TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Resumo Landfill

Por:   •  30/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  719 Palavras (3 Páginas)  •  97 Visualizações

Página 1 de 3

Avaliação pré-remedial do impacto da poluição do aterro municipal no solo e águas subterrâneas rasas em Subotica, Sérvia

Na Sérvia, os sistemas de gestão de resíduos sólidos são pouco desenvolvidos, acarretando um grande número de locais cada vez mais poluídos nas últimas décadas. Houve tentativas de implementar tanto legislações nacionais quanto internacionais, porém os resíduos continuam a ser eliminados de forma inadequada.

O aterro sanitário objeto de estudo deste artigo não possui nenhum sistema de controle de coleta, tratamento e/ou reutilização do lixiviado e dos gases produzidos, causando assim elevada degradação do meio ambiente de sua área de influência, especialmente o solo e as águas subterrâneas. O referido aterro encontra-se localizado na cidade de Subotica, na província de Vojvodina (norte da Sérvia), que utiliza exclusivamente os recursos hídricos subterrâneos para o abastecimento de água da população e para irrigação. Possui uma área total de 33 ha, com superfície ativa de 12 ha, e encontra-se instalado em uma área bastante inadequada, com a região mais populosa da cidade a apenas 250 m do aterro e as principais infraestruturas urbanas, incluindo hospitais e instalações da indústria alimentar, também nas suas proximidades.

Segundo dados oficiais da Empresa Pública de Subotica, o aterro recebe anualmente cerca de 48000 toneladas de resíduos, em grande parte biodegradáveis (48%), sendo assim uma ameaça significativa ao meio ambiente em suas proximidades, ficando assim justificada a importância do controle rigoroso dos seus efeitos, sendo o objetivo do estudo determinar o impacto da sua poluição nas águas subterrâneas e no solo ao longo do período 2014 – 2016.

Para tanto, foram analisados três pontos de coleta de águas subterrâneas (Pw1 -Pw3) e três de coleta de amostras de solo (Ps1 - Ps3), com doze amostras retiradas de cada ponto por ano: quatro amostras trimestrais, durante 2014, 2015 e 2016. Foi utilizada análise de componentes principais/análise fatorial (PCA/FA) no conjuntos de dados através do software STATISTICA, para caracterização das amostras coletadas e seleção dos principais parâmetros de importância.

Os parâmetros utilizados para avaliação da qualidade da água subterrânea foram: pH, condutividade elétrica (CE), consumo de permanganato de potássio (KMnO4 cons.), demanda bioquímica de oxigênio (DBO), sólidos dissolvidos (DS), dureza total (TH), ferro (Fe), manganês (Mn), arsênio (As), mercúrio (Hg), nitratos (NO3-), nitritos (NO2-), nitrogênio total (TN), nitrogênio amoniacal (NH3-N), cloretos (Cl-), sulfatos (SO42-), fósforo total (TP), ortofosfatos (OP), zinco (Zn), níquel (Ni), chumbo (Pb), cobre (Cu), carbono orgânico total (TOC) e a soma de 16 hidrocarbonetos aromáticos policíclicos prioritários da United States Environmental Protection Agency (US EPA) (∑PAH16). Já a qualidade do solo foi avaliada com os seguintes parâmetros: metais pesados (Fe, As, Mn, Ni, Zn, Cd, Cr, Cu, Pb, Hg), 16 PAHs prioritários da US EPA (∑PAH16) e parâmetros físico-químicos como argila, matéria orgânica, nitrogênio total, DQ total de fósforo, DBO e óleo mineral. Os valores dos parâmetros encontrados nas amostras retiradas foram comparados com valores naturais da região que não sofreram impacto do aterro, e com padrões da legislação local e internacional.

Para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (37.9 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com