TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Resumo Logística

Por:   •  25/11/2020  •  Resenha  •  692 Palavras (3 Páginas)  •  123 Visualizações

Página 1 de 3

Focar: • A estrutura da cadeia de suprimentos, • Os processos de negócios, • Os tipos de ligação entre os componentes da CS e • Os componentes gerenciais

Apresenta uma compreensão mais ampla do significado de SCM

  O artigo inicia-se apresentando um significado mais amplo ao Supply chain management (SCM) traduzido para o portugês seria o gerenciamento da cadeia de suprimentos que é definido como: A integração dos principais processos de negócios do usuário final até os fornecedores originais que fornecem produtos, serviços e informações que agregam valor para os clientes e outras partes interessadas.

  A diferença entre logistica e “SCM” também é abordada, pelo fato de ambas serem confundidas, mas explica que a logística é um conceito maior o qual trata da gestão de fluxos de informações e materias na cadeia de suprimentos e que ambos conceitos realmente são parecidos.

Um desafio comentado é o de uma empresa conseguir gerenciar toda a cadeia de abastecimento desde os fornecedores primários até os clientes finais, pois esta pode ser muito grande e complexa, por exemplo em uma empresa do porte da Ambev, não conseguirá ter total controle do “SCM” pois sua cadeia depende de “SCMs” de outras empresas, outro fator que fica claro no texto é o de que quem possui o relacionamento com o consumidor final, é o detentor de maior “poder” da cadeia por assim dizer.

Um “SCM” bem estruturado consiste em três elementos que estão relacionados: Estrutura da rede da cadeia de abastecimento,

processos de negócios e componentes de gestão da cadeia de suprimentos.

  A estrutura da rede da cadeia de abastecimento consiste na relação

firmas-membro e as ligações entre essas firmas. Processos de negócios são atividades que produzem valor para o cliente. Os componentes de gestão seriam as variáveis ​​gerenciais pelas quais os processos de negócios são integrados e gerenciados em todo a

cadeia de mantimentos. A gerência da cadeia de suprimentos depende de uma série de fatores como: Complexidade do produto, número de fornecedores disponíveis, disponibilidade de matéria-prima, níveis de fornecedores e clientes e determinação de quais elos da cadeia devem ter maior integração com os outros ou atenção da gerência.

  Portanto, no artigo fica descrito que os três principais aspectos da estrutura de rede da empresa são: os membros da

cadeia de abastecimento no sentido de entender quais membros são críticos para o sucesso da empresa para receberem mais recurso e atenção gerencial, as dimensões estruturais da rede e os diferentes tipos de ligações de processos da cadeia de suprimentos.

  Já dimensões estruturais da Rede, divide-se em: Estrutura horizontal, estrutura vertical e posição horizontal. Estrutura horizontal, refere-se a quantidade de níveis na cadeia de suprimentos, longa ou curta. A respeito da estrutura vertical está ligada ao número de fornecedores e clientes representados em cada nível. Por último a posição horizontal refere-se a em que local a empresa está posicionada, entender se ela está mais próxima do cliente final ou da fonte inicial de abastecimento.

Alguns Processos identificados pelo autor como muito importantes para implementação de uma cadeia de suprimentos, saõ : Gestão de relacionamento com o cliente • Gestão de atendimento ao cliente • Gestão de demanda • Atendimento de pedidos • Gestão do fluxo de fabricação • Compras • Desenvolvimento e comercialização de produtos • Devoluções.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (68.3 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com