TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Sistemas Integrados de Manufatura

Por:   •  16/12/2017  •  Trabalho acadêmico  •  710 Palavras (3 Páginas)  •  408 Visualizações

Página 1 de 3

ATIVIDADE DISCURSIVA

Black (1998) sugere uma metodologia para implementação de Sistemas Integrados de Manufatura que consiste em 10 passos, baseados nos conceitos e filosofia da Manufatura Enxuta.

Descreva os passos sugeridos por Black (1998) para a formação de Sistemas Integrados de Manufatura.


Segundo J. T. Black em seu livro “O Projeto Da Fabrica com Futuro” (1998), um sistema de manufatura integrado produz com mais qualidade e menor custo, com menor tempo de atravessamento, mantendo-se o mínimo de tempo com estoques, proporcionando a correta estrutura para uma futura automação, criando bases para possíveis correções de problemas na qualidade ou de capacidade produtiva.

Para converter uma fábrica existente em uma fábrica do futuro, seguem os 10 passos da Metodologia do Sistema Produtivo de Manufatura Integrada (BLACK,1998):

Passo 01 - Formar células de manufatura e de montagem:

Segundo Black (1998), criar células de produção é o primeiro passo para se projetar um sistema produtivo que controles de produção, inventários e qualidades são partes integrantes. As células são grupos de processos projetados para fabricar um certo tipo de produtos de forma flexível. A movimentação das peças dentro das células acontece em lotes unitários e os trabalhadores das células devem ser multifuncionais.

Passo 02 - Reduzir ou eliminar Setup:

A Troca Rápida de Ferramentas (TRF), se utiliza de dispositivos e matrizes para reduzir ou eliminar setup, ou seja, o tempo de troca de ferramenta dentro das células deve ser o menor possível. Todos dentro das células deve ser treinados em como reduzir o tempo de setup, utilizando os princípios Single Minute Exchange of Die (SMED).

Passo 03 - Integrar o controle de qualidade:

As células desenvolvem um ambiente propício ao controle de qualidade, que deve ser feito dentro das células não deixando que peças com defeito continuem no processo, o qual é responsável pela limpeza do equipamento e do posto de trabalho.

Passo 04 - Integrar a manutenção preventiva:

A confiabilidade do equipamento deve ser atingida aplicando-se um programa de manutenção preventiva com utilização de ferramentas adequadas e treinamento dos operadores.

Passo 05 – Nivelar e balancear:

Todo o sistema produtivo deve estar nivelado; cada processo deve produzir a mesma quantidade em pequenos lotes para minimizar o choque da mudança. O sistema é considerado síncrono quando se produz a mesma quantidade de qualquer produto, a cada dia, de acordo com as necessidades. Observa-se ainda que longos tempos de preparação e montagem devem ser eliminados.

Passo 06 - Integrar as células:

Ligar as células entre si utilizando-se do Kanban, integrado ao controle de produção. Os processos seguintes ditam o ritmo de produção dos processos precedentes.

Apenas a montagem final é programada. O layout do sistema produtivo determina os caminhos que as peças tomam na fábrica. Este passo se inicia pela conexão com Kanbans, por meio de duas abordagens:

• kanban de movimentação (KM), que puxa o material em direção aos processos seguintes, ou seja, de uma célula para outra;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (97.1 Kb)   docx (297.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com