TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O TRABALHO GEOLOGIA

Por:   •  28/3/2022  •  Trabalho acadêmico  •  313 Palavras (2 Páginas)  •  89 Visualizações

Página 1 de 2

TRABALHO 2 – GEOLOGIA – 2019/2

NOME: João Vitor Ribeiro de Almeida___________________ RA: 70934________

Resenha de um estudo de caso do livro Geologia de engenharia: conceitos, métodos e práticas de Álvaro Rodrigues dos Santos.

Caso “4” – Escoamento de talude de corte na rodovia Washington Luiz (SP-310)

Relatores: GEÒL. Álvaro Rodrigues dos Santos e GEÒL. Eraldo Luporini Pastore

       Nesse capítulo fala sobre escoamento de taludo de corte nas rodovias Washington Luiz, esse talude de corte afetado tinha uma forma convexa e com uma extensão de aproximadamente 160m, altura média de 40m e a inclinação de 27°. Acredita-se que quanto mais informação mais fica melhor as análises.

       Esse escorregamento já tinha sido interditado devido ao risco de afetar mais alguma parte da pista e tirar vidas que são muito preciosas, mas a movimentação começou algum tempo após o alargamento da estrada. Para que isso possa ser realizada ou ate mesmo continuar sendo usado precisou que fosse realizado estudos de Retroanálise e foi visto que admitindo-se a hipótese de ruptura não circular, por isso é sempre bom ter um estudo mais aprofundado nesses casas para que isso não possa mais acontecer e isso ajuda nos gastos das suas empresas de obrar e acredito que a coisas que é mais necessitada é que engenheiros ou até mesmo geólogos fiquem por dentro de casos para isso não aconteça mais.

       Esse caso foi supervisionado por uma equipe técnica especializadas na área de escorregamento de talude  pois são as pessoas estudadas para analisar esses tipos de casos, e acredito que a coisa mais importante a fazer é um estudo bem aprofundado para que não possa ter imprevistos quando estiver realizando a obra ou depois de um bom tempo. O monitoramento das obras é muito importante para que possa prevenir esses tipos de casos.

       

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (37.4 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com