produtivos das indústrias, o que gerará mais saúde ambiental, empresarial, social e por fim, econômica para as empresas, já que este é o objetivo principal.

Produção mais limpa significa produzir com redução de matérias-primas, água, energia, colaboradores e insumos em geral, além de buscar sempre materiais menos tóxicos e por meio de ajustes nos processos produtivos geras menos resíduos e controlar os mesmos.

Percebe-se que com a produção mais limpa, com menos rejeitos e insumos utilizados, isso representará menos agressão ao meio ambiente e possivelmente menos custos.

A produção mais limpa e a ecoeficiência são muito importantes no cenário em que se encontra o Brasil, para que empresas parem de sofrer com a falta de recursos, cada vez devemos produzir mais com menos.

A P+L é trabalhada encima do tripé, eficiência, produção e redução. Quanto maior a eficiência melhor, a produção é mais uniforme e a efetividade é maior e menos resíduos são gerados. A produção mais limpa trouxe um processo de melhoria contínua que visa fazer com que as atividades produtivas sejam menos nocivas ao meio ambiente e mais eficientes.

A ecoeficiência surgiu como uma ideia de aumentar o lucro das empresas e reduzir os impactos ambientais. Com a evolução da globalização e sustentabilidades ideais como a ecoeficiência estão cada vez sendo mais relevantes. O termo ecoeficiência foi inserido em 1992 pelo Word Business Council for Sustainable Development, diante da publicação do livro Changing Course.

De acordo com Celso Foekel (2008), a ecoeficiência é um método para melhoria continuada dos processos, serviços, produtos, local de trabalho, qualidade de vida e para reduzir os custos de produção e os impactos ambientais. O objetivo é, basicamente, reduzir a geração de resíduos e a poluição e os detritos onde são gerados, e não somente trata-los em estações de tratamento, filtros de purificação ou usinas de reciclagem. O produto da ecoeficiência é uma maior eficiência operacional, uma minimização dos impactos ambientais, além da redução de custos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (88.9 Kb)   docx (16.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com