TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ponta Grossa

Por:   •  4/4/2016  •  Relatório de pesquisa  •  1.188 Palavras (5 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 5

RELATÓRIO DE VIAGEM

Ponta Grossa teve sua origem e seu povoamento ligado ao Caminho das Tropas e viajantes que por ali se estabeleceram e posteriormente à chegada da Estrada de Ferro, tornando-se um entroncamento comercial, cultural e social, destacando-se na Região dos Campos Gerais e no Paraná. Desta forma a cidade se formou conforme as necessidades que iam surgindo, e com o tempo passa a se planejar para atender a demanda de visitantes que recebe.

A cidade à primeira vista possui boa estrutura para receber os turistas, com boa sinalização, um transito organizado e educado, no entanto o centro velho, que é por onde iniciou a colonização da cidade possui calçadas e ruas estreitas, mas isso é devido a conservação do patrimônio.

Contudo Ponta Grossa com população de 350 mil habitantes, ainda possui características cotidianas de cidade do interior, demostrando que sua população ainda mantém viva certos hábitos, mas com grande potencial de desenvolver o turismo gastronômico, turismo cultural, e o turismo que envolve as áreas naturais como em Parques, ecoturismo e turismo rural.

Para tanto faz se necessário um comprometimento maior dos monitores em ralação ao conhecimento do contexto apresentado de cada atrativo, para que não aja contradições na história do município. Contudo mesmo com tantos atrativos e uma história rica, não me atrai para a realização de estágio, por se tratar de um conteúdo mais urbano.

A origem do nome Buraco do Padre pode estar ligada ao costume dos padres jesuítas, proprietários das sesmarias que se dirigirem ao alto do platô, para concentração e meditação, ou simplesmente para o descanso. Desde 2002 é um dos sítios geológicos brasileiros, conforme definido pela Comissão Brasileira de Sítios Geológicos e Paleobiológicos. Desde então é proibida a pratica de escaladas. E a partir de 2005 passa a integrar o Parque Nacional dos Campos Gerais.

Conta com centro de receptivo, sendo cobrado uma taxa de 10,00 por pessoa e meia para estudante para visita, como infraestrutura conta com banheiros, lixeiras, área de churrasqueira e placas de sinalização e sensibilização. O Parque conta com inúmeras espécies da fauna e flora, e uma gruta com uma entrada bem no centro e uma queda d’agua. O Andorinhão de coleira uma espécie que faz do Buraco do Padre um local de morada e reprodução. A trilha até a furna é em torno 2km e de fácil circulação, e a altura da queda d’agua é de 30 metros.

O fato de ser criado o Parque no intuito de preservar essa beleza natural, não exime totalmente o risco de haver perdas do parque, tendo em vista que as visitas não precisa ser guiadas e os visitantes podem tomar banho na cachoeira da gruta. Portanto o atrativo por sua beleza única, atrai para a realização de estágio.

O Parque Estadual de Vila Velha, que durante os anos de 2002 e 2004 esteve em processo de revitalização, teve algumas de suas áreas recuperadas. Todos os passeios são feitos por trilhas e acompanhados de guias do próprio parque, formado pelos Arenitos, Lagoa Dourada e pelas Furnas. Fica a 18 km de Ponta Grossa. As chuvas e os ventos esculpiram as figuras gigantescas no arenito.

Tombado pelo Departamento do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado em 1966, e sob a responsabilidade administrativa do parque é do IAP (Instituto Ambiental do Paraná).

 Segundo informações do guia de receptivo do parque, antes de ser elevado a parque, era usado de forma desenfreada pelos visitantes, porém, a partir de sua revitalização e estruturação as visitas passaram a ser controladas. Por essa restrição ao uso do parque muitos dos frequentadores antigos não compreendem que essas medidas serve como meios de conservação do parque, deixando muitos descontentes, mas por outro lado abrindo um leque de novos turistas oriundos de outras regiões do país, devido as iniciativas em conjunto dos organismos públicos e privados.

No início da visita são repassadas as informações de uso e curiosidades referente ao parque, mas durante as trilhas são encontradas placas de conscientização e informativas também. As informações que nos foram passadas pelo guia demostrou muita segurança e capacidade, por parte do mesmo, quanto a estruturação do parque no trecho que percorremos encontra-se alguns locais que podem receber maiores cuidados, mas de modo geral o parque está dentro dos padrões que conhecemos de uma unidade de conservação.

Um atrativo natural com capacidade de proporcionar uma ótima experiência de estágio, que me atraiu devido a grandiosidade do Parque.

Em outra visita na colônia Witimarsum, fundada em 1951, localizada na fazenda Cancela, formada por imigrantes vindos da Frísia, Olanda, Alemanha e Rússia.

Devido à crise financeira que estavam vivenciando, tentando sobreviver apenas da agricultura, buscaram em outras comunidades maneiras que possibilitassem um desenvolvimento sem interferir na cultura das pessoas que ali viviam. Assim conhecendo uma comunidade no Rio de Janeiro que apresentou práticas de turismo, demostrando características que poderiam ser aplicadas na colônia Witimarsun.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (89.4 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com