TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O SISTEMAS INTEGRADOS DE MANUFATURA

Por:   •  21/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  474 Palavras (2 Páginas)  •  885 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

ATIVIDADE DISCURSIVA

SISTEMAS INTEGRADOS DE MANUFATURA

Black (1998) sugere uma metodologia para implementação de Sistemas Integrados de Manufatura que consiste em 10 passos, baseados nos conceitos e filosofia da Manufatura Enxuta.

Descreva os passos sugeridos por Black (1998) para a formação de Sistemas Integrados de Manufatura.

RESPOSTA:

  1. Formar células de manufatura: Seguindo uma linha de trabalho em equipe, realiza-se a formação de famílias de peças constituída por as que possuem características e atributos similares, sejam de forma geométrica ou de processos de fabricação. A célula de manufatura é constituída por um agrupamento de máquinas e equipamentos capazes de processar uma determinada família de peças.

  1. Reduzir ou eliminar o setup: A redução dos custos através da eliminação de perda no processo, feito de forma sistemática e passando pela análise das operações, focando na identificação dos componentes do trabalho que não adicionam valor ao produto.
  1. Integrar o controle de qualidade: A integração desse controle definiu padrões em procedimentos, políticas e ações, de maneira uniforme, formando um sistema que considera o grau de satisfação dos clientes como um todo.
  1. Integrar a manutenção preventiva: A manutenção preventiva é essencial em qualquer segmento ou empresa, a integração dela faz com que os gastos com quebras e danos tendem a zerar, fazendo com que os custos sejam voltados apenas para onde realmente precisa.
  1. Nivelar: A atividade de nivelamento consiste em remover tempos desnecessários, sequencia incorreta dos processos, interrupção externa ou qualquer outra atividade que possa atrasar a fabricação.
  1. Balancear: A atividade de balanceamento é feito a partir de uma empresa agir como um único organismo, sem separação de setores. Cada setor trabalha em conjunto objetivando algo em comum.
  1. Interligar células via Kanban: Essa interligação permite um controle detalhado da produção com informações precisas, geralmente está interligado ao Just in Time. O Kanban eletrônico (e-kanban) substitui o método físico e agiliza a atualização no quadro de tarefas.
  1. Reduzir os estoques intermediários: Todo estoque é custo, seja ele de matéria-prima ou de produto final, mas na manufatura enxuta o estoque intermediário deve ser reduzido ao máximo, se possível eliminado totalmente, pois nesse sistema de produção só se fabrica aquilo que vende, elevando o lucro com a diminuição de gastos nos processos de fabricação.
  1. Construir programas de fornecedores: Para poupar tempo e agilizar os contatos, seja de reclamação ou de compra, todos os fornecedores devem ser classificados pelo gestor e separados por um sistema computacional.
  1. Automatizar e aplicar computadores: Automação é um sistema que emprega processos automáticos que comandam e controlam os mecanismos para seu próprio funcionamento. O computador, em temo geral, toma o espaço humano nas empresas por diminuírem os custos e imprevistos e leva a probabilidade de erro à quase zero, uma manufatura feita de forma automatizada é padronizada em toda sua produção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (160.4 Kb)   docx (32.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com