TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Sistema de Movimentação de Materiais

Por:   •  15/3/2018  •  Resenha  •  1.293 Palavras (6 Páginas)  •  119 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

CENTRO DE TECNOLOGIA - CT

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO E SISTEMAS

        

PROJETO CONCEITUAL DE UM SISTEMA DE MOVIMENTAÇÃO DE MATERIAIS

SISTEMAS DE PRODUÇÃO II

GUILHERME MASSOTTI THOMAS

JULIO FERREIRA PEROBELLI

WILLIAM CARVALHO

SANTA MARIA, RS, BRASIL

2017

  1. INTRODUÇÃO

        

O presente trabalho tem como objetivo projetar um sistema de movimentação de materiais dentro de uma nova fábrica de bicicletas na cidade de Santa Maria. O sistema de movimentação de materiais deve englobar tanto as movimentações entre setores da fábrica quanto dentro dos próprios setores. A fábrica conta com 5 setores definidos, sendo eles: setor de almoxarifado/estoque, setor de fabricação de rodas, setor de corte de tubos, setor de fabricação de quadros e setor de montagem.

Serão apresentados os métodos e teorias utilizados para montar um sistema de  movimentação de materiais que seja viável para esse tipo de indústria proposto e como aplica-lo de modo a atender todos os pré-requisitos mínimos necessários para o funcionamento pleno do modelo.

  1. REFERENCIAL TEÓRICO
  1. Sistema de movimentação de materiais

Segundo Thompkins (1996), a movimentação de materiais é a arte e a ciência de movimentar, estocar, proteger e controlar materiais. Significa providenciar a quantidade exata, do material correto, na condição correta, na posição correta, na sequência correta, por um custo adequado, utilizando o método apropriado. Russomano (1976) define o objetivo dessa movimentação como a reposição de matérias primas nas linhas ou células de produção, bem como transportar o material em processamento

Thompkins (1996) também diz que, projetar um sistema de movimentação de materiais deve-se considerar aspectos como: propriedades e estados físicos dos materiais, dimensões, riscos de danificação, quantidades e taxa de fluxo, trajetos e o leiaute da fábrica ou indústria. Através do método de manipulação, acondicionamento e controle de materiais, combina-se as características dos materiais e seus movimentos, transformando-o em um sistema de movimentação de materiais.

De acordo com Groover (2001), uma movimentação de materiais corresponde a 25% dos funcionários, 55% do espaço disponível na fábrica e 87% do tempo de produção e também seja responsável por entre 15 e 70% do custo total do produto manufaturado com uma taxa de dano, deterioração ou desgaste entre 3 e 5%.

  1. CARACTERÍSTICAS DA FÁBRICA

        

A fábrica produzirá quatro tipos de bicicletas, sendo dois do tipo adulto (Mountain bike e Urban) e dois do tipo infantil (masculino e feminino) e funcionará 52 semanas por ano operando 8 horas diárias durante 5 dias na semana. A demanda de produção anual encontra-se na tabela 1.

Tabela 1 - Demanda de produção anual da fábrica[pic 1]

A estratégia de produção adotada é de produzir em lotes de 25 unidades, de tamanho idêntico para todos os modelos. Os veículos de movimentação disponíveis são apenas manuais e a velocidade de movimentação dos operadores carregados ou descarregados é considerada de 80 metros/minuto.

A alimentação dos setores de produção acontece da seguinte forma:

  • Todos os setores recebem materiais do almoxarifado/estoque para execução de suas tarefas;
  • O setor de fabricação de quadros recebe material do setor de corte de tubos;
  • O setor de montagem recebe materiais do almoxarifado/estoque, setor de fabricação de rodas e setor de fabricação de quadros;
  • Após passar pelo setor de montagem a bicicleta é mandada de volta para o estoque.

        Cada setor conta com uma estação(pontos) de recebimento (entrada) e outra de saída, exceto o setor de montagem que além da estação de entrada e saída ainda tem um ponto de entrada intermediário.

        O leiaute da fábrica pode ser visto na figura 1:

Figura 1 - Leiaute da fábrica

[pic 2]

  1. ANÁLISE QUANTITATIVA E DIMENSIONAMENTO DO SISTEMA DE MOVIMENTAÇÃO DE MATERIAIS

        

O dimensionamento do sistema de movimentação para a nova fábrica de bicicletas foi feito através da carta de/para, que é uma ferramenta muito útil na visualização da movimentação de materiais. Para a montagem da carta considerou-se a distância de ida idêntica a distância de volta, porém com o veículo descarregado. A carta de/para pode ser verificada na tabela 2.

Tabela 2 - Carta de/para[pic 3]

A partir da montagem da carta foi possível calcular as distâncias médias de ida e de volta, considerando as cargas de transporte e suas respectivas distâncias percorridos entre os setores. Considerando uma velocidade de transporte de 80m/min, tanto para carregado quanto para descarregado, foi possível obter o tempo ideal de ciclo, utilizando a distância média e admitindo um tempo de carga de 130 segundos e um tempo de descarga de 110 segundos.

        O tempo ideal de ciclo obtido através dos cálculos foi de 4,53min/ciclo, sendo que para cada ciclo é possível transportar apenas 1 kit. O tempo de ciclo foi calculado segundo a fórmula abaixo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (213.2 Kb)   docx (177.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com