TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Resumo Tapume

Por:   •  9/5/2019  •  Projeto de pesquisa  •  250 Palavras (1 Páginas)  •  89 Visualizações

1-INTRODUÇÃO

No mundo atual, onde os recursos naturais estão se tornando cada vez mais escassos, a reutilização de resíduos configura-se de extrema importância para o meio ambiente, e consequentemente, para a sociedade.

O setor de construção civil tem intensificado suas atividades e aumentado a geração de resíduos sólidos. Segundo o Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil 2016, 81 mil toneladas de resíduos eram descartadas diariamente em lixões e aterros controlados. Caso essa quantidade de material fosse reaproveitada, seria possível diminuir drasticamente a extração de matéria-prima.

No Brasil, não é comum a prática da demolição seletiva, que consiste na separação de materiais com o objetivo de diminuir o risco de contaminações e possibilitar o seu reuso. Sem essa técnica, a falta de homogeneidade dos resíduos prejudica a qualidade do produto final, fenômeno conhecido como downcycling.

Apesar dessa problemática, a reciclagem de materiais da construção civil auxilia na redução da poluição dos recursos hídricos e da atmosfera, além de proporcionar a criação de novos negócios para os produtos reciclados. Os novos materiais podem substituir variadas matérias primas, das quais estudos mostram diferenças entre os valores de materiais convencionais e reciclados, comprovando a viabilidade econômica do reaproveitamento.        

Dentre os resíduos sólidos em questão, o tapume de madeira, utilizado para delimitar o canteiro de obra, e mantê-lo seguro, é sustentável e reciclável. O seu reaproveitamento, de maneira adequada, pode ser utilizado para a confecção de móveis, brinquedos ou reuso em outras construções, as quais geram emprego e renda para a população.


...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com