TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Sistema de Produção

Por:   •  2/3/2020  •  Relatório de pesquisa  •  569 Palavras (3 Páginas)  •  108 Visualizações

Página 1 de 3
  • Tipo de Sistema:

Sistema de produção por encomenda.

  • Estratégia de Produção:

A globalização, a desregulamentação dos mercados, as mudanças rápidas na tecnologia e os avanços da tecnologia da informação têm provocado profundos efeitos nos negócios ao redor do mundo. Neste ambiente, dinâmico e hostil, as empresas devem continuamente definir e implementar estratégias adequadas para se manterem competitivas. A estratégia descreve a direção geral em que uma empresa planeja direcionar-se para atingir seus objetivos (metas). Segundo Porter (2005), a gestão estratégica é o ramo da administração que trata do gerenciamento das estratégias empresarias. Este processo é empregado a fim de conciliar as condições de um mercado instável com a estrutura competitiva dos recursos, capacidades e competências essenciais de uma empresa. As ações estratégicas formuladas e implementadas de forma integrada geram os resultados desejados. Porter (2005) apresenta três estratégias genéricas corporativas para estabelecer e explorar uma vantagem competitiva sustentada: (1) a liderança em custos – trata da importância de produzir bens ou serviços ao menor custo possível (em relação à concorrência), sem ignorar os meios de diferenciação que o cliente valoriza; (2) a diferenciação – auferida quando as empresas oferecem maior valor aos clientes, maximizando lhes a satisfação e minimizando o preço por meio da redução de custos; e (3) a focalização – seleção de um conjunto de clientes ou segmento de mercado no qual competir.

  • Empresas de produção por encomenda (EPEs)

As empresas estudadas na pesquisa são EPEs. Podem-se conceituar como EPEs, as empresas que produzem uma alta variedade de produtos em volumes relativamente baixos. Neste sentido, os produtos destas empresas “são desenvolvidos para um cliente em específico e não são estocáveis, pois os sistemas produtivos esperam a manifestação do cliente para produzir”. Os equipamentos de produção das EPEs devem ser flexíveis e de propósito geral, de modo a atender as múltiplas requisições de seus clientes. Como exemplos desse tipo de empresa, o autor cita, dentre outros, a produção de aeronaves, máquinas, ferramentas, veículos e equipamentos especiais. Na literatura, existem poucos estudos sobre o ambiente complexo das EPEs. No que tange aos aspectos estratégicos das EPEs, o número de estudos ainda é bastante incipiente. Como exemplo desses estudos exploratórios, podem-se citar Souza e Avelar (2006), que analisam fatores relacionados à gestão estratégica de custos das EPEs; Megliorini e Guerreiro (2004), que estudam as prioridades competitivas destas empresas; e Bergamaschi et al. (1997), que discutem estratégia de produção em algumas EPEs. No intuito de auxiliar a diminuição da lacuna referente aos estudos ainda pouco numerosos e de extrema relevância, este trabalho também busca analisar sobre aspectos relacionados à estratégia de produção dessas empresas tão complexas.

  • Fluxograma de um Sistema de Produção por Encomenda

[pic 1]

  • Referências:

CORDEIRO, J. V. B. M. BOTELHO, J. L. Estratégia de negócios e gestão de operações: avaliação do alinhamento estratégico em empresas paranaenses fabricantes de bens intermediários. In: ENEGEP, 2004, Florianópolis. Anais... Florianópolis, 2004. CD-ROM.

DAVIS, M. M.; AQUILANO, N. J.; CHASE, R. B. Fundamentos da administração da produção. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.

FILHO, A. G. A.; NOGUEIRA, E.; BENTO, P. E. G. Estratégias de produção de empresas montadoras de motores para automóveis. In: ENEGEP, 2004, Fortaleza. Anais... Fortaleza, 2006. CD-ROM.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (72.6 Kb)   docx (39.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com