TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Sistema Fotovoltaico

Por:   •  8/5/2018  •  Bibliografia  •  3.146 Palavras (13 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 13

SISTEMAS FOTOVOLTAICOS

Projeto apresentado ao Curso de Engenharia Mecânica da Instituição Faculdade Anhanguera de Jacareí. Orientador:

Jacareí

2017

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

1.1 O Problema 3

2 OBJETIVOS 4

2.1 Objetivo Geral ou Primário 4

2.2 Objetivos Específicos ou Secundários 4

3 JUSTIFICATIVA 5

4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 6

5 METODOLOGIA 8

6 CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO 9

REFERÊNCIAS 10

APÊNDICE 11

ANEXO 12

1 INTRODUÇÃO

Atualmente a preocupação com os impactos ambientais, no que se refere a grande utilização das suas riquezas naturais que não são renováveis, vem crescendo de forma acelerada e de alto custo para a geração de energia elétrica. Isto no Brasil já é explorado de forma abundante a potencialidade hidrelétrica que compõem a maior parte da energia gerada no país.

Há especulações com a provável extinção dessas riquezas naturais que, devido ao desenvolvimento econômico e o alto consumo da população, por sua vez cresce de forma descontrolada. Através deste cenário, se faz necessário o desenvolvimento de geração de energia com novas fontes renováveis, aproveitando a diversificação da matriz energética sustentável que possui no Brasil.

Devido ao nosso país estar localizado em uma área intertropical do planeta, existe o excelente oferecimento de raios solares durante todo ano, com o regulamento e leilões relacionados com a geração de energia proveniente do sol por parte da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), além da redução de custo intrínseca à implantação cada vez maior de sistemas fotovoltaicos na geração de energia na matriz energética brasileira, ajuda suprir de forma significativa esse aumento do consumo da população. Assim sendo, o presente estudo visa no custo e benefício da implantação do sistema fotovoltaico em residências, obtendo grandes resultados de redução de custo em relação à geração e consumo de energia por meio de estudos da literatura.

1.1 O Problema

A degradação do meio ambiente é um fator que preocupa atualmente e a solução para amenizar esse problema se encontra na utilização de fontes renováveis como o sistema fotovoltaico. Mas qual a viabilidade desse sistema?

2 OBJETIVOS

2.1 Objetivo Geral

Analisar o custo e benefício de implantação do sistema fotovoltaico em residências, obtendo grandes resultados de redução de custo em relação a geração e consumo de energia por meio de estudos da literatura.

2.2 Objetivos Específicos

• Analisar a importância desse sistema como fonte de energia renovável;

• Apresentar as vantagens e desvantagens desse sistema;

• Apresentar a viabilidade do sistema fotovoltaico.

3 JUSTIFICATIVA

O trabalho se justifica pela necessidade em demonstrar a importância da utilização de fontes renováveis de energia, comparada às não sustentáveis.

O Brasil possui uma temperatura climática favorável para o uso do sistema fotovoltaico, podendo se tornar uma das principais fontes de energia no país, se destacando por ser um sistema de fácil instalação.

Atualmente os recursos naturais estão se tornando escassos, e as fontes de energia não renováveis cada vez mais degradando o meio ambiente. Tornando por tanto de extrema importância à necessidade da utilização das fontes renováveis de energia, que será demostrado conforme revisão bibliográfica da sua aplicabilidade, viabilidade e a eficiência do sistema.

4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A energia solar é a fonte fundamental para a fotossíntese, gerando o calor necessário para a vida de plantas e animais (ARAÚJO, 2004).

Essa estrela possui uma circunferência de aproximadamente de 1,4 milhões de quilômetros, composta por vários gases diferentes, que se encontra distante do planeta Terra por volta de 150 milhões de quilômetros (CASTRO, 2002).

Essa estrela é como reator que faz a transformação do hidrogênio em hélio, em razão de quatro milhões de toneladas por segundo, possuindo uma temperatura superficial, de cerca de 6000ºC. Essa fonte de energia é a mais abundante na Terra, sendo cinco mil vezes maior que a somatória dos outros tipos de energia juntos como a eólica e a nuclear, por exemplo. Anualmente o consumo de energia feita pela humanidade é avaliado em 1014 kWh, isto é, 1/10000 de potência energética que o sol remete a Terra. Ou seja, em aproximadamente uma hora o sol emite para nosso planeta, energia essa que corresponde a 10 mil vezes o que a humanidade consome anualmente (JUNGES, 2001).

Porém, mesmo que sendo a mais abundante fonte de energia recebida pelo planeta, sua intensidade na superfície da Terra é relativamente muito baixa, devido à grande distância que existe entre o sol e a Terra, nossa atmosfera acaba absorvendo e difundindo parte dessa radiação. Mesmo em um dia claro, a energia que remete a nossa superfície é de apenas 70% da sua capacidade, possuindo variações em relação a intensidade conforme a região do planeta, com as condições climáticas e com o horário do dia (BOLIBAHIANO, 2004).

A redução dos raios solares é devido ao reflexo que possui na atmosfera, absorção (ozônio, dióxido de carbono, vapor de água, oxigênio) e dispersão (poluição, partículas de pó). O nível de irradiação que atinge a Terra é aproximado de 1.000 W/m2 ao meio-dia, em boas condições climáticas, não tendo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21 Kb)   pdf (79.1 Kb)   docx (21.9 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com