TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Geologia

Por:   •  11/12/2023  •  Trabalho acadêmico  •  949 Palavras (4 Páginas)  •  33 Visualizações

Página 1 de 4

ROTEIRO DE E EXPECTATIVA DA APRESENTAÇÃO:

  1. Apresentação e contextualização da situação e relação com a Geologia de Engenharia:

O que aconteceu? Rompimento da Barragem de Apertadinho em virtude de piping.

Quais os problemas encontrados? Interpretação equivocada do material do subsolo, considerando como arenito, porém o material na verdade apresentava comportamento de areia.

Como a questão está relacionada a Geologia de Engenharia? Identificação errônea no que diz respeito ao material de subsolo, o que comprometeu a previsão de soluções/alternativas mais eficientes par a situação.

Está relacionado às fundações, meio ambiente, geologia urbana, etc.? Está relacionado às fundações, gerando consequências para meio ambiente e sociais.

  1. Investigações empregadas:

Quais métodos investigações feitas? Não é possível citar quais investigações foram feitas, porém sabe-se que foi possível traçar os aspectos geológicos apresentando que o empreendimento foi implantado em sedimentos da Formação Utiariti, do Grupo Parecis, constituídos por materiais arenosos, predominantemente de granulação fina a média, brancos, amarelos ou arroxeados quando alterados, feldspáticos, localmente silicificados, depositados em bancos maciços e espessos, localmente com estratificação plano paralela e cruzada de pequeno porte.
Em razão da falta de cimentação química entre os grãos de quartzo, que formam o corpo da rocha arenítica, sua desagregação é acentuada, originando espessas camadas de solos arenosos e areno-argilosos.
Os sedimentos da Formação Utiariti afloram no leito do rio Comemoração e nas margens, enquanto as ombreiras são recobertas por uma espessa camada arenosa de pouca consistência, que adquire resistência à medida que se aprofunda. Alternâncias de coloração dos sedimentos refletem uma oxidação heterogênea em ambiente redutor por óxidos de ferro que se concentram em planos de estratificação, em fraturas e falhas.
Estes métodos foram eficientes?

Podemos dizer que possuíam certo conhecimento do subsolo, porém a forma de manejo dessas informações não foi eficiente. A questão não seria prever a ocorrência de “anomalias geológicas”, porque tais anomalias são próprias da natureza dos maciços rochosos, mas em se prever em que medidas tais formações requerem tratamentos e qual a extensão, custo, tipo, e prazos que serão necessários para sua execução.

  1. Soluções propostas: Quais alternativas de soluções encontradas? Foram empregados materiais pétreos e agregados na solução? Quais?

Inicialmente, houve a intenção de reconstruir o aproveitamento após o colapso da barragem de Apertadinho. O processo teve início com a construção de uma nova galeria de desvio na margem direita do rio. No entanto, não foi dado continuidade ao processo de concretagem, e a intenção de reconstruir a Pequena Central Hidrelétrica (PCH) foi encerrada.

Portanto, não foram adotadas soluções que tornassem a viável a continuação da construção da barragem.

  1. Considerações e observações pessoais/profissionais:

Como a ocorrência poderia ser prevenida?

Em maciços rochosos das mais variáveis naturezas sempre deverão ocorrer feições menos cimentadas, feições frágeis de baixa resistência, bolsões de areia em meio a passagem de água, blocos de quartzito de alta resistência, camadas de rochas duras e/ou muito alteradas etc.
A experiência e conhecimento fornecido nesses últimos 50 anos de estudos mostra que a localização, a extensão, a forma de ocorrência, e as dimensões de tais feições só são possíveis de serem conhecidas plenamente quando se escava a área e as feições são expostas, mapeadas, medidas e ensaiadas. E é somente nessa ocasião que os tratamentos necessários podem ser definidos, dimensionados e executados.

Com isso, entende-se como risco ou imprevisto geológico a ocorrência de feições geológicas que apresentam interferência na estabilidade e/ou estanqueidade de estruturas de engenharia que não foram identificadas ou bem delimitadas nos estudos de projeto devido a limitações técnicas de investigação e que se revelam somente nas escavações. No caso de arenitos, tais feições são usualmente finos estratos cruzados de arenito friável permeável e suscetível a piping intercalados em estrados cruzados de arenitos resistentes cuja distribuição espacial só é possível de serem conhecidas nas escavações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (267.3 Kb)   docx (222.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com