TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Resumo Cultivo Indoor - SNCT

Por:   •  25/5/2023  •  Relatório de pesquisa  •  513 Palavras (3 Páginas)  •  41 Visualizações

Página 1 de 3

SISTEMA PORTATIL AUTOMATIZADO DE CULTIVO INDOOR

Ana Clara Claudino1; Larissa Nascimento Romero1; Alinne Montuani Batagioti1; Júlia Lima Moraes da Silva1; Ellen Rafaella dos Santos Dias1.

1 Aluno(a) do Técnico em Automação Industrial Integrado ao Ensino Médio, IFSP Câmpus São José dos Campos, ana.claudino@aluno.ifsp.edu.br 

2 Professor/Orientador – Ivan Lucas Arantes.

3 Professor/Orientador – Caue de Oliveira Ferreira.

RESUMO

Sabendo da dificuldade do cultivo de plantas por pessoas que não possuem tempo ou que moram em locais com difíceis condições para o plantio, além dos cuidados demandados para o cultivo, foi idealizado o projeto de uma horta automática com a maior independência possível dos cuidados de um usuário e de baixo custo para assim facilitar o cultivo de plantas, hortaliças, entre outros. Sendo assim, o objetivo da horta automática é proporcionar o cultivo de plantas de forma autônoma, garantindo a disponibilidade de água e nutrientes nas quantidades adequadas, viabilizando o plantio em locais não adequados em primeiro instante.

Foi projetado e construído um sistema simples em que são fornecidos auxílios básicos para o crescimento e cultivo da planta, como água e luz. A partir desses pontos definidos, foram realizadas pesquisas sobre o crescimento e cultivo de plantas, bem como da estrutura e materiais a serem utilizados para montagem do protótipo.

Um modelo 3D do protótipo da horta automática foi feito em software de auxílio para desenhos 3D, Tinkercad, para melhor visualização do sistema. Tal modelo passou por diversas modificações ao longo do desenvolvimento do projeto até chegar em sua versão final, a estrutura projetada foi construída por impressão 3D com filamento de PLA, o que implica de forma positiva na redução de custos, de materiais e de tempo, além da qualidade do produto e facilidade de armazenamento.

Através de uma série de conexões elétricas entre componentes como, sensor de umidade, sensor de luz, bomba d’água submersa, placa de prototipagem Arduino, fitas de led, display lcd e protoboards, bem como a programação de parte desses componentes, foi implantada a metodologia do projeto. O sistema proporciona por meio de uma bomba d’água submersa, o regamento automático do solo, isso quando o sensor de umidade detecta que o solo está seco, o display lcd sinaliza essas condições ao usuário, descrevendo na tela sua condição atual, isso é: se está úmido ou seco. Além disso, o display também sinaliza o status da bomba enquanto estiver acionada. As fitas de led dão suporte de luz para a realização da fotossíntese em dias nublados ou na ausência da luz do sol.

Com a automatização do processo de plantio e a ocupação de espaço mínimo, a horta torna o cultivo mais simples e fácil de ser criada em qualquer ambiente, como: apartamentos, casas, jardins, entre outros. Além do projeto trazer praticidade diária, há a contribuição ao meio ambiente, o crescimento da planta não agride o solo da terra, não é utilizado produtos químicos e agrotóxicos. Sendo assim, uma estrutura foi criada para o crescimento de plantas em um local parcialmente controlado e sem intervenção humana em alguns processos, garantindo condições fundamentais para o crescimento delas de forma automatizada e de baixo custo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (51.7 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com