TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Sensor de Radiofrequência RF433 Mhz

Por:   •  16/11/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.306 Palavras (6 Páginas)  •  491 Visualizações

Página 1 de 6

Sensor RF433 Mhz

Selma Hoffmann         mat: 0237027

William Mayrer        mat: 0221755

        

Jeferson Diehl Oliveira

09 de Novembro de 2017

1. Objetivo

         Com o avanço da tecnologia nos sistemas eletrônicos podemos desenvolver circuitos que propiciem ao homem o auxilio em tarefas complicadas oferecendo ao usuário maior segurança e praticidade na execução de diversas atividades. Baseados neste conceito o intuito deste projeto é trabalhar com a transmissão de dados ou comandos com um sensor de radiofrequência que funcione a longa distância, utilizando a programação em Arduino e sensores.

2. Descrição da Montagem

        Seguindo a proposta da atividade, apresenta se desenvolvimento de um projeto de transmissão de dados via radiofrequência que funcione a certa distância sem a utilização de fios, exemplo ligar uma lâmpada ou algum aparelho. As redes de sensores sem fio são uma tecnologia muito utilizada na atualidade e possuem muitas aplicações, os pontos de rede dos sensores sem fio necessitam dos transmissores de RF (radiofrequência), a radiofrequência é um tipo de comunicação definida pelo uso de ondas eletromagnéticas, com certa faixa de frequência (3 kHz a 300GHz),  juntamente com os atuadores para obtermos a transmissão e recepção de dados. Há uma diversidade de aplicações nas quais pode ser aplicada a transmissão via radiofrequência. [ HUTNER, 2015]

                     Com estas informações foi possível aplicar o uso do sensor no projeto, em uma montagem onde o emissor do RF envia os dados de acionamento, o programa do Arduino converte em bits e envia o sinal para o receptor, que em outra placa em conjunto com o Arduino e atuadores no caso um Led para exemplificação, que pode ser adaptado acionar qualquer equipamento.

2.1. Sensor de Radiofrequência RF433 Mhz

 

           O módulo RF (transceiver) é constituído por duas partes: transmissor (transmitter) e receptor (receiver). O transmissor, como o próprio nome já diz, é responsável por emitir o sinal para o receptor; já o receptor, capta os sinais oriundos do transmissor. Essa comunicação é viabilizada pelas antenas, que podem ser modificadas para melhorar a qualidade do sinal captado.

Optamos por utilizar o módulo de 433 MHz . [THOMSEN, 2013]

[pic 3]

Figura 1: Sensor radiofrequência RF 433.

          Conforme a Figura 1, à esquerda, observa-se o transmissor cujo os pinos estão enumerados de 1 a 4. O pino 1 (DATA) é o responsável por enviar sinais através de sua antena (pino 4) para o receptor. Os pinos 2 e 3 são, respectivamente, de alimentação (VCC) e referência (GND). Já à direita, observa-se que receptor, ao contrário do emissor, possui dois pinos DATA (pinos 3 e 2), porém qualquer um deles pode ser utilizado para captar sinais. Os pinos 1 e 4 são, respectivamente, de referência (GND) e alimentação (VCC). Uma antena pode ser utilizada no pino 5.

[ https://pandoralab.com.br/aprenda/modulo-rf-433-mhz/]

2.2. Montagem do projeto

         O projeto foi montado em duas protobords, uma contendo um Arduino, o emissor do sensor de radiofrequência o RF433 e um modulo switch push button conforme figura 2. Na outra protobord foi utilizado junto com o Arduino para processamento das informações, o receptor do sensor RF 433, um resistores de 180 Ohms e um Led que será o atuador, conforme figura 3.  

Figura 2: Montagem da placa 1 com do Emissor RF433, modulo botão e arduino.

[pic 4]

Figura 3: Montagem da placa 2, com receptor RF433, Led e arduino.

3. Análise dos Resultados

        Foram obtidos os primeiros resultados nas simulações realizadas com o sensor de radiofrequência e o Arduino, verificando no osciloscópio a emissão de dados entre o emissor e receptor do sensor, após ter o sensor parametrizado realizou se a montagem do restante do projeto, na montagem da primeira placa foi utilizado um modulo switch push button juntamente com o Arduino para enviar um comando ligado/ desligado, um bit 0 ou 1 é interpretado através do programa elaborado, e envia um comando para a placa de ação. Na outra placa esta montada o receptor do sensor RF 433, que recebe as informações e as converte através do Arduino enviado comandos para um conjunto de ação no caso um Led, este exemplo pode ser ampliado para um acionamento de outros componentes.

          Os resultados obtidos nas simulações realizadas foram satisfatórios, pois foi verificado que a capacidade de comunicação do sensor de radio frequência é boa, e pode ser ampliado tanto a sua utilização em outros projetos, como a utilização de outros meios de comunicação de dados para projetos futuros.

4. Conclusão

Este trabalho teve como objetivo desenvolver um dispositivo com sensor que auxilie e facilite as atividades cotidianas, eliminando o uso de cabos ou fios para acionar um equipamento, por exemplo, utilizando somente o comando via radiofrequência este sensor que possui um recurso de transmissão de dados a distância.

Por tanto concluímos que há uma boa eficiência na transmissão de dados via radiofrequência, o qual pode ser utilizado na execução de vários projetos, pretende se ampliar o estudo sobre os sistemas de transmissão de dados a distância, para execução de futuros projetos.  

 

5. Referências Bibliográficas

HUTNER, Ormy Leocardio; Ondas eletromagnéticas e radiofrequência, Pós-graduação em engenharia Civil, Universidade do Paraná, 2015.

THOMSEN, Anderson; Comunicação por modulo Radiofrequência. Disponível em: < https://www.filipeflop.com/blog/modulo-rf-transmissor-receptor-433mhz-arduino/ >. Acesso em: 24 outubro 2017.

SCHLOSSER, Edson; TOLLER, Bruno; SEVERO, Lucas; POSSANI, Tanísia; GIRARDI, Alessandro; Medidor de temperatura remoto com transmissão de dados via RF433 MHz; Centro detecnologia de Alegrete – Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA – Alegrete – RS – 2006.

SILVA, Francisco Ioneiton da, SCHERER, Daniel; Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) 2013

Revista: EaD e Tecnologias Digitais na Educação, Dourados, MS, n° 1, v..1-2013

Anexo 1 – Código Fonte

Código placa 1 emissor

//Importa a biblioteca RCSwitch

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (546.8 Kb)   docx (2 Mb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com