TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Geologia

Por:   •  11/3/2016  •  Relatório de pesquisa  •  1.141 Palavras (5 Páginas)  •  482 Visualizações

Página 1 de 5

Atividade 2

  1. Determine a forma da Terra e explique:

 A forma da Terra se assemelha mais a um elipsoide, mas a forma mais correta de se definir o formato da terra e dizendo que ela e um geoide, única coisa que sabemos e que aterra não tem aquele formato de esfera que todos estudamos quando estávamos no ensino fundamental.

  1. Quais os fatores que influenciam sobre a gravidade da Terra.

A gravidade na terra tem várias influencias, mas sabe se que a terra tem gravidade devido a sua rotação que impõe uma aceleração a um corpo e por causa dessa ação que temos a aceleração gravitacional.

Outro fator seria o formato da Terra que não é totalmente esférica, essa forma faz com que o raio da terra no equador seja maior que nos polos, por esse motivo objetos no equador experimentam uma força gravitacional mais fraca do que os mesmos objetos nos polos.

  1.  Defina Espectroscopia, Radiação,  Espectro eletromagnético, Curva espectral;

Espectroscopia é à técnica de aferimento de dados físico-químicos através da transmissão, absorção ou reflexão da energia radiante incidente em uma amostra. Sua origem encontra-se no estudo da luz visível dispersa de acordo com seu comprimento de onda, por exemplo, por um prisma. Radiação e uma junção de campo magnético com campo elétrico que se propaga no vácuo transportando energia. A luz é um exemplo de radiação eletromagnética. O espectro eletromagnético é definido como sendo o intervalo que contém todas as radiações eletromagnéticas que vai desde as ondas de rádio até os raios gama. Sabemos que as mesmas são formadas pela combinação dos campos elétrico e magnético, os quais se propagam perpendicularmente um em relação ao outro. Curva Espectral é a representação, através de um diagrama, da energia espectral refletida por um objeto luz branca, ou visível, contém, praticamente a mesma quantidade de fotões para cada comprimento de onda.
Quando ela incide num objeto, é refletida por este, mas dependendo da cor, ou cores dominantes do objeto, a quantidade de fotões refletida não é igual.

  1. Enumere as camadas da Terra e explique:

A primeira camada da Terra é a Crosta terrestre. É a menor das estruturas do planeta, mas é a mais importante para as atividades humanas. Ela é fundamentalmente composta por rochas leves, tendo como minerais predominantes o silício, o alumínio e o magnésio. Nas zonas continentais, apresenta uma variação de 20 a 70 km de espessura, medidas que diminuem nas zonas oceânicas, onde a variação é de 5 a 15 km.A segunda camada da Terra é o Manto. Este apresenta profundidades que vão dos 30 km abaixo da superfície até 2900 km, além de temperaturas internas que chegam a alcançar os 2.000ºC, o que propicia o derretimento das rochas, transformando-as em magma. No manto interno, o material é mais líquido, haja vista que as temperaturas são maiores; já no manto externo o material magmático é mais pastoso.

A terceira e última das camadas da Terra é o Núcleo. Não se sabe exatamente qual é a sua composição, mas há fortes indícios de que ele seja formado por uma liga de ferro e níquel, que também deve envolver outro elemento químico ainda desconhecido. O núcleo externo encontra-se no estado líquido e o núcleo interno é sólido em virtude da influência da pressão interna do planeta sobre ele.

  1. Explique as teorias: Deriva continental, Isostasia, correntes de Convecção, Tectônica de placas.

Deriva continental Teoria criada pelo meteorologista alemão Alfred Wegener, na qual ele afirmou que há, aproximadamente, 200 milhões de anos não existia separação entre os continentes, ou seja, havia uma única massa continental, chamada de Pangeia e um único Oceano, o Pantalassa.Depois de milhões de anos houve uma fragmentação surgindo dois megacontinentes chamados de Laurásia e Godwana, e a partir daí os continentes foram se movendo e se adequando às configurações atuais.
O ponto crucial para o desenvolvimento da teoria da Deriva Continental, que na sua essência significa movimentação dos continentes, ou ainda, placas que se movem, é a constatação de que a Terra não é estática. Então Wegener percebeu que a costa da África possuía contorno que se encaixava na costa da América do Sul.
A Isostasia é Um corpo que estiver dentro de um fluido, receberá pressão (impulso) vinda de baixo para cima, exercida pelo líquido, na mesma proporção em que ele (o corpo) desloca o líquido. Esse é o famoso Princípio de Arquimedes e é o que acontece em icebergs, na litosfera terrestre (já que está imersa na astenosfera), e, mais simplesmente, em um barquinho de madeira. As Correntes de Convecção da Terra (também chamadas de Células de Convecção) são os movimentos dos fluidos internos que se realizam no manto, abaixo da crosta terrestre. Acredita-se que elas sejam as grandes responsáveis por inúmeros processos de transformação do relevo de origem endógena, como terremotos, vulcanismos, tectônica de placas, entre outros. Sabemos que a Terra possui três principais camadas: crosta, manto e núcleo. Sabemos também que o manto terrestre é composto por magma, que são formações rochosas que se encontram em uma consistência pastosa, graças ao elevado calor interno da Terra. Assim, se considerarmos a fluidez dessa camada, não é difícil imaginar que esse material realize constantes movimentos. Placas Tectônicas de acordo com a teoria da Deriva Continental, a crosta terrestre é uma camada rochosa descontínua, que apresenta vários fragmentos, denominadas placas litosféricas ou placas tectônicas. Essas placas compreendem partes de continentes e o fundo dos oceanos e mares.

Portanto, as placas tectônicas são gigantescos blocos que integram a camada sólida externa da Terra, ou seja, a litosfera (crosta terrestre mais a parte superior do manto). Elas estão em constante movimentação (se movimentam sobre o magma do manto), podendo se afastar ou se aproximar umas das outras. Esses processos são classificados em:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (190.2 Kb)   docx (278 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com