TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Sedimentação Quaternária no Espaço urbano de Ponta Grossa, PR

Por:   •  17/11/2017  •  Resenha  •  530 Palavras (3 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 3

Sedimentação Quaternária no Espaço urbano de Ponta Grossa, PR

Ponta Grossa é um município do estado do Paraná que se expandiu inicialmente pelos arroios. Com o intuito de caracterizar e mapear os processos deposicionais e erosivos e seus fatores condicionantes, apontando ações preventivas e corretivas foi realizado um estudo no município de Ponta Grossa enfocado nos sedimentos quaternários.

É importante destacar que as características do meio físico no segundo planalto paranaense onde se localiza Ponta Grossa, foram essenciais para o estudo. As características que se destacam são o substrato geológico, geomorfologia e o clima, sendo que as unidades geológicas que aparecem no espaço urbano são as formações Furnas e ponta Grossa (Devoniano), o Grupo Itararé, soleiras e diques de diabasio e as coberturas sedimentares quaternárias.

Atualmente os sedimentos quaternários foram reafeiçoados, por processos morfogenéticos que veem acontecendo desde a origem destes sedimentos, devido ao clima que alterou com o decorrer dos tempos. Os sedimentos recentes que se destacam no município são os depósitos textural e mineralogicamente imaturos e os maturos, que são atribuídos a duas fases de sedimentação que ocorreram na região, sendo elas: fase pleistocênica onde houve desequilíbrio ambiental mais severo e fase holocênica que indicam oscilações climáticas.

Os sedimentos quaternários, apesar de exibirem falhas e diâmetro reduzido, ganham destaque por apresentarem grande ocorrência de processos erosivos. O estudo de características e mapeamento destes sedimentos quaternários são importantes para a diminuição dos efeitos dos processos e para expandir a urbanização de uma forma planejada.

 O VALOR ACRESCENTADO DA GEOLOGIA NOS ESTUDOS  GEOTÉCNICOS EM ÁREAS URBANAS

A geologia é uma ciência que estuda a terra e seu conhecimento é de grande importância para prevenir a ocorrência de problemas futuros, que poderão afetar obras de engenharia e causar grandes acidentes.

Em alguns lugares com grande crescimento de população e expansão de áreas urbanas, o estudo da geologia foi sendo esquecido por seu espaço urbano apresentar características que não apontam urgência na observação do local. No entanto, ao pegar cidade de Lisboa como exemplo de estudo geológico, percebe-se que muitas foram as catástrofes ocorridas no local e com a evolução da cidade em cima dos destroços destes acontecimentos, a preocupação com a geologia de Lisboa se torna notável por sua complexidade.

Ao perceber a importância de uma conexão entre geologia e engenharia foram ‘desenvolvidas as cartas geotécnicas e as cartas de zoneamento sísmico, que visam a compreensão dos elementos relevantes do ponto de vista da geologia na engenharia. Com o decorrer dos anos outros estudos foram ganhando importância e relevância nesta área, sendo implantados estudos geotécnicos que permitem a compreensão da necessidade de descontaminação dos solos e identificação e análise de riscos relacionados a geologia.

As condições geotécnicas do local devem ser conhecidas antecipadamente, de modo que o projeto Inicial deve ser adaptado as condições do sítio. Visando controlar o risco das condições geológicas inesperadas foi criado o método observacional, podendo assim o projeto ser alterado durante a construção, pois é realizado uma preparação prévia de soluções durante o estudo e aplicação deste método.

A geologia que investiga a dinâmica da Terra e sua constituição deve ser amplamente conhecida e divulgada para que tanto a engenharia quanto a humanidade aproveitem adequadamente a ocupação do solo e do meio ambiente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (80 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com