TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Sistema Pex: Um Produto Inovador

Por:   •  30/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.315 Palavras (10 Páginas)  •  330 Visualizações

Página 1 de 10

Sistema PEX: Um Produto Inovador

JOSÉ LUCIANO DE OLIVEIRA PEIXOTO

Aluno do 7º período de Engenharia Civil

Universidade Geraldo de Biase

Resumo

A construção civil com suas demandas e necessidades, no que tange a área de instalações hidráulicas, anseia por novas tecnologias com capacidade de agilizar o andamento dos projetos, a indústria vem produzindo novos materiais capazes de se adaptar a este nicho de mercado. E dentre essas inovações temos o PEX (polietileno reticulado flexível) que aparece com o intuito de suprir parte desta demanda, pois, este material tem características que o diferencia dos outros produtos que se destinam a mesma função no mercado. Como opção de uso nos projetos de rede hidráulicas prediais, tanto para rede de água fria, bem como para água quente, em comparação com outros materiais, feito por meio de tabelas, de perda de carga, custos, armazenamento e principalmente no que diz respeito a vazamento o tubo flexível PEX mostrou-se muito vantajoso.

Palavras-chave: Instalação hidráulica predial; Polietileno reticulado; Construção civil.

  1. INTRODUÇÃO

O sistema Polietileno Reticulado Flexível (PEX), pode ser definido como um sistema predial de instalações hidráulico constituido por tubos flexíveis podendo ser empregado tanto para água fria quanto para água quente.

O sistema PEX é um marco para engenharia no que tange a área de instalações hidráulicas prediais, os tubos flexíveis desse sistema inovador vem mudando o paradigmas do sistema convencional existente, tanto para água fria (PVC), quanto para água quente (CPVC) em um só produto.

Esse recurso é visto, em se tratando de inovações como uma das maiores para os sistemas prediais da construção civil, sendo bastante aplicado na Europa, porém, ainda é pouco utilizada no Brasil.

Mas, desde a década de 1990, vem crescendo a utilização do sistema PEX no país, isso tem sido por apresentar vantagens e facilidade de instalação.

Segundo Brandão, 2010, em estudo realizado pela escola politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro, foi feito um comparativo de custo entre o sistema PEX e um misto de PVC e PPR, para execução da instalação hidráulica predial em um apartamento.

Com a análise feita apenas em cima do valor dos matérias, concluiu-se que o sistema PEX custaria o dobro do valor. Entretanto com a avaliação do preço da mão de obra, este sistema inovador custaria 50% do valor do sistema convencional. Com a soma dos valores das duas partes (materiais e mão de obra), dos sistemas supra citados o sistema PEX ficou 20% mais caro.  

Estudo semelhante realizado pela empresa Thórus Engenharia,             (2020) avaliou um comparativo de custos de instalações hidráulica do sistema PEX e um misto de PVC e CPVC, com água quente em toda área molhada de um apartamento, o sistema PEX custou 15% mais caro, custando R$ 2.420,00, enquanto o sistema convencional ficou por R$ 2.100,00.

Desta forma, quando se compara o valor do sistema PEX com o valor do sistema convencional, o PEX ainda é mais dispendioso. Mas, com o aumento da demanda por esse produto inovador para área de instalações hidráulicas, a tendência é que o valor diminua, ficando assim mais atrativo.  

O tubo PEX para água quente e água fria só foi ganhar uma regulamentação depois de alguns anos sendo utilizado no Brasil, a NBR 15939 de 2011, antes baseava-se nas especificações internacionais, tais como: DIN 16892 e 16893 (Alemanha), UNE (Espanha)  ou pela ISO15875 (FERNANDES&MARTINS, 2010).

O objetivo principal deste trabalho é descrever a utilização do Sistema PEX (polietileno reticulado) nas instalações hidráulicas prediais com ênfase nos aspectos técnicos, bem como as vantagens, desvantagens e apresentar o comparativo entre o sistema PEX e o sistema convencional.

A metodologia do estudo teve como suporte teórico, levantamentos bibliográficos relacionados com o tema proposto, a partir de pesquisa de dados em dissertações e teses, artigos publicados e internet. Como referência os descritores serão: Instalação hidráulica predial; Polietileno reticulado; Construção civil.

  1. Características e propriedades

No Brasil, em se tratando de instalação hidráulica na área da Engenharia Civil, o sistema PEX, atualmente é o que se tem de mais moderno, tal referência se deve a sua flexibilidade e sua polivalência, podendo ser usado para diversas finalidades (EMMETI 2011; Hydro PEX, 2011).

Este produto foi desenvolvido na Europa, e desde então vem sendo utilizado em todo mundo, com uma história de mais ou menos 30 anos no mercado europeu, o PEX comprovou seu desempenho e durabilidade (DESIGN GUIDE, 2006).

O Polietileno Reticulado é o principal componente do PEX, é constituído de um polímero de baixa densidade. Com uma fabricação de alta tecnologia de polímeros. O PEX se destaca primordialmente por sua confiabilidade , durabilidade e segurança do material, atingindo assim um bom desempenho (DESIGN GUIDE, 2006; Hydro PEX, 2011).

Sendo um tubo flexível e de alta temperatura o PEX feito de polietileno reticulado, este polímero passa por um processo físico-químico em sua fabricação, ordenando e ligando covalentemente as cadeias de polietileno, transformando-se em um material termo fixo e não mais um termoplástico. Com este procedimento o material adquiri maior resistência a temperatura e pressão.

Instalações prediais de água fria (Monocamada):

  • Barriletes;
  • Colunas ou canalizações de distribuição de água fria;
  • Ramais de água fria

Instalações prediais de água quente (Multicamada – possuem uma camada de alumínio no seu interior:

  • Canalizações de coluna de distribuição de água quente;
  • Ramais de água quente;
  • Sub-ramais de água quente;
  • Canalizações de retorno de água quente;
  • Pisos radiantes;

  1. – Tipos de Conexões

A classificação das conexões do sistema PEX são divididas em duas: Metálicas (cobre e latão) e polissulfona (PSU), um polímero de alto desempenho hidráulico mesmo com temperaturas altas, contendo uma bolsa metálica de inox e pontas com anéis de borracha para vedação, a ligação das peças se dá por meio de crimpagem, que é feito por um alicate  crimpador que molda o anel metálico da conexão ao tubo, eliminando a necessita de

As conexões de PSU apresentam uma ótima performance hidráulica, por ser um material com baixa rugosidade, não sofrem corrosão e suportam altas temperaturas, podendo chegar a mais de 150ºC. (TIGRE, 2018).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)   pdf (536.6 Kb)   docx (1.9 Mb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com