TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Resumo Ferrovias

Por:   •  27/1/2020  •  Seminário  •  749 Palavras (3 Páginas)  •  100 Visualizações

Página 1 de 3

Resumo Ferrovias

  1. Infraestrutura Ferroviária

A infraestrutura é um conjunto de obras que tem como objetivo formar a plataforma ferroviária e suportar a Via Permanente, mantendo o traçado adequado para que haja o tráfego.

[pic 1]

  1. Obras de Terraplenagem

Podem ser cortes ou aterros com função de permitir a implementação da plataforma, para posterior construção da via permanente.

  1. Obras de Arte Especiais

São as pontes, os viadutos, as passagens inferiores, e até mesmo os túneis.

  1. Obras de Arte Correntes

  1. Superficiais

[pic 2]

  1. Profundas

Drenos longitudinais de corte, espinhas de peixe e colchão drenante.

  1. Plataforma e Bitola

A plataforma é a área destinada ao assentamento da via permanente, dependendo da bitola adotada no projeto. A bitola é a distância entre as faces internas de dois boletos, medida a 16 mm abaixo do plano de rodagem. (Tolerância -3 mm e + 6mm em retas, e +10 mm em curvas)

Bitolas: Internacional – Padrão: 1,435 m, Bitola Padrão: 1,60 m (bitola larga) e bitola estreita: 1,00 m.

Jogo da via: Distância entre as faces externas dos frisos das rodas, medido 10 mm abaixo do plano de rodagem.

        Escolher a bitola é fundamental tanto para o traçado quanto para a exploração econômica da ferrovia.

  1. Superestrutura Ferroviária

A superestrutura é responsável por receber as cargas provenientes das rodas dos veículos ferroviários e transmiti-las para as camadas inferiores com segurança, para chegar de maneira atenuada na plataforma.

  1. Sub-Lastro

Tem como objetivo transmitir os esforços provenientes das camadas superiores para a plataforma de maneira a não danificar esta (evita a penetração do lastro na plataforma), aumentar a resistência do leito, bem como diminuir a espessura do lastro (economia) e impedir o fenômeno de bombeamento de finos. (Expansão máxima de 1% e CBR de mínimo 30). Geralmente usam-se sub-lastros com 20 cm de espessura.

  1. Lastro

Tem como função transferir de maneira atenuada os esforços provenientes dos veículos ferroviários para as camadas inferiores, bem como formar um suporte com certo grau de elasticidade, atenuando também a trepidação das passagens dos veículos. Também deve impedir o deslocamento dos dormentes, e facilitar a drenagem da superestrutura.

Ensaio dos materiais -> Resistência à abrasão: Ensaio Los Angeles, para verificar a resistência da brita.

Socaria -> Compactação do Lastro que se encontra sob os dormentes.

  1. Dormentes

São vigas transversais à linha, responsáveis por oferecer suporte ao trilho e pela transmissão dos esforços para o lastro. Também deve manter a distância entre os trilhos (bitola).

A escolha dos dormentes é influenciada pelo volume de tráfego, a velocidade da linha, a carga máxima por eixo e os custos de manutenção.

Madeira-> Menor custo inicial, resistem a grandes cargas por eixo, possuem grande flexibilidade, rolamento suave, um bom isolamento elétrico e permitem o uso de bitola mista. Por outro lado necessita de um tratamento, é inflamável, necessita de uma política de reflorestamento, possui uma vida útil decrescente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (119 Kb)   docx (123.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com