TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Trabalho Descritivo

Por:   •  11/6/2017  •  Projeto de pesquisa  •  698 Palavras (3 Páginas)  •  136 Visualizações

Página 1 de 3

O documentário Home-nosso planeta nossa casa, traz uma reflexão sobre atual estado do nosso planeta e os eventos dos últimos séculos que tem mudado drasticamente o ecossistema modificando as paisagens e causando impactos cada vez mais significativos para o mundo.

Como foi mostrado, todo o planeta está interligado, cada ação realizada em uma parte mundo refletira nele como um todo. Partindo dessa linha de raciocínio e fazendo um comparativo com o que foi apresentado no vídeo, vê-se que com o surgimento da agricultura e a estabilização do homem em um lugar foi o primeiro passo para o inicio de uma mudança drástica causada pelo homem, por sua necessidade e por seus desejos, pois, com essa fixação do homem e suas necessidades alimentícias supridas começa a haver um aumento significativo do número de indivíduos dessa população e consequentemente um aumento dos impactos causados por eles.

Foi constatado também que com a descoberta do petróleo a revolução industrial e os avanços tecnológicos da humanidade foi necessário retirar cada vez mais recursos do planeta. Nos últimos 60 anos a população global quase triplicou. Como resultado, florestas deram lugares a cidades, rios, lagos, aqüíferos, e lençóis freáticos foram drenados e canalizados para abastecer cidades, plantações e gado. Atualmente a má distribuição de recursos, aliado com a devastação acelerada dos recursos naturais vem gerando enormes contradições sociais.

Hoje metade das riquezas do mundo está distribuída para os 2% mais ricos da população, 20% das pessoas consomem 80% dos recursos do planeta. 95%  dos grãos de soja produzidos na Amazônia são usados para alimentar gado na Europa e na Ásia,  nos Estados Unidos são produzidos grãos para alimentar 2 bilhões de pessoas, mas estes também, em sua maioria, são utilizados para alimentar rebanhos ou na confecção de bicombustíveis, em cenário mundial mais da metade dos grãos também são utilizados para esses fins. Em contra partida, 1 bilhão de pessoas sofrem com a fome. Alem disso, as plantações hoje em dia para acompanhar a demanda mundial de grãos é regida pelo uso de agrotóxicos e fertilizantes que causam danos ao solo e também a quem consome estes produtos.  

Enquanto mulheres cavam cada vez mais fundo na Índia durante a estação seca e 5000 pessoas morrem todos os dias por causa de água contaminada e cerca de 1 bilhão não tem acesso a água potável,  em Las Vegas, cidade construída no deserto, os habitantes gastam de 800 a 1000 litros de água por dia.

O aquecimento global que vem sendo alimentado pelas quantidade astronômica de gás carbono lançado na atmosfera aliado ao desmatamento acelerado das florestas ( 13 milhões de hectares por ano em média), causou nos últimos 40 anos a redução de 40% da espessura da calota glacial.

Apesar da situação alarmante, foi mostrado também que nunca antes houve tantos humanos recebendo ensino, 4 em cada 5 crianças, Antártica que atualmente é protegida por um tratado que faz dela um tesouro mundial, quase 2% das águas territoriais do mundo foram protegidas por acordos governamentais 13% dos continentes são cobertos por parques naturais também protegidos, na Coréia do Sul 65% da vegetação foi recomposta graças a programas de reflorestamento.  Cada vez mais se investe em novas tecnologias sustentáveis e fontes de energia alternativas menos nocivas ao ecossistema.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (33.7 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com