TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Sistema Silviagricola utilizando Helianthus annuus

Por:   •  1/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  517 Palavras (3 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 3

Sistema Silviagricola utilizando Helianthus annuus (girassol)

Originária da América do Norte e da América Central, o girassol faz parte da família das Compositae, família conhecida pelas inflorescências ornamentais chamadas margaridas. É uma espécie anual, com caule grosso, ereto, robusto, de rápido crescimento e tem poucas ramificações no ápice, podendo atingir altura de 2 a 3 metros na idade adulta. Com relação aos fatores edafoclimáticos exigidos pela espécie, pode-se dizer que o girassol apresenta considerável plasticidade quanto a temperatura, não sendo recomendado cultivos em regiões com temperaturas médias inferiores a 10°C, sendo a faixa de temperatura ótima de produção entre 26 e 40°C. Com relação a exigência hídrica, recomenda-se cultivo em região que disponha ao menos de 800mm de chuva para todo o ciclo de desenvolvimento da planta.

 Nos últimos anos, a agricultura de girassol tem sofrido um considerável aumento devido à alta demanda do setor produtivo já que, por ser um produto versátil, pode ser utilizado tanto na alimentação de humanos e de animais quanto na produção de bicombustíveis. A partir de suas sementes, é possível extrair o óleo de girassol que é comestível, e tem alta qualidade nutricional. Este óleo tem ampla aplicação na indústria de alimentos, pois sua quantidade de gordura saturada é menor que a dos óleos de soja e de milho. Seu bagaço é utilizado como matéria-prima na indústria de tortas, forrageiras, para alimentação do gado e em fertilizantes para a lavoura, não sendo vedada a possibilidade do uso de sua biomassa como cobertura protetiva ao solo.

Em um sistema Silviagricola, estudos comprovam a boa interação entre o Girassol e espécies do gênero Eucalyptos, tendo em vista o baixo consumo de nutrientes por quantidade de madeira produzida do que outras culturas agrícolas, sendo, portanto, eficiente do ponto de vista nutricional. O Eucalipto contribui para a ciclagem de nutrientes, pois, a partir do 2° ano, ocorre a queda de muitas de suas folhas e galhos finos e a partir do 3° ano as cascas também começam a cair. Estudos revelam que as plantas de eucalipto retornam para o solo entre 60% a 70% do nitrogênio absorvido do solo, entre 35% a 60% do fósforo, entre 55% a 80% do potássio, entre 40% a 60% do cálcio e 55% a 70% do magnésio. A interação entre o eucalipto e girassol pode ser positiva. As folhas do eucalipto liberam substâncias alelopáticas para o crescimento de algumas plantas daninhas e são eficazes no combate do nematoide Meloidogyne incógnita, cujo ataque é altamente agressivo no girassol culminando na redução do rendimento da cultura.

O sucesso de um SAF envolvendo as duas espécies supracitadas passam pela versatilidade do girassol quanto a produtos gerados a partir de sua semente; o valor agregado da madeira do Eucalipto; múltiplo uso da propriedade rural, otimizando o uso do espaço útil e oferecendo ao produtor renda a curto, médio e longo prazo; proteção do compartimento solo; diminuição do uso de defensivos agrícolas e incentivos governamentais por meio de programas como é o caso do PRONAF.

REFERÊNCIA

OLIVEIRA, A.C.V., Cultivo de girassol em sistema agroflorestal na região sul do Brasil., UFPR, Programa de pós-graduação em agronomia, Curitiba-PR, Maio 2013.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (104.6 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com