TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Teor de álcool na gasolina

Por:   •  23/5/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  802 Palavras (4 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

A gasolina é um dos principais combustíveis usado por veículos automotores no Brasil. Ela é uma mistura de nafta, que é um produto da destilação do petróleo, com solventes e o álcool anidro (sem água) ou o etanol. A gasolina é obtida através do refino do petróleo, da qual perpassa por várias etapas. Alguns fatores podem influenciar no tempo de sua produção, tais como: o tipo do petróleo, o processo utilizado, a quantidade que se precisa produzir e o tipo de gasolina desejado.

Um dos solventes utilizados com frequência é o etanol (álcool). Segundo a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), a porcentagem obrigatória de etanol anidro combustível que deve ser adicionado na gasolina é de 25%, sendo que a margem de erro é de 1% para mais ou para menos. Isso é feito porque o etanol funciona como um antidetonante da gasolina nessas proporções, ou seja, ele aumenta o seu índice de octanagem, resistindo a maiores compressões, porque o poder calorífico do etanol é menor. Além disso, a gasolina com etanol libera menos monóxido de carbono para o meio ambiente. No entanto, a adição de etanol à gasolina acima do limite traz danos ao veículo, por exemplo, o carro começa a falhar, sendo preciso dar a partida várias vezes para voltar a funcionar, as peças do sistema de injeção eletrônica são corroídas.

Um dos problemas enfrentados, quanto ao uso da gasolina, é a sua qualidade, uma vez que esta pode ter sua composição adulterada, que consequentemente, pode causar sérios danos aos automóveis e prejuízos aos consumidores, além de impactos ao meio ambiente, redução na arrecadação de impostos e até a concorrência desleal entre os distribuidores. No Brasil, é considerada como gasolina adulterada, aquela que não está dentro dos padrões exigidos pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Para comprovar se a gasolina está adulterada, é realizado o teste da proveta, proposta pela Resolução ANP n.º 09/2007, na qual a adição de certa quantidade de solução de cloreto de sódio na gasolina provoca a migração do álcool para a fase aquosa – separando-o da gasolina (CRISTOFOLINI et al, 2009).

PROCEDIMENTO

A prática foi desenvolvida em três etapas:

A primeira etapa constituiu colocar 50 mL de NaCl 10% e 50 mL de gasolina comum adulterada; A segunda etapa constituiu colocar 50 mL de NaCl 10% e 50 mL de gasolina aditivada e a terceira etapa constituiu colocar 50 mL de NaCl 10% e 50 mL de gasolina comum. Ambas etapas, as substâncias foram colocadas em proveta separada de acordo com cada etapa. Logo após a estabilização das substâncias foram anotadas os valores obtidos.

A água é uma substância polar, assim como o sal de cozinha (cloreto de sódio). Por isso, quando misturamos os dois, o sal dissolve-se na água e forma uma mistura homogênea e bastante polarizada. A gasolina, por sua vez, é uma substância apolar, e o etanol apresenta uma parte de sua molécula apolar e outra polar. Por esse motivo, o álcool dissolve-se na gasolina. Assim, a mistura gasolina e etanol também é homogênea. Quando colocamos no mesmo recipiente as duas misturas homogêneas, o etanol, que apresenta uma região polar em sua molécula, automaticamente passa a interagir com a mistura de água e cloreto de sódio, dissolvendo-se nela. Com isso, a gasolina é separada do etanol. Com o tempo, a gasolina desloca-se para cima da mistura de água, cloreto de sódio e etanol por ser menos densa.

RESULTADOS E DISCUSSÕES.

Para saber o valor do álcool em cada etapa, diminui-se o valor inicial pelo valor obtido, em seguida faz regra de três básica.

De acordo com o procedimento, os resultados obtidos para:

  1. NaCl 10% (50mL) e Gasolina comum adulterada 50 (mL)

Com a estabilização:  83mL de NaCL e 17mL de Gasolina comum adulterada.

50 – 17 = 33

50 ------- 100

33 -------X

X = 66 % de álcool.  

  1. NaCl 10% (50mL) e Gasolina comum aditivada (50 mL)

Com a estabilização:  68mL de NaCL e 32mL de Gasolina aditivada.

50 – 32= 18

50 ------- 100

18 -------X

X = 36 % de álcool.  

  1. NaCl 10% (50mL) e Gasolina comum (50 mL)

Com a estabilização:  65mL de NaCL e 35mL de Gasolina comum.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (106.8 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com