TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Sistema de Potência

Por:   •  2/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.091 Palavras (5 Páginas)  •  118 Visualizações

Página 1 de 5

Universidade Estácio de Sá Campus Santa Cruz

Sistema de Potência

Nome: Ewerton do Nascimento Ribeiro

Mat: 201502261693

Trabalho 01

  1. Defina com suas palavras: Energia primária e Energia secundária.

Energia primária provém de recursos naturais tais como, A força dos ventos, dos recursos hídricos e como também combustíveis fósseis como petróleo, carvão mineral. Já energia secundária são o resultado da conversão e ou gerador através das fontes primárias, como a energia elétrica provenientes das usinas hidrelétricas, termoelétricas. O combustível extraído do petróleo como a gasolina e diesel que são usados como fonte de energia secundária.

  1. Relacione os tipos de usinas geradoras e suas principais características.

As usinas geradoras realizam a conversão de tipos e energias em energia elétrica, tais como: Usinas hidroelétricas, que através da energia potencial gravitacional utilizam a água represada em barragens que, direcionadas por comportas até as turbinas dos geradores, localizadas na base das represas, movimentam os geradores que por princípio do eletromagnetismo geram força eletromotriz resultando em uma diferença de potencial, DDP, fazendo com que haja fluxo de elétrons. As usinas termoelétricas realizam a conversão de energia térmica provenientes de fontes diversas, porém é citado a pela queima de carvão mineral que sendo mais rentável, porém mais poluente, aquecem câmaras com água assim gerando uma pressão que através de sistemas de dutos pressurizados impulsionam turbinas de geradores elétricos. As usinas termonucleares, também funcionam no mesmo princípio, porém, o combustível é de origem radioativa. Utilizando a fissão nuclear, são barras que contém material radioativo, e imergidos em tanques com água deslitada e tratada, aquecem sendo levadas a um sistema secundário, onde não há contato físico com o segundo sistema, e transfere esse calor para ser utilizado em forma de pressão hídrica para o

impulsionamento de turbinas geradoras. Usinas solares que utilizando do efeito fotoelétrico, realizam a conversão de energia Solar, para a geração de energia elétrica. E por ultima e no menos importante, as usinas eólicas. São grandes geradores suspensos a alturas suficientes para alcançarem as correntes de ar, por meio de elicies gigantescas, realizam a conversão eletromecânica, proveniente da energia primária que é a força dos ventos. 

  1. No Brasil onde estão localizadas as principais usinas hidrelétricas?

Usina hidrelétrica de Itaipu localizada no Paraná, construída no Rio Paraná, tem uma Capacidade de geração de 14.000 MW.

Usina hidrelétrica de Belo Monte localizada no estado do Pará tem como recurso hídrico o rio Xingú, possui uma capacidade de geração de 11.233 MW.

Usina hidrelétrica São Luíz do Tapajós localizada no Estado também do Pará tem represado o rio Tapajós, gera energia a uma capacidade de 8.381 MW.

Usina hidrelétrica de Tucuruí localizada no Pará com sua barragem no rio Tocantins, entrega uma potência de 8.370 MW.

Usina hidrelétrica de Ilha solteira, no estado de São Paulo com capacidade de 3.444 MW, obtida no rio Paraná.

Usina hidrelétrica de Santo Antônio, no estado de Rondônia as margens do rio madeira, com capacidade de 3.300 MW.

Usina hidrelétrica de Jirau, Rondônia as margens do rio Madeira com 3.300 MW de capacidade.

Usina hidrelétrica de Xingó, localizada entre os estados de Alagoas e Sergipe, as margens do rio São Francisco possui uma capacidade de 3.162 MW.

  1. Considerando as usinas termoelétricas, relacione-as indicando também, sua localização e tipo de combustível.

Termoelétrica Cuiabá I (Cuiabá-MT)

Sendo seu combustível gás natural

Potência instalada: 470 MW

Termoelétrica de Uruguaiana (Uruguaiana-RS)

Combustível gás natural

Potência instalada: 480 MW

Termoelétrica de Araucária (Araucária-PR)

Movida a gás natural

Potência instalada: 410 MW

Termoelétrica Norte Fluminense (Macaé-RJ)

Combustível gás natural

Potência instalada: 869 MW

Termoelétrica Muricy (Camaçari-BA)

Movida a óleo combustível

Potência instalada: 147 MW

Termoelétrica Euzébio Rocha (Cubatão-SP)

Combustível gás natural

Potência instalada: 220 MW

  1. Considerando as subdivisões do sistema de transmissão acima mencionadas, quais as tensões de serviço das mesmas?

A transmissão de energia é dividida em duas faixas: a transmissão propriamente dita, para potências mais elevadas e ligando grandes centros, e a distribuição, usada dentro de centros urbanos, por exemplo.

Cada linha de transmissão possui um nível de tensão nominal, onde encontramos valores até de 750 kV, com diversos estudos e protótipos em 1 a 1,2 MV. As linhas de distribuição são usualmente na faixa de 13,8 kV no Brasil.

  1. Em geral são utilizadas cinco classificações para os níveis de tensão. Identifique-os e informe a faixa de tensão de cada um.

 Baixa tensão (BT) para valores inferiores a 1000 V, média tensão (MT) para valores entre 1000 V e 50 kV, alta tensão (AT) para valores entre 50 kV e 230 kV, extra alta tensão (EAT ou EHV) para tensões entre 230 e 750 kV e ultra alta tensão (UAT ou UHV) para as tensões superiores a 750 kV (faixa está muito pouco utilizada).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (94.8 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com